SóProvas


ID
1498162
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante os processos de perfuração para a execução de sondagens de simples reconhecimento de solos com SPT, deve-se atentar para os seguintes procedimentos:

Alternativas
Comentários
  • Item D

    Conforme NBR 6484/ 2201

    6.2.5  A operação de perfuração por circulação de água é realizada utilizando-se o trépano de lavagem como ferramenta

    de escavação.

    O material escavado é removido por meio de circulação de água, realizada pela bomba d’água motorizada, através da

    composição de perfuração.

    A operação em si, consiste na elevação da composição de perfuração em cerca de 30 cm do fundo do furo e na sua

    queda, que deve ser acompanhada de movimentos de rotação alternados (vai-e-vem), aplicados manualmente pelo operador.

    À medida que se for .aproximando da cota de ensaio e amostragem, recomenda-se que essa altura seja progressivamente

    diminuída.

    Quando se atingir a cota de ensaio e amostragem, a composição de perfuração deve ser suspensa a uma altura de 0,20 m

    do fundo do furo, mantendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que todos os detritos da perfuração tenham

    sido removidos do interior do furo.

  • e) Em casos especiais de sondagens profundas em solos instáveis, onde a descida ou posterior remoção dos tubos de revestimento for problemática, podem ser empregadas lamas de estabilização em lugar de tubo de revestimento, desde que não estejam previstos ensaios de infiltração na sondagem

  • a) antes de se retirar a composição de perfuração, com o trado helicoidal ou o trépano de lavagem apoiado no fundo do furo, deve ser feita uma marca na haste à 45 cm acima da boca do revestimento, para que seja medida, com erro máximo de 15 cm, a profundidade em que se irá apoiar o amostrador na operação subsequente de ensaio e amostragem. ERRADA A marcação é feita na haste após o posicionamento do amostrador-padrão conectado à composição de cravação e depois de colocada a cabeça de bater.

    b) a sondagem deve ser iniciada com o emprego do trado helicoidal até a profundidade de 1,5 m, seguindo-se a instalação até essa profundidade, do primeiro segmento do tubo de revestimento dotado de sapata cortante. ERRADA A sondagem deve ser iniciada com emprego do trado-concha ou cavadeira manual até a profundidade de 1 m, seguindo-se a instalação até essa profundidade, do primeiro segmento do tubo de revestimento dotado de sapata cortante.

    c) após a abertura do furo de sondagem, nas operações subsequentes de perfuração, intercaladas às de ensaio e amostragem, deve ser utilizado trado cavadeira até 1,0 m abaixo do nível freático. ERRADA Nas operações subseqüentes de perfuração, intercaladas às de ensaio e amostragem, deve ser utilizado trado helicoidal até se atingir o nível d’água freático.

    d) quando se atingir a cota de ensaio e amostragem, a composição de perfuração deve ser suspensa a uma altura de 0,20 m do fundo do furo, mantendo-se a circulação de água por tempo suficiente, até que todos os detritos da perfuração tenham sido removidos do interior do furo. CERTA Norma ABNT NBR 6484;

    e) em casos especiais de sondagens rasas em solos instáveis e moles, onde a descida ou posterior remoção dos tubos de revestimento for problemática, podem ser empregadas lamas de estabilização em lugar de tubo de revestimento, desde que estejam previstos ensaios de infiltração na sondagem. ERRADA Em casos especiais de sondagens profundas em solos instáveis, onde a descida ou posterior remoção dos tubos de revestimento for problemática, podem ser empregadas lamas de estabilização em lugar de tubo de revestimento, desde que não estejam previstos ensaios de infiltração na sondagem.

     

  • Ju seu comentário está equivocado ou eu nao entendi direito.

     

    A)  O erro está em dizer que o erro máximo da medida a ser feita sao 15cm, quando na verdade sao 10 mm. Já pensou um erro de 15 cm? Desulivre uai.

     

    B) A sondagem é iniciada com o trado concha (cavadeira) até 1m de profundidade a partir dai é utilizado o trado helicoidal e prossegue-se a sondagem até o nível do lençol freatico daí utiliza-se o trépano de lavagem com circulaçao de água

     

    C) Trado Cavadeira é utilizado apenas acima do lençol

     

    D) CERTA, NBR 6484 (item 6.2.4)

     

    E) Em casos especiais de sondagens PROFUNDAS, desde que NAO estejam previstos ensaios de infiltraçao na sondagem. (NBR 6484, item 6.2.10)

     

    Cuidado com alguns comentários galera, é sempre bom checar a norma.

  • Vou adicionar alguns pontos sobre a alt. a). A questão inteira é baseada na NBR 6484:2001 - Execução de sondagens de simples reconhecimento com spt - método de ensaio, com algumas ressalvas.

     

    a) antes de se retirar a composição de perfuração, com o trado helicoidal ou o trépano de lavagem apoiado no fundo do furo, deve ser feita uma marca na haste à 45 cm acima da boca do revestimento, para que seja medida, com erro máximo de 15 cm, a profundidade em que se irá apoiar o amostrador na operação subsequente de ensaio e amostragem.

     

    Esse trecho na verdade não se encontra na norma de 2001. Ele é baseado num item da norma anterior de 1980. Esse item atualmente está bem mais curto e só informa sobre o erro que deve ser de 10 mm. Veja só a diferença:

    2001: Toda a vez que for descida a composição de perfuração com o trépano ou instalado novo segmento de tubo de revestimeto, os mesmos devem ser medidos com erro máximo de 10 mm.

    1980: Antes de retirar-se a composição de perfuração, com o trado helicoidal ou o trépano de lavagem apoiado no fundo do furo, deve ser feita uma marca na haste à altura da boca do revestimento, para que seja medida, com precisão de 10 mm, a profundidade em que se irá apoiar o amostrador na operação de amostragem. (corrige a alternativa A)

     

    A FCC aparentemente ainda considera o trecho de 1980 como válido pois a questão Q712415 (2016) da mesma banca aborda-o novamente. E ao mesmo tempo é consciente da mudança já que na Q645943 (2015) aborda literalmente o texto novo.