SóProvas


ID
149827
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANAC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca das aplicações de informática, julgue os itens a seguir.

Com o auxílio de aplicativo de recuperação de dados, é possível recuperar arquivo que foi enviado para a lixeira.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi essa questão !!!!???
  • Não sei exatamente o nome do programa, mas a Receita Federal utiliza esse tipo de programa.
  • Se o arquivo foi apenas "enviado para a lixeira" é possível recuperá-lo. Só não é mais possível recuperá-lo, quando utilizar a função "esvaziar a lixeira".
  • Todos os arquivos removidos da Lixeira podem ser recuperados por meio de técnicas forenses de reconstituição de dados. Os arquivos excluídos da Lixeira são transferidos para uma pasta oculta chamada Recycled ou Recycler, dependendendo do sistema operacional. Esses arquivos excluídos da Lixeira não podem ser acessados pelo sistema operacional, é preciso utilizar um aplicativo com essa função. Usar um software forense. 
  • Complementando a resposta abaixo, isso é possível pois em mídias magnéticas não há uma deleção física do arquivo, ou seja, os dados estão lá ainda (se não forem sobrescritos por outros dados, claro). O que acontece quando se deleta um arquivo é que o Windows marca, em uma tabela de alocação de dados, aqueles "pedaços" do disco como estando vagos. Por isso é possível se recuperar os dados com programas especiais, até um certo ponto. Para que houvesse deleção física seria necessário "desmagnetizar" o disco.
  •  

      Eu coloquei errado e errei a questão, mas é uma questão de prova controversa, pois ha programas que recuperam arquivos deletadoss, porém se um arquivo foi enviado para a lixeira nem precisa usar programa nenhum, basta abrir a lixeira, selecionar o arquivo e clicar no menu arquivo e restaurar que ele envia o arquivo novamente para onde estava

  • COM AUXÍLIO E SEM AUXÍLIO É POSSIVEL RECUPERAR.

     

  • Comparando com outras assertivas:

    Com o auxílio de aplicativo de recuperação de dados, é possível recuperar arquivo que foi enviado para a lixeira. (Certo)

    Somente com o auxílio de aplicativo de recuperação de dados, é possível recuperar arquivo que foi enviado para a lixeira. (Errado)

    Somente com o auxílio de aplicativo de recuperação de dados, é possível recuperar arquivo que fora esvaziado da lixeira. (Certo)

  •              Bom gente, essa questão está meio confusa, pois é possivel recuperar um dado que foi excluido do computador através de um aplicativo de recuperação, porém um arquivo que está na lixeira podemos apenas restaurar o arquivo que ele volta pra o local de origem... mais vai entender a banca né?


    bons estudos
  • Concordo com o Carlos Medeiros,

    O arquivo q não foi excluído da lixeira não precisa de nenhum programa para ser recuperado.
    Logo o item está incorreto.
    Questão anulável!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • A questão não está dizendo que DEVE ser utilizado um programa, mas que PODE SER!!! Nada de anulação, essa questão está coerente sim, pode as duas coisas,tanto usar o programa como restaurar diretamente pela lixeita...
  • Gente!

    A questão diz "pode",ou seja, ela reconhece que de outro modo pode-se recuperar o arquivo.
    Lembrando que depois de excluída da lixeira não é mais recuperável. Se eu estive errado corrijam-me.

    Bons estudos a todos!

    Item C
  • Correto. Quando o arquivo está armazenado na Lixeira é possível recuperar ele de diferentes formas: restaurar, mover para ou arrastando para fora da lixeira. Estes são os recursos disponíveis no próprio Windows. E através de aplicativos como o GetDataBack for NTFS, Recuva32, e outros, podemos recuperar arquivos que estão na Lixeira e outros que já tenham sido eliminados da Lixeira (pela opção Esvaziar Lixeira), porque eles buscam os clusters (unidades de alocação) onde estavam os dados, reconstruindo a tabela de alocação de arquivos. Para sucesso total é preciso que novos dados não tenham sido gravados no disco sobre os dados antigos.
  • há uma grande diferença entre "recuperar arquivo que foi enviado para a lixeira."   e; "recuperar arquivo que foi deletado da lixeira." 
    • se o arquivo foi somente enviado para a lixeira (como diz o enunciado, então não é necessário nenhum programa para recuperar, é só ir na lixeira, o arquivo está lá!!
    • agora, se o arquivo foi deletado da lixeira, aí sim se faz necessário um programa que possa recuperar este arquivo, que para efeitos de utilização normal no micro, foi deletado definitivamente.
    questão cabe recurso
  • PRA MIM CABE "ANULAÇÃO"

    PORQUE A PERGUNTA TEM DOIS SENTIDOS!OS DOIS SENTIDOS ESTÃO CERTOS,PORÉM PARA CADA INTERPRETAÇÃO CABE GABARITO "CERTO" OU  "ERRADO".

  • Depois de algum tempo estudando para concurso eu consigo me livrar dessas questões duvidosas. Tudo se resume na palavra "POSSÍVEL"; desta forma torna a questão correta.

    Muita atenção ao se deparar com essa palavra, pois como na questão em tela, apesar de simples e óbvia, transparece uma imagem de errada justamente pela obviedade, pois muitos devem ter raciocinado que o próprio Windows pode restaurar o arquivo para o local de origem.

    Gabarito: Certo

    Bons Estudos !


  • Errei a questão por não ler o texto associado à questão. Realmente existem programas que recuperam arquivos deletados até mesmo da lixeira, mas o procedimento tem que ser feito o quanto antes.

  • Quem pode o mais, pode o menos, ou seja, se um aplicativo é capaz de recuperar os arquivos que foram excluídos da lixeira, dirá os que ainda estão nela.

     

    É necessário que haja um aplicativo para recuperar um arquivo que está na lixeira??? lógico que não. basta arrastá-lo para fora da pasta da lixeira ou então utilizar a opção restaurar, entretanto a questão NÃO PERGUNTOU SE É NECESSÁRIO um aplicativo de recuperação para restaurar os arquivos que estão na lixeira, ela perguntou se isso é POSSIVEL...e aí é possivel ou não, logico que é possivel embora não seja necessário, portanto a questão está correta.

     

     

    Gabarito: CORRETO

     

  • Certo

    Quando o arquivo está armazenado na Lixeira é possível recuperar ele de diferentes formas: restaurar, mover para ou arrastando para fora da lixeira. Estes são os recursos disponíveis no próprio Windows. E através de aplicativos como o GetDataBack for NTFS, Recuva32, e outros, podemos recuperar arquivos que estão na Lixeira e outros que já tenham sido eliminados da Lixeira (pela opção Esvaziar Lixeira), porque eles buscam os clusters (unidades de alocação) onde estavam os dados, reconstruindo a tabela de alocação de arquivos. Para sucesso total é preciso que novos dados não tenham sido gravados no disco sobre os dados antigos.