-
letra A.
Segundo o PMBOK 5,P.11, "
Há vários tipos de estruturas de PMO nas organizações e elas variam em função do seu grau de controle e influência nos projetos da organização, tais como:
-De suporte.
-De controle.
-Diretivo. Os PMOs diretivos assumem o controle dos projetos através do seu gerenciamento direto. O nível de controle exercido pelo PMO é alto.
"
-
Complementando a resposta do HTTP Concurseiro:
PMO (Project Management Office) ou "Escritório de Projetos" é uma área da instituição exclusiva para lidar com o gerenciamento de projetos. Tem como objetivo auxiliar o planejamento, a condução, a organização, o controle e finalização das atividades dos projetos. Abriga pessoas capazes de prestar todo o suporte necessário aos gerentes de projeto e suas equipes.
No PMBOK (5ª Ed., 2013 p.11), temos a apresentação de alguns tipos distintos de estruturas de PMO, confira:
-DE SUPORTE: Desempenha um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, melhores práticas, treinamento, acesso a informações e lições aprendidas com outros projetos. Sendo o nível de controle exercido pelos escritórios de suporte, baixo.
-DE CONTROLE: Fornecem suporte e exigem a conformidade através de diversos meios, que podem envolver a adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos, usando modelos, formulários e ferramentas específicas, ou conformidade com a governança. O nível de controle é médio.
-DIRETIVO: Assumem o controle do projeto através do seu gerenciamento direto. O nível de controle exercido pelo PMO é alto. (PMBOK 5ª Ed.; 2013, p.11).
Outra Classificação possível:
ESTRATÉGICO: Normalmente está associado à alta direção e dependendo da estrutura organizacional pode ser um staff do CEO. Em seu escopo de atuação estão as atividades associadas ao alinhamento dos projetos aos objetivos estratégicos da organização, priorização e seleção de projetos e gerenciamento do portfólio. Podem acumular também atividades de centro de excelência, como desenvolvimento de metodologia de gerenciamento de projetos, definição de ferramentas de gestão, treinamentos do corpo gerencial e do escritório de projetos tático.
TÁTICO: Pode ser encontrado dentro de áreas de negócio de uma organização e dependendo da estrutura organizacional ser staff de gerência geral. Em seu escopo de atuação estão atividades de implantação da metodologia de gerenciamento de projetos, implementação de processos, modelos e ferramentas, treinamento e orientação para os executores dos projetos. Também podem atuar como intermediário entre o escritório de projetos estratégico e o operacional, fazendo a consolidação e validação de informações sobre o desempenho de programas e projetos para a confecção de relatórios gerenciais.
OPERACIONAL: Na estrutura organizacional pode ser encontrado em níveis setoriais e de forma geral reportam diretamente para o coordenador ou gestor de projeto. Em seu escopo de atuação estão as atividades de planejamento, execução e controle de projetos. As atividades desenvolvidas possuem como foco apoiar o gerente do projeto na realização das entregas da metodologia de gestão de projetos da organização, atuando no planejamento, execução, controle e encerramento, para o desenvolvimento e implantação de projetos.
-
Há três tipos de escritório de projetos (PMO):
1 - De suporte - apenas auxilia na condução do projeto. É um baixo controle.
2 - De controle - além de prestar suporte, exige conformidade. É um médio controle.
3 - Diretivo - assume o controle total do projeto. É um alto controle.
Gabarito:
a) X.
-
Gabarito A
Segundo o Guia PMBOK® 5a Edição, existem várias estruturas possíveis que variam conforme o grau de controle e de influência da organização.
Suporte: papel consultivo em projetos fornecendo modelos e treinamento;
Controle: fornecem suporte e exigem conformidade com a metodologia de gerenciamento de projetos;
Diretivo: assumem o gerenciamento direto de projetos.
O poder exercido pelo PMO é menor na estrutura de Suporte e vai aumentando até chegar a gestão do portfólio de projetos da organização (Diretivo).
Explorando um pouco mais a implantação gradual por tipo de estrutura. A organização pode contratar um PMO ou empresa especializada como a nossa para ser responsável pela seguinte estrutura:
Suporte: Treinar os gerentes de projetos e habilitá-los a terem mais sucesso em seus projetos através das melhores práticas de gerenciamento de projetos;
Controle: Definir, criar e implantar uma metodologia de gerenciamento de projetos e fornecer suporte e exigir conformidade com a metodologia;
Diretivo: Gerenciar o portfólio de projetos e assumir responsabilidade direta pelos resultados de cada projeto. Nessa estrutura, muitas vezes, o PMO será responsável também para criar e coordenar comitês relacionados aos projetos de modo a garantir que as principais partes interessadas estejam bem informadas em relação aos projetos e que possam deliberar em relação as questões dos projetos e seu portfólio.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
LETRA A.
Segundo o Guia PMBOK® 5a Edição, existem várias estruturas possíveis que variam conforme o grau de controle e de influência da organização.
Suporte: papel consultivo em projetos fornecendo modelos e treinamento;
Controle: fornecem suporte e exigem conformidade com a metodologia de gerenciamento de projetos;
Diretivo: assumem o gerenciamento direto de projetos.
Fonte: https://escritoriodeprojetos.com.br/tipos-de-escritorio-de-projetos
-
O EGP diretivo é o tipo de escritório de projetos que assume o controle dos projetos na organização. Resposta certa, alternativa a).
-
O Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) que assume o controle dos projetos, realizando seu gerenciamento direto é o chamado diretivo. Os gerentes de projetos são designados pelo EGP, e são subordinados a ele. O nível de controle fornecido pelo EGP é alto. Nossa alternativa correta é a letra a.
Além do diretivo, o PMBOK também apresenta o EGP de suporte e de controle, como você pode verificar no nosso esquema abaixo:
Gabarito: A
-
- Suporte: papel consultivo em projetos fornecendo modelos e treinamento;
- Diretivo: assumem o gerenciamento direto de projetos.
- Controle: fornecem suporte e exigem conformidade com a metodologia de gerenciamento de projetos;
-
GAB A
TIPOS DE ESCRITÓRIO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS:
De suporte. Os EGPs de suporte fornecem um papel consultivo nos projetos, fornecendo modelos, práticas recomendadas, treinamento, acesso às informações e lições aprendidas em outros projetos. Este tipo de EGP atua como repositório de projetos. O nível de controle fornecido pelo EGP é baixo.
De controle. Os EGPs de controle fornecem suporte e exigem a conformidade por vários meios. O nível de controle exercido pelo EGP é médio. A conformidade pode envolver:
- Adoção de estruturas ou metodologias de gerenciamento de projetos;
- Uso de ferramentas, formulários e modelos específicos;
- Conformidade com as estruturas de governança.
Diretivo. Os EGPs diretivos assumem o controle dos projetos pelo seu gerenciamento direto. Gerentes de projetos são designados pelo EGP, e são subordinados a ele. O nível de controle fornecido pelo EGP é alto.
Reforçando:
- DE SUPORTE: baixo controle, APOIO e CONSULTIVO;
- DE CONTROLE: médio controle, Sendo CONSULTIVO e CONFORMIDADE;
- DIRETIVO: alto controle, Atuação DIRETA nos projetos.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS