SóProvas


ID
1494865
Banca
FGV
Órgão
SAD-PE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Com relação aos princípios fundamentais de contabilidade é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    Resolução 1111

    A) Na hipótese de que o consenso em torno da mensuração dos elementos patrimoniais identifique e defina os valores de aquisição, produção, doação, ou mesmo, valores obtidos mediante outras bases de mensuração, desde que defasadas no tempo, necessita-se de atualizá-lo monetariamente quando a taxa acumulada de inflação no triênio for igual ou superior a 100%, nos termos da Resolução CFC nº. 900/2001.

    B) CERTO: Art. 7 Parágrafo único. Do Princípio do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL resulta:
    I - a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes

    C) Art. 6º O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram

    D) Art. 9 § 2º O reconhecimento simultâneo das receitas e das despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao período em que ocorrer sua geração.

    E) Art. 10  § 1º O Princípio da PRUDÊNCIA impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade.

    bons estudos

  • A) a aplicação do Princípio da Atualização Monetária é facultativa quando a inflação acumulada no triênio for de 100% ou mais. É obrigatória, nos termos da Resolução CFC nº. 900/2001.

    B) a avaliação dos componentes patrimoniais deve ser feita com base nos valores de entrada, considerando-se como tais os resultantes do consenso com os agentes externos ou da imposição destes. Princípio do registro pelo valor original. Conforme resolução CFC Nº 1.111/2007

    C) o Princípio da oportunidade refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integração do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito antes do ocorrido e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram. Feito de imediato e com a extensão correta.

    D) o reconhecimento simultâneo das receitas e despesas, quando correlatas, é conseqüência natural do respeito ao exercício anterior (respeito ao período em que ocorrer sua geração). Decorrência do princípio da competência.

    E) o Princípio da prudência impõe a escolha da hipótese de que resulte maior patrimônio líquido, quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais Princípios Fundamentais de Contabilidade. Menor, prudência tem a ver com humildade também, de modo a não inchar suas próprias contas e ter problemas futuros. Vejo assim.

    Vale a pena a leitura: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1111_2007.htm

    Avisem-me qualquer erro.

    Não desista, este é o seu calvário! "Se alguém quer vir após mim, renegue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz e siga-Me." São Lucas IX