SóProvas



Questões de Dublin Core


ID
60748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A gestão de recursos informacionais envolve a organização, o
armazenamento, a preservação e a manutenção, a recuperação e
a disseminação dos recursos tradicionais e dos recursos
eletrônicos, bem como a definição dos padrões utilizados nesses
processos. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir

Todos os elementos do padrão dublin core são opcionais para a descrição de um recurso informacional tradicional ou eletrônico, mas cada sistema de informação tem autonomia para, segundo suas necessidades, definir a obrigatoriedade de um elemento.

Alternativas

ID
81517
Banca
FCC
Órgão
TRE-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O uso de padrões de metadados possibilita aos siste- mas de informação a integração e o compartilhamento de recursos e aplicações, sendo importantes na organização e recuperação da informação digital. São exemplos de metadados para a descrição de recursos de informação

I. o formato MARC;
II. o padrão Dublin Core;
III. a norma ISBD;
IV. a linguagem SGML. É correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B. Somente o MARC e o Dublin Core podem ser considerados metadados, como a própria questão diz:

    ISBD - NORMA

    SGML - LINGUAGEM


ID
187855
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito das características do padrão Dublin Core.

Alternativas
Comentários
  • Os elementos do Dublin Core são usados para criação de blocos de descrição para a maioria dos recursos da informação. Eles podem ser opcionais e repetíveis, tornando o padrão flexível e usável.
  • Por que a letra "e" está errada? 

  • A letra E está errada porque o DC não é extenso, ele é curto e prático.

  • Complementando as respostas das colegas:

    "As principais características do padrão DC são a simplicidade na descrição dos recursos, entendimento semântico universal (dos elementos), escopo internacional e extensibilidade (o que permite sua adaptação às necessidades adicionais de descrição)."

    Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a10.pdf

    Gabarito: LETRA A

  • A extensibilidade e a interoperabilidade são princípios do DC, mas a extensibilidade do Dublin Core não o torna interoperável, como a questão afirmou. Eles são princípios independentes.

    LETRA E* ERRADA POR SE TRATAR DE UMA ALTERNATIVA CONDICIONANTE.

    NAO É POR CONTA DELE SER EXTENSÍVL QUE O TORNA INTEROPERÁVEL.

    Ou seja, realmente é tanto extensível quanto interoperável. MAS,

    A extensibilidade não o torna interoperável, cada princípio possui sua característica.

    QUAIS SAO OS PRINCÍPIOS DC??

    1) simplicidade na descrição dos recursos: pode ser usado por NÃO-catalogadores, autores ou webisiters sem conhecimento prévio de todas as regras de catalogação; 

    2) interoperabilidade semântica: promove o entendimento comum dos descritores, ajudando a unificar padrões de conteúdo, aumentando a possibilidade de interoperabilidade semântica entre disciplinas; 

    3) consenso internacional: reconhecimento da cobertura internacional do escopo do recurso; 

    4) extensibilidade: constitui uma alternativa aos modelos de descrição mais elaborados e caros (como o MARC 21). Possui flexibilidade e extensibilidade para codificar semânticas mais elaboradas em padrões mais sofisticados.

  • Pq a letra D está errada?

  • B) O padrão Dublin core de metados é simples, mas eficaz para descrever uma ampla gama de recursos da rede.A expectativa é que autores ou websiters sem conhecimento de catalogação sejam capazes de usar o Dublin Core para descrição de recursos eletrônicos, tornando suas coleções mais visíveis pelos engenhos de busca e sistemas de recuperação.

    C) Escopo internacional: embora o Dublin Core tenha sido originalmente desenvolvido em inglês, estão sendo criadas versões em muitas outras líguas, incuindo o português. Isso gera um desenvolvimento comunitário com participação de representantes de quase todos os continentes.

    D) Dublin Core pode ser definido como sendo o conjunto de elementos de metadados planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos. O formato Dublin Core é um dos mais importantes meios de descrição na Internet e é um exemplo das iniciativas que se propõem a definir um core (núcleo) de metadados, isto é, um conjunto de dados essenciais que possam ser utilizados como padrão para a descrição de recursos na web.

