-
Questão absurda. No dimensionamento prático das treliças, de modo a simplificar os cálculos, os elementos estruturais das treliças são adotados como barras rígidas rotuladas em ambas as suas extremidades. No entanto, como a questão não cita nenhum aspecto de simplificação, entendo que um cálculo mais apurado possa perfeitamente trabalhar com os demais esforços seccionais existentes na estrutura.
-
O dimensionamento é feito nos dois casos: Peças rotuladas e peças engastadas . O que vai diferenciar uma da outra é o comprimento de flambagem, assim teremos esforços ( compressão e tração ) distintos. Entendi o comentário do colega abaixo, mas a simplificação está em considerar que as cargas são aplicadas nos nós, resultando, por se tratar de estruturas triangulares, em apenas esforços de tração e compressão. Entretanto, nos banzos superior são aplicadas, na realidade , cargas distribuídas, gerando momento fletores.
-
trelição - esforços normais (tração e compressão) e as cargas são sempre aplicadas nos nós.
-
isso acontece porque em cada nó a Fr = o
se não há força atuando numa dada distância, então não há momento
-
CORRETO
Treliça é só isso memso
-
Acabei de faz uma questão cuja alternativa correta dizia que tesouras devem ser dimensionadas à tração, compressão e flexão, mas.. vida que segue.
-
FLEXÃO ENTRA TBM.
DIFICIL ACEITAR ESTES GABARITOS....
-
A questão Diz: "as peças estruturais (diagonal e montante)..." ESSAS PEÇAS SOFREM APENAS ESSES DOIS ESFORÇOS.
Ao analisar a treliça por inteiro ele sofre flexão, torção...