SóProvas


ID
1496686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No que se refere aos processos de uma central de material esterilizado (CME), julgue o item que se segue.

A espécie bacteriana utilizada como indicador biológico no método de vapor saturado sob pressão e plasma de peróxido de hidrogênio é o Bacillus stearothermophillus ; a espécie utilizada no método de calor seco e óxido de etileno é o Bacillus subtillis .

Alternativas
Comentários
  • Sendo os esporos bacterianos altamente resistentes às condições ambientes adversas, eles são usados como indicadores biológicos na avaliação do nível de esterilidade atingido, e de possíveis falhas operacionais. Esporos de Bacillus stearothermophilus são considerados convenientes indicadores biológicos na esterilização pelo calor úmido, particularmente à temperatura de referência de 121ºC.

    Os esporos de Bacillus subtilis são empregados nos processos de esterilização pelo calor seco e pelo óxido de etileno e os esporos de Bacillus pumilus indicados para validar processos cujo agente esterilizante é a radiação iônica.
    No método de esterilização onde se emprega o calor úmido, na forma de vapor saturado, o agente responsável pelo aquecimento é o vapor de água saturado, ao qualcorrespondem valores de temperatura e de pressão definidos. A completa retirada de ar da câmara de esterilização assegura ao sistema atingir a temperatura de esterilização definida, à pressão correspondente àquela indicada no manômetro do equipamento

  • A utilização destes indicadores permite a comprovação da eficiência da esterilização, uma vez que o crescimento de microrganismos após a aplicação do processo é diretamente testado.

    Este indicador consiste em uma preparação padronizada de esporos bacterianos em suspensões que contém em torno de 106esporos por unidade de papel.

    Os microrganismos utilizados são de acordo com o processo de esterilização avaliado (APECIH, 1998):

    - autoclave a vapor: B. stearothermophilus;

    - calor seco: B. subtilis var. niger;

    - autoclave a óxido de etileno: B. subtilis var. niger;

    - plasma de peróxido de hidrogênio: B. subtilis var. niger;

    - radiação gama: Bacillus pumilus;

    Após o processamento dos indicadores, eles devem ser incubados para se verificar se as cepas ainda são viáveis. As condições de incubação e o meio em que os indicadores devem ser incubados devem ser fornecidas pelo fabricante das preparações. O indicador que fora processado é incubado nas mesmas condições e juntamente com um outro que não tenha passado pelo processo de esterilização a fim de se verificar a viabilidade das cepas e as condições adequadas de incubação que favoreçam o crescimento bacteriano.

    A realização de testes biológicos deve ser, no mínimo, semanalmente e após cada manutenção ou suspeita de mau funcionamento.

    No processo de esterilização a óxido de etileno o teste deve ser realizado em cada ciclo de esterilização devido a complexidade do processo e a maior probabilidade de falhas.