    E e A) A extensibilidade que o padrão oferece possibilita que, em determinado domínio de utilização, novos elementos possam ser acrescentados para a descrição do recurso, sem interferir na descrição através dos elementos DC. Isso dá uma liberdade grande para que o recurso possa conter elementos não definidos no DC, mas vitais para a sua descrição e conseqüentemente para sua busca e recuperação.


ID
187858
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O elemento descrição do Dublin Core é utilizado para informar

Alternativas
Comentários
  • O padrão Dublin Core  é um conjunto de elementos simples, contudo eficaz, usado para descrever uma ampla variedade de recursos na web.
    Ele pode ser visto como uma linguagem para construção de uma classe particular de relatos sobre recursos.

    Fonte: http://www.brapci.ufpr.br/documento.php?dd0=0000009104&dd1=9cc39
  • <http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/pos-graduacao/workshop-de-pos-graduacao-e-pesquisa/anais/2010/trabalhos/gestao-e-desenvolvimento-de-tecnologias-da-informacao-aplicadas/trabalhos%20completos/rodrigues,%20eveline%20batista.pdf>

  • É um projeto destinado a organizar as informações nas páginas da web, com o objetivo de estabelecer padrões de catalogação e classificação das informações no meio eletrônico.

  • São 15 elementos de metadas. A descrição traz uma descrição sobre o conteúdo do recurso

  • Dublin Core pode ser definido como sendo o conjunto de elementos de metadados planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos.

     

    Fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp


ID
197113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de metadados.

O tipo é um elemento do formato Dublin Core que serve para descrever a natureza ou o gênero do recurso, não incluindo o meio físico nem as dimensões.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o livro Catalogação no plural, das Profs. Mey e Serrão: 

    O elemento Tipo do DC indica: natureza ou gênero do recurso. Obs.: para descrever o formato do arquivo, o meio físico ou dimensões do recurso, usa-se o elemento Formato.

    Força, foco e fé!

  • CERTO

    DUBLIN CORE: é um vocabulário simples e eficiente usado para descrever recursos da Internet para fins de busca e, além disso, visa possibilitar que pessoas não especializadas em catalogação e indexação possam usá-los para descrever seus recursos.

    TYPE: natureza ou gênero do recurso (texto, imagem, tese, livro, ...)


ID
323497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere à organização da informação, julgue os itens seguintes.

A relação, como um elemento do Dublin Core, é identificada pelo uso de vocabulário controlado e sinaliza um recurso relacionado do qual deriva o recurso descrito.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Na verdade, o elemento relação possibilita relacionamento com outros recursos. A especificação desse elemento visa a fornecer um meio de expressar relacionamentos entre recursos que têm relação formal com outros, mas que existem por si mesmos. Ex.: imagens em um documento, capítulos em um livro, versão de 1990 de uma obra originalmente publicada em 1888.


    Fonte: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a10.pdf

  • Os vocabulários controlados são usados pelo elemento Subject (assunto)


ID
358294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens seguintes acerca de padrões, protocolos e formatos utilizados em bases de dados e repositórios digitais.

O modelo de referência OAIS (open archive information system), empregado para a preservação de recursos digitais, define um conjunto de metadados descritivos e administrativos próprios para preservação e indicam a adoção do Dublin Core para os metadados estruturais.

Alternativas
Comentários
  • OAIS

    Norma ISO 1472:2003, o modelo de referência OAIS (Reference Model for an Open Archival Information System) surge no âmbito da preservação digital como uma arquitectura para a construção de arquivos digitais.

    Disponível em: <http://coleccoes-digitais.wikidot.com/oais>. Acessado em: 8 Fev. 2012.



    Dublin Core
    O padrão Dublin Core foi aprovado como norma ISO 15836 dede 2003 e é hoje uma linguagem comum internacional usada em uma comunidade de mais de 50 países em 20 diferentes idiomas. O Dublin Core define um grupo básico dos elementos dos metadados que podem ser usados para descrever recursos digitais, incluindo locais da web, imagens, publicações e base de dados.

