SóProvas


ID
1495312
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em sistemas gerenciadores de bancos de dados rela- cionais, uma das técnicas largamente utilizadas para a otimização de desempenho consiste no(na)

Alternativas
Comentários
  • Os índices aceleram a recuperação dos dados. Por exemplo, imagine que você compre um livro de 800 páginas para suas pesquisas acadêmicas e este não apresente em seu conteúdo um índice reportando o seu conteúdo. Uma pesquisa talvez não fosse tão pavorosa, mas se você precisar de várias pesquisas, seria muito desagradável ficar horas procurando o conteúdo que deseja estudar. Por outro lado, um livro que apresente um índice de suas abordagens, se faz muito mais fácil e torna as pesquisas até prazerosas, pois teremos condição de irmos direto ao ponto que queremos.


    Índices são sempre bem vindos em colunas de grande seletividade, como por exemplo, além da chave primária, que muitas vezes pode circular como identificador único da entidade na sua aplicação, você pode ter também um índice para colunas que poderão lhe auxiliar em consultas em que estas contarão com a cláusula WHERE, precisando ou não usar os operadores AND, OR ou *NOT, que muitas vezes, em casos específicos, alteram a performance da consulta.



    Fonte: http://www.devmedia.com.br/entendendo-e-usando-indices-parte-1/6567

  • Gabarito E

    No contexto de banco de dados, um índice é uma estrutura (ou arquivo) auxiliar associado a uma tabela (ou coleção de dados). Sua função é acelerar o tempo de acesso às linhas de uma tabela, criando ponteiros para os dados armazenados em colunas específicas.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Realmente, inclusive errei essa questão por causa disso.

  • tem como não gostar dessa banca? a vunesp só faz questões top!

  • Tive a mesma linha de raciocínio, nobre colega. Lamentável o posicionamento dos tribunais. Tinha que ser o contrário.

  • Colegas, acredito que o gabarito é mais técnico do que parece. O aluno de escola pública e o preso estão sob custódia do Estado. O Estado está dizendo para a sociedade "pode deixar que eu estou de olho". Caso diferente ocorre quando um paciente de um hospital público qualquer (não dedicado a questões psiquiátricas, por exemplo) acaba cometendo suicídio. Nesse caso, e digo isso apenas para fins didáticos, o Estado está dizendo "pode deixar que farei o melhor possível para que sua vesícula seja retirada". Imagine que o paciente deu entrada no hospital para retirar a vesícula, depois da cirurgia bem sucedida e com pós operatório tranquilo, o paciente tira a própria vida ainda no ambiente hospitalar, fica a dúvida: como identificar o nexo causal? Creio que os questionamentos são sempre saudáveis em matérias jurídicas, mas não podemos responder as questões com o fígado (para finalizar o comentário ainda no tema médico).

  • Comentário perfeito, lizoto!

  • pensei a mesma coisa.