SóProvas


ID
1497379
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere aos aspectos estruturais e à composição química da membrana plasmática, julgue o item que se segue.

Na estrutura lipoproteica de uma membrana plasmática, as proteínas, em relação aos fosfolipídios vizinhos, ficam inseridas na camada lipídica de forma fixa.

Alternativas
Comentários
  • Na estrutura lipoproteica de uma membrana plasmática, as proteínas, em relação aos fosfolipídios vizinhos, ficam inseridas na camada lipídica de forma fixa. As proteínas não ficam de forma fixa na membrana plasmática

  • Lembrar do modelo do mosaico do fluido.
  • membrana plasmática apresenta constituição lipoproteica (formada por lipídios e proteínas) e, quando vista em microscópio eletrônico, apresenta duas camadas escuras com uma camada clara entre elas. Em 1972, Singer e Nicolson propuseram um modelo para explicar a estrutura dessa membrana. Esse modelo, aceito até hoje, recebeu o nome de modelo do mosaico fluído.

    Segundo os autores, essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde as proteínas se distribuem. Os fosfolipídios que formam a membrana apresentam duas regiões distintas: uma cabeça polar (hidrofílica) e uma cauda apolar (hidrofóbica). Eles organizam-se de modo que sua cabeça fique voltada para a superfície aquosa e as caudas para o interior da dupla camada.

    Os fosfolipídios mantêm-se em constante movimento, mas nunca perdem o contato uns com os outros. As proteínas também se movem, conferindo um grande dinamismo a essa membrana. Graças a essa constante movimentação das proteínas e fosfolipídios, diferentes mosaicos surgem, por isso o modelo recebeu o nome de mosaico fluído.

    https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-modelo-mosaico-fluido.htm

  • Errado! As proteínas, sobretudo as transmembranas, possuem mobilidade, porém, por possuírem tamanho superior aos fosfolipídios, possuem movimentação lenta e dificultada.

    Gabarito: Errado. 

  • As proteínas são muito maiores que os fosfolipídios e se movem mais lentamente.