    Disponível em: <http://www.ibict.br/noticia.php?id=281>. Acessado em: 8 Fev. 2012.

  • "O modelo para repositórios de metadados de preservação mais usado atualmente é o modelo de referência Open Archival Information System (OAIS), publicado pelo Consultive Committee for Space Data Systems (CCSDS). OAIS é uma iniciativa ISO (International Organization for Standardization), desde junho 2003, que define um alto nível de modelo de referência para arquivos que precisem de uma preservação de longo prazo. Originalmente era aplicado apenas para informações digitais obtidas de observações de ambientes espaciais e da Terra, mas, na verdade, ele é aplicável a qualquer tipo de arquivo digital e compatível com os sistemas baseados no protocolo da Open Archive Iniciative (Day, 2001)."


ID
725866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à editoração de periódicos eletrônicos, julgue os itens
a seguir.

O Dublin Core é uma linguagem que consiste em um conjunto de quinze elementos de metadados, equivalentes a uma ficha catalográfica; esses elementos podem ser considerados como o mais baixo denominador comum para a descrição de recursos de informação. Embora o Dublin Core não possa ser usado para descrever materiais em formatos tradicionais, ele tem sido utilizado para descrever recursos eletrônicos disponíveis na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Dublin Core (DC): padrão internacional para descrição de recursos de informação, considerado parte importante da infraestrutura da Internet. Foi desenvolvido, a partir de 1994, por um grupo de bibliotecários e especialistas de conteúdo. O nome dado ‘Dublin Core’ foi por ter se originado em um workshop na cidade d Dublin, Ohio, EUA. Todas as ações e esforços são liderados pelo Dublin Core Metadata Initiative (DCMI) que é o responsável pelo desenvolvimento, padronização e promoção do conjunto de elementos metadados DC.

    Embora o DC possa ser usado para descrever materiais em formatos tradicionais, o seu impulso maior tem sido para descrever recursos eletrônicos disponíveis na Internet. Consiste de um conjunto de 15 elementos de metadados, equivalentes a uma ficha catalográfica, os quais podem ser considerados como o mais baixo denominador comum para descrição de recursos de informação.

    Principais características do padrão DC: 

    1) simplicidade na descrição dos recursos: pode ser usado por NÃO-catalogadores, autores ou webisiters sem conhecimento prévio de todas as regras de catalogação; 

    2) interoperabilidade semântica: promove o entendimento comum dos descritores, ajudando a unificar padrões de conteúdo, aumentando a possibilidade de interoperabilidade semântica entre disciplinas; 

    3) consenso internacional: reconhecimento da cobertura internacional do escopo do recurso; 

    4) extensibilidade: constitui uma alternativa aos modelos de descrição mais elaborados e caros (como o MARC 21). Possui flexibilidade e extensibilidade para codificar semânticas mais elaboradas em padrões mais sofisticados.

    Força, foco e fé!


ID
800863
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O que é Dublin Core Metadata Set?

Alternativas

ID
894937
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A identificação de documentos a partir de sua descrição
bibliográfica é prática milenar na biblioteconomia, ocorrendo desde
a Antiguidade, quando os bibliotecários inscreviam nas paredes das
bibliotecas dados sobre os livros do acervo. Atualmente, as bases
de dados bibliográficos, com registros de descrição altamente
padronizados, continuam sendo importantes instrumentos de
identificação e acesso às publicações.
Bernadete Campello. Introdução ao controle bibliográfico. 2. ed.
Brasília: Briquet de Lemos, 2006, p. 78.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos
itens, acerca de padronização da descrição bibliográfica.

Os metadados, que podem ser definidos como a informação sobre uma informação, são utilizados como elementos de identificação de documentos na Internet. O conjunto de metadados mais conhecido é o Dublin Core, desenvolvido pelo Online Computer Library Center.

Alternativas
Comentários
  • Acho complicado afirmar que é o mais conhecido... Não concordo com o gabarito, isso é meio subjetivo, o MARC também é muito conhecido!

