SóProvas


ID
1497955
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da disseminação seletiva da informação (DSI), considere as afirmações abaixo.

I. Pode ser entendida como um serviço personalizado, de valor agregado e direcionado à necessidade particular de cada usuário.
II. Foi idealizada em 1958, pelo pesquisador Hans Peter Luhn, da IBM Corporation, com o objetivo de minimizar os esforços dos cientistas na busca de informações relevantes para o trabalho de pesquisa.
III. Os primeiros estudos sobre DSI no Brasil surgem na década de 1980, ligados principalmente aos centros de informação e às divisões de informação de órgãos públicos.
IV. A difusão do computador e dos métodos eletrônicos alterou a estrutura do serviço de disseminação seletiva da informação, permitindo, inclusive, a prestação desse serviço de forma automática.
V. O serviço de DSI tem um alto índice de aceitação entre os pesquisadores, pois serve para mantê-los informados sobre as recentes publicações de suas áreas de interesse.

Estão CORRETAS, apenas:

Alternativas
Comentários
  • (a)

    Aos não assinantes.

  • No Brasil os primeiros estudos sobre DSI surgiram na década de 1970. Esse é o erro da afirmação III.

    Gabarito: A

  • Conforme Santana (2014, p. 29, 38):

    Segundo Lima et al. (2001), “DSI não é algo precisamente novo”. Ela desenvolveu-se, de forma mais sistematizada, a partir das décadas de 1950/1960

    [..] foi concebido por Hans Peter Luhn, da IBM Corporation, em 1958, Oliveira (2005) relata que a finalidade da DSI é de aperfeiçoar os serviços de alerta oferecidos por bibliotecas, centro de documentação e sistemas especializados de informações documentais, que pode ser um serviço personalizado, de valor agregado e direcionado para a necessidade particular de cada usuário. 

    [...].  “A difusão do computador e dos métodos eletrônicos alterou a estrutura do serviço de disseminação seletiva da informação, permitindo inclusive a prestação deste serviço de forma automática.” Eirão; Cunha, (2012, p.41). 

    Gab. A

    Fonte: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6701/2/Veronica%20Cardoso%20de%20Santana.pdf