-
Não tenho certeza, mas acredito que seria telhas METÁLICAS e não cerâmicas!
-
concordo com o Tiago,
porque a cerâmica é muito mais pesada que o metal, portanto seu peso próprio é bem grande (relevante), o que dificulta o telhado "sair voando"
No mais, o enunciado diz em outras palavras: "é considerável o efeito de sucção nos telhados, principalmente nos telhados de cerâmica"
a assertiva está errada porque o efeito de sucção é muito pequeno, principalmente se o telhado for muito pesado como um telhado cerâmico
-
Ou telhas de fibrocimento.
-
No dimensamento das telhas deve levar em consideração a Ação do Vento que tende a levantar o telhado e as telhas para cima. O vento paralelo produz um esforço de sucção vertical puxando o telhado para cima, como se tentasse arrancar o telhado e as telhas. Portanto, quanto menos inclinado e mais leve for o telhado e sua estrutura maior o efeito do vento. Sendo o peso próprio das telhas e o peso próprio da estrutura que sustenta as telhas esforços que agem para baixo, a Telha cerâmica (colonial ou francesa), com estrutura de madeira, é a mais pesada e a de alumínio a mais leve dentre as telhas mais utilizadas.
Obs.: O peso das telhas cerâmicas devem ser consideradas quando molhadas.
-
Acho que o erro está na palavra ''principalmente''. Como o Hugo disse, no dimensamento das telhas deve levar em consideração a ação do vento, principalmente em telhas mais leves como a fibrocimento e a metálica.
-
Prezados,
Creio que o erro da questão está no tipo da telha, pois as telhas cerâmicas, em regra, por não estarem fixadas a estrutura da coberta, não transferem cargas de sucção e somente de sobrepressão. A consequência da atuação da carga de sucção num telhado composto por telha cerâmica seria a perda das telhas.
Já as telhas metálicas, por estarem fixadas nas terças por meio de parafusos, irão transferir as cargas de vento tanto de sucção quanto de sobrepressão.
-
Telhas metálicas, plásticas ou de fibrocimento são mais leves que as cerâmicas. Logo, a cerâmica sendo mais pesada contribui de forma favorável no caso de levantamento da cobertura pela pressão de sucção do que estes outros tipos de telhas.
-
Ótimo comentário do Felipe Oliveira, a questão trata da estrutura do telhado, e nas telhas cerâmicas não há essa transferência de cargas, não estão fixadas, faz todo sentido.
-
Concordo com o Samuel.
-
Telhas cerâmicas não sofrem com problemas de sucção do vento.
-
Pessoal, o efeito da sucção não está relacionado com o tipo de telha ( claro que tem relação o peso e tudo mais ) , mas o principal fator é a inclinação do telhado, quanto menos inclinado maior o efeito da sucção (como é o caso de telhados metálicos)
Complementando meu comentário:
Dois fatores são primordiais para considerar o efeito da sucção:
Inclinação do telhado: quanto menos inclinado mais sucção
Tipo de telha: quanto mais leve mais sucção
Veja que a questão ta querendo saber se é relevante ou não, e corrobora com a situação mais favorável, ficaria correta se substituisse por telhas metálicas.
-
Pessoal, cuidado com alguns comentarios!
A telha cerâmica não tem ligação fixa com a estrutura; portanto, ainda que ocorra um vento de sucção, a telha não causaria problema algum na estrutura.
-
Não se considera o efeito da sucção, justamente pelo fato das telhas cerâmicas não serem presas ao elemento da trama do telhado, sendo elas somente encaixadas. Logo, elas não causariam reações que solicitariam a estrutura, e sairiam voando.
-
É irrelevante, pode até voar todas as telhas cerâmicas da cobertura, a estrutura permanecerá
-
Age, geralmente, sobre as coberturas leves, telhas de alumínio ou plásticas, para não ocorrer , recomenda-se o contraventamento da estrutura.
-
Segue o que os principais autores falam a respeito do vento em estruturas de cobertura:
MOLITERNO: Na maioria dos telhados o vento produz efeitos de sucção, e se estes forem maiores do que o peso das telhas, então, estas são arrancadas do telhado. Ou seja, na maioria dos casos dos telhados com telhas de encaixe, a ação de ventos pode produzir no máximo destelhamento sem afetar a estrutura, e em alguns casos o vento pode produzir uma pequena sobrepressão, que é transmitida à estrutura principal.
PFEIL: No caso de telhas cerâmicas dispostas sem fixação sobre o vigamento, somente as ações de sobrepressão de vento são transmitidas às treliças (a ação de sucção externa produz o levantamento das telhas). Com as telhas fixadas à estrutura (como nos casos das telhas metálicas parafusadas às terças), as ações de vento de sucção e de sobrepressão são transmitidas à treliça de cobertura.
resumindo...
- TELHAS CERÂMICAS (sem fixação) - somente transfere ações de SOBREPRESSÃO às treliças.
- TELHAS METÁLICAS (fixadas) - transfere ações de SOBREPRESSÃO e SUCÇÃO às treliças.