  • Poxa! "mais conhecido" me quebrou tb! 

  • Metadado é dado sobre dado e não informação sobre informação. Dado, informação e conhecimento são coisas diferentes. Não concordo com esse gabarito. 

  • O manual DSPACE (2010, p. 61) define metadados como dados sobre os dados - são as informações sobre os dados.

    (VIEIRA, 2014, p. 260).

    A outra parte da questão encontra-se no livro de Campello (2006, p. 62).

    O conjunto de metadados mais conhecido é o Dublin Core, desenvolvido por um consórcio de instituições produtoras de informação, cuja diretoria está sediada no setor de pesquisas do Online Computer Library Center (OCLC). [...]. O Dublin Core baseia-se no princípio de que a descrição do documento deve ser elaborada pelo seu produtor ou criador.

    CAMPELLO, Bernadete. Introdução ao controle bibliográfico. 2.ed. Brasília - DF: Briquet de Lemos/Livros, 2006.

    Portanto, depois do exposto acima questão correta, pois é copia do livro da Campello.

    Gab. Certo

  • mal elaborado... eu colocaria errado na questão seria dado sobre dado
  • Dublin Core - é um esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como, vídeos, sons, imagens, textos e sites na web. Aplicações de Dublin Core utilizam XML e o RDF (Resource Description Framework).

    O padrão Dublin Core inclui dois níveis: Simples e Qualificado.

    Elementos do padrão simples

    Title: Título

    Creator: Autor

    Subject: Assunto/ palavras-chave

    Description: Descrição

    Publisher: Editor

    Contributor: Contribuidor/ colaborador

    Date: Data

    Type: Tipo do recurso

    Format: Formato

    Identifier: Identificador do recurso

    Source: Fonte

    Language: Idioma

    Relation: Relação

    Coverage: Abrangência/ Cobertura

    Rights: Gerenciamento de Direitos autorais 

    Elementos do padrão qualificado (Elementos do simples somados aos elementos abaixo)

    Audiência

    Proveniência

    Detentor de Direitos

  • Cespe ano 2013....... informação sobre uma informação[...]

    - Cespe Ano: 2012;

    Os metadados, comumente definidos como dados sobre dados, são descrições de dados armazenados em banco de dados cuja finalidade principal é documentar e organizar, de forma estruturada, os dados, gerenciando-os de maneira eficiente.(C)


ID
929293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a processos e técnicas de tratamento, julgue os itens
seguintes.

A estrutura da versão original do Dublin Core inclui 15 elementos, entre os quais: extensão ou âmbito do documento, direitos, identificador, título e assunto.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    O elemento de metadados 
    Dublin Core é um padrão para descrição de recursos de informação multi-domínios. Ele provê um conjunto de convenções simples e padronizado para descrever coisas online de modo a facilitar a sua localização. Dublin Core é largamente utilizado para descrever materiais digitais tais como vídeo, som, imagem, texto e médias compostas como páginas web. Implementações do Dublin Core tipicamente fazem uso de XML e são baseados no Framework de Descrição de Recursos. O padrão Dublin Core foi definido pelo Padrão NISO Z39.85-2007.

    Elemento de Metadados Dublin Core Simples (Core Metadata Element Set, DCMES) consiste de quinze elementos de metadados: 

    Title: Título Creator: Criador Subject: Assunto Description: Descrição Publisher: Publicador Contributor: Contribuidor Date: Data Type: Tipo Format: Formato Identifier: Identificador Source: Origem Language: Idioma Relation: Relação Coverage: Abrangência Rights: Direitos Fonte:http://www.ointerneuta.com/dublin-core/

ID
1035100
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Marque C, se a proposição for Certa; e F, se a proposição é Falsa.

O Dublin Core e o MARC são considerados metadados estruturais porque são usados para a indexação, a identificação e a recuperação dos recursos digitais.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Dublin Core e MARC são metadados descritivos (descrevem as informações).

