SóProvas


ID
1497175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Problemas na organização do trabalho podem gerar sofrimento mental. A respeito desse assunto, julgue o item que se segue.

Quanto ao nexo causal, a síndrome de Bournout pode ser corretamente identificada no grupo II da classificação de Schilling.

Alternativas
Comentários
  • Havendo evidências epidemiológicas da incidência da síndrome em determinados grupos ocupacionais, sua ocorrência poderá ser classificada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo II da Classificação de Schilling.

    http://ambinternatomedtrabtub.blogspot.com.br/2011/12/sindrome-de-burn-out.html

  • O Ministério da Saúde , no ano de 2001, passou a adotar a classificação proposta por Schilling para o diagnóstico das doenças relacionadas ao trabalho. O autor citado propõem a seguinte classificação:

    Doenças de Tipo I: Trabalho é causa necessária para o surgimento da doença;

    OBS: segundo o autor, somente essas doenças podem de fato serem consideradas doenças ocupacionais.

    Doenças do Tipo II: Trabalho como fator contributivo, mas não necessário;

    Doenças do Tipo III:Trabalho como provocador de distúrbios latentes ou como um agravador de doença já estabelecida;

    A Síndrome de Burnout (que em inglês significa esgotar-se) é um estado psicológico que causa bastante sofrimento e angústia, podendo ser sentido por um trabalhador após ficar muito tempo no ambiente de trabalho. Ou seja, o ESGOTAMENTO EMOCIONAL que pode surgir com o trabalho.

    Assim, podemos considerar a assertiva como CORRETA, pois embora o Bournout possa surgir em decorrência do trabalho, este não se mostra como fator imprescindível para o seu desenvolvimento, podendo surgir por conta de outros fatores, por exemplo: Família, estudos etc.