SóProvas


ID
1499647
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Dublin Core é um conjunto de metadados usado para facilitar a recuperação de recursos eletrônicos. Assinale abaixo as afirmativas corretas sobre o Dublin Core:

I. É composto de 15 elementos descritivos.
II. Todos os 15 elementos são recomendados e nenhum obrigatório.
III. Além desses, possui extensões com elementos opcionais e qualificadores.
IV. A adoção de qualificadores é determinada pelas necessidades da descrição de cada documento digital.
V. As principais características do padrão Dublin Core são a simplicidade na descrição dos recursos, o entendimento semântico universal (dos elementos), o escopo internacional e extensibilidade.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Linda questão. Excelente pro resumo (;

  • "[...] foi pensado segundo esta idéia: ser simples o suficiente e auto-explicativo, de modo que o próprio autor do documento possa ele mesmo, descrevê-lo ao publicá-lo eletronicamente. Outros padrões de descrição/representação de documentos, como o MARC por exemplo, são mais complexos, exigindo o aporte de profissionais de informação treinados. 

    O padrão DCMI é composto de somente 15 elementos descritivos, simples e auto-explicativos, o chamado Dublin Core Metadata Element Set - DCMES. " (MARCONDES, 2005, p. 102)

    " A concisão da descrição de um documento obtida pelo uso dos 15 elementos descritivos Dublin Core vem sendo objeto de discussão entre os participantes da DCMI. Esta concisão resulta em perda de precisão na recuperação de informações. Para superar estes problema, a DCMI propôs também os chamados Qualificadores de alguns dos elementos do conjunto [...] o uso dos qualificadores, bem como de qualquer dos 15 elementos, é opcional: pode-se utilizar todos os elementos, somente alguns deles, com ou sem qualificadores" (MARCONDES, 2005, p. 103)

    MARCONDES, Carlos Henrique. Metadados: descrição e recuperação na Web. In: MARCONDES, Carlos Henrique; KURAMOTO, Hélio; TOUTAIN, Lídia Brandão; SAYÃO, Luís (orgs.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador: EDUFBA; Brasília: IBICT, 2005. p. 97-114. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/1013. Acesso em: 30 jul. 2021.

  • Resposta do Gabarito: A