  • Existem vários tipos de metadados, como, por exemplo:

    ▸ Descritivos: descreve e identifica

    ▸ Estruturais : facilita navegação 

    ▸ Administrativos: facilita gerenciamento e processamento da coleção  

    Os padrões de metadados não necessariamente possuem só um desses tipos. O MARC, por exemplo, possui o estrutural (ao descrever campos de uso local), o técnico (como o diretório, que é gerado automaticamente), o descritivo...

  • Conforme Vieira (2014, p 260) Dublin Core e MARC são metadados descritvos ou intelectuais. Vejamos:

    Os metadados são divididos nas seguintes categorias:

    • Descritivos ou intelectuais: descrevem e identificam os recursos de informação (vocabulários controlados, DC, MARC, HTML, metatags, etc.).
    • Estruturais: facilitam a navegação e a apresentação dos recursos eletrônicos, são as linguagens utilizadas para expressar metadados (XML, EAD, SGML, MOA2).
    • Administrativos: facilita o gerenciamento e o processamento de coleções digitais (MOA2, CEDARS, OASIS).

    Gab. Errado

    VIEIRA, Roanldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.


ID
1363762
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto ao nome que se dá aos quinze elementos que constituem o padrão Dublin Core, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • "O padrão Dublin Core inclui dois níveis: Simples e Qualificado. O Dublin Core Simples inclui quinze elementos [de metadados: title, creator, subject, description, publisher, contributor, date, type, format, identifier, source, language, relation, coverage, rights], o Qualificado inclui três elementos adicionais (Audiência, Proveniência e Detentor de Direitos), assim como um grupo de refinamentos de elementos (também chamados qualificadores), que refinam a semântica dos elementos de maneira que sejam úteis na descobertas de recursos."

    Wikipedia

  • Metadados e o Padrão Dublin Core

    Os metadados são “dados sobre dados”, o que quer dizer que metadados

    referem-se a estrutura descritiva da informação sobre outro dado, o qual é usado

    para ajudar na identificação, descrição, localização e gerenciamento de recursos

    da web. Entretanto, eles podem ser aplicados em qualquer meio [5].

    O padrão de metadados Dublin Core (DC) é uma iniciativa para criação de

    um vocabulário controlado, mesmo que limitado - para uso na Web, baseado no

    pressuposto de que a busca por recursos de informação deve ser independente

    do meio em que estão armazenadas [6].

    O Dublin Core Metadata Initiative (DCMI) ganhou o nome da localidade

    onde se deu o encontro inicial, Dublin, Ohio, USA [7]. É um projeto destinado a

    organizar as informações nas páginas da WEB, com o objetivo de estabelecer

    padrões de catalogação e classificação das informações no meio eletrônico. Sua

    aceitação foi rápida e é hoje um padrão internacional, com participantes de mais

    de 20 países.

    No escopo do projeto da Web Semântica surgem os padrões de

    metadados, de construção dos códigos XML. Estabelecido pelo Consórcio W3C,

    responsável pelo gerenciamento da Internet, propicia um conjunto 15 elementos

    de metadados [7].

    Seus elementos são: DC.Title [Titulo], DC.Creator [Autor / Criador],

    DC.Subject [Assunto], DC.Description [Descrição], DC.Publisher [Editor ou

    Produtor], DC.Other Contributors [Colaboradores], DC.Date [Data], DC.Type

    [Gênero], DC.Format [Formato], DC.Identifier [Identificação], DC.Source [Fonte],

    DC.Language [Idioma], DC.Relation [Relações], DC.Right [Direito Autoral]e

    DC.Coverage [Cobertura]. 


ID
1498939
Banca
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Órgão
Câmara de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Padrão de metadados que é composto por 15 elementos, planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos:

Alternativas
Comentários
  • DUBLIN CORE (...) Posteriormente, o número de elementos foi elevado para quinze - título, criador, assunto, descrição, editor, colaborador, data, tipo, formato, identificador, fonte, idioma, relação, cobertura e direitos.

    (Trecho livro: Organização da informação na web: das tags a web semântica)

  • Metadado significa dado sobre o dado. É a catalogação do dado ou descrição do recurso eletrônico.

