Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Sem entrar em termos técnicos, ele é o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.
Há barramentos específicos para praticamente todos os componentes conectados ao sistema, geralmente em siglas muito conhecidas pelos usuários, mas que não são atreladas diretamente à função que realizam.
Didaticamente, barramento é um conjunto de condutores por onde trafegam sinais que efetivam a comunicação entre componentes de um computador . Os barramentos em um computador podem ser classificados em:
Barramentos de Sistema – É o barramento principal, envolvendo o Front Side Bus(CPU–Ponte Norte) e a memória principal. Pode ser dividido em três outros barramentos, a saber:
Barramento de endereços–para o envio dos endereços das posições de memória a serem acessadas pela CPU.
Barramento de controle– para o envio dos sinais de controle que a CPU troca com os demais componentes;
Barramento de dados – para o tráfego dos dados e instruções propriamente ditos, dos programas em execução no computador.
Barramentos de Entrada e Saída, ou Expansão– comunicam o processador aos demais componentes do micro. Podemos dividir esses barramentos em:
Barramentos internos–ligam os componentes aos periféricos internos ao gabinete/tablete/notebook, como as placas de vídeo, rede, leitor de Blu-ray. São os chamados slots da placa-mãe.
Barramentos externos–conectam o computador a periféricos externos ao mesmo, como mouse, teclado, monitor, impressora, webcam. Falamos, então, das portas de comunicação da máquina.