SóProvas


ID
1497382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No que se refere aos aspectos estruturais e à composição química da membrana plasmática, julgue o item que se segue.

Devido ao fato de os fosfolipídeos da membrana plasmática serem anfipáticos, a parte polar desses lipídeos fica em contato com o meio extracelular, ao passo que a parte apolar fica em contato com o citossol.

Alternativas
Comentários
  • Pelo fato das membranas geralmente serem formadas por uma bi-camada de fosfolipídeos, tanto a parte que fica em contato com o meio extracelular quanto com o citosol são polares (hidrofílicas).

    Gabarito Errado.
  • A membrana plásmatica possui uma camada bilípidica, onde se encontram os ácidos graxos, tendo uma cabeça: polar e sua cauda: apolar

  • Resposta: Errado. Pois a membrana plasmática é formada por uma bicamada de fosfolipídeos, onde a parte apolar fica voltado para o interior.

  • Errada: as duas exremidades são polares (afinidade com a agua = hidrofílica)

    enquanto que a parte interna é apolar (hidrofóbica)

  • Os lipídios da membrana são moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma extremidade hidrofílica (ou polar) e uma extremidade hidrofóbica (ou apolar). ... A forma e a natureza anfipática das moléculas lipídicas da membrana é que fazem com que se forme a estrutura de bicamada em solução aquosa.

  • Gabarito "Errado"

    Hidrofílicas Externo → Parte da água (polar).

    Hidrofóbicas Interno → Apolar.

  • Questão incorreta. De fato, as membranas são anfipáticas (possuem parte polar e apolar), porém, a questão erra quando diz que a parte apolar, isto é, os lipídios, ficam em contato com o citosol. O citosol é o líquido intracelular, que está em contato com a cabeça polar dos fosfolipídios.

    Gabarito: Errado.

  • Ser anfipática (ou anfifílica) diz respeito à característica da molécula ser tanto polar quanto apolar.

    Possui, portanto, uma parte polar e outra parte apolar.

    Então até aí tudo certo, os fosfolipídeos são realmente anfipáticos.

    Em seguida, a assertiva afirma que a parte polar fica em contato com o meio extracelular. Correto também.

    O erro vem apenas no fim, quando afirma que a parte apolar fica em contato com o citossol.

    Temos que lembrar que a membrana plasmática é formada por duas camadas de fosfolipídios, de uma forma que a parte apolar de uma fica virada para a parte apolar da outra.

    Assim sendo, a parte polar de uma delas fica virada para o meio extracelular, tal como a questão afirma corretamente, enquanto a parte polar da outra camada fica voltada para o citosol. Pode-se ver, então, que a questão erra em afirmar que a parte apolar fica voltada para o citosol.

    As partes apolares de ambas as camadas, uma voltada para a outra, ficam voltadas para o interior da membrana plasmática. 

  • Errado

    A parte polar também fica em contato com o citossol

    Para ilustrar pense num biscoito recheado. O recheio está no meio é a parte de lipídeos ( apola) e os dois biscoitos são a cabeça com grupo fosfato( polar).

  • São anfifílicos → possuem uma CABEÇA POLAR (hidrofílica = ama água) voltada para o meio externo em contato com a água e DUAS CAUDAS DE HIDROCARBONETO (hidrofóbicas = tem medo da água) voltada para o meio interno sem contato com a água

    Fonte: Capítulo 10 do livro ALBERTS, et all. Biologia molecular da célula. 6a edição