Regra do primeiro de dois: um livro de história que discorra igualmente sobre o Estados Unidos e o Japão, no qual sejam abordados em primeiro lugar e pareçam primeiro no título, será classificado em história do japão, porque 952 japão precede 973 Estados Unidos.
Regra de aplicação: Um texto analítico que verce sobre a influência de Shakespeare em Keats, deve ser classificado na classificação Keats (o que sofre a influência).
Regra de três: Uma obra sobre história de Portugal 946.9, da Suécia 948.5 e da Grécia 949.5 é classifcada como história da Europa 940.
Regra do zero: As subdivisões iniciadas em zero devem ser evitadas, se houver uma escolha entre 0 e 1-9 no mesmo ponto de hierarquia da notação.
a) Na teoria, vimos que, para classificar assuntos compostos, devemos seguir algumas regras. Também vimos que, caso queiramos classificar dois assuntos que recebam tratamento igual na obra, mas que nenhum deles é usado para introduzir ou explicar outro, devemos utilizar a regra do primeiro de dois: ou seja, devemos classificar no número que aparece primeiro nas tabelas da CDD. CORRETA.
b) A regra de aplicação da CDD diz que, se uma obra versa sobre mais de um assunto inter-relacionado, devemos classificar no assunto sobre o qual recai a ação. No caso de um assunto que trata sobre a influência de Shakespeare em Keats, a classificação correta é em Keats. INCORRETA.
c) Nessa alternativa, não se diz qual é o princípio básico da CDD. Existem vários princípios básicos, mas aquele que rege todos os outros é o princípio da hierarquia, que pode ser estrutural ou notacional, mas não possui relação nenhuma com a aplicação de regras em assuntos que possuam mais de uma disciplina.
d) A gente viu na teoria que a força hierárquica diz respeito ao princípio da hierarquia, mas o princípio da hierarquia não rege a classificação de assuntos compostos. INCORRETA.
e) O princípio de mais de um não é um princípio da CDD 23ª. INCORRETA.
Gabarito: A