    Dublin Core pode ser definido como sendo o conjunto de elementos de metadados planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos. . 

    O Dublin Core é um projeto destinado a organizar essas informações bem como estabelecer padrões de catalogação e classificação desta informação no meio eletrônico

    O conjunto de metadados descrito pelo DC é composto de 15 elementos, os quais poderiam ser descritos como o mais baixo denominador comum para descrição de recurso (equivalente a uma ficha catalográfica). Entretanto, o Dublin Core não tem a intenção de substituir modelos mais ricos como o código AACR2/MARC, mas apenas fornecer um conjunto básico de elementos de descrição que podem ser usados por catalogadores ou não catalogadores para simples descrição de recursos de informação

     

    fonte: http://www.informo.net.br/memex/default.asp


ID
1499647
Banca
IBFC
Órgão
HMDCC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Dublin Core é um conjunto de metadados usado para facilitar a recuperação de recursos eletrônicos. Assinale abaixo as afirmativas corretas sobre o Dublin Core:

I. É composto de 15 elementos descritivos.
II. Todos os 15 elementos são recomendados e nenhum obrigatório.
III. Além desses, possui extensões com elementos opcionais e qualificadores.
IV. A adoção de qualificadores é determinada pelas necessidades da descrição de cada documento digital.
V. As principais características do padrão Dublin Core são a simplicidade na descrição dos recursos, o entendimento semântico universal (dos elementos), o escopo internacional e extensibilidade.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Linda questão. Excelente pro resumo (;

  • "[...] foi pensado segundo esta idéia: ser simples o suficiente e auto-explicativo, de modo que o próprio autor do documento possa ele mesmo, descrevê-lo ao publicá-lo eletronicamente. Outros padrões de descrição/representação de documentos, como o MARC por exemplo, são mais complexos, exigindo o aporte de profissionais de informação treinados. 

    O padrão DCMI é composto de somente 15 elementos descritivos, simples e auto-explicativos, o chamado Dublin Core Metadata Element Set - DCMES. " (MARCONDES, 2005, p. 102)

    " A concisão da descrição de um documento obtida pelo uso dos 15 elementos descritivos Dublin Core vem sendo objeto de discussão entre os participantes da DCMI. Esta concisão resulta em perda de precisão na recuperação de informações. Para superar estes problema, a DCMI propôs também os chamados Qualificadores de alguns dos elementos do conjunto [...] o uso dos qualificadores, bem como de qualquer dos 15 elementos, é opcional: pode-se utilizar todos os elementos, somente alguns deles, com ou sem qualificadores" (MARCONDES, 2005, p. 103)

    MARCONDES, Carlos Henrique. Metadados: descrição e recuperação na Web. In: MARCONDES, Carlos Henrique; KURAMOTO, Hélio; TOUTAIN, Lídia Brandão; SAYÃO, Luís (orgs.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. Salvador: EDUFBA; Brasília: IBICT, 2005. p. 97-114. Disponível em: https://livroaberto.ibict.br/handle/1/1013. Acesso em: 30 jul. 2021.

  • Resposta do Gabarito: A


ID
1570621
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Relacione a 1ª coluna com a 2ª e marque a alternativa em que consta a sequência correta.

I. Dublin Core              (   ) Tecnologia desenvolvida para leitura de documentos eletrônicos

II. DSI                           (   ) Padrão de Metadados utilizado pelo DSpace

III. E-Readers               (   ) Serviço previamente estruturado pela biblioteca, de acordo com o perfil do
                                            usuário,  para notificá-lo sobre informações correntes relativas a  assuntos
                                             específicos

IV. XML                       (   ) Descrição codificada e estruturada de uma informação da web

V. Feed                       (   ) Linguagem de marcação e descrição de dados em páginas

Alternativas

ID
1662502
Banca
FGV
Órgão
TCM-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A versão 1.4 do DSpace trouxe, entre outras novidades, a possibilidade de recuperação dos documentos depositados por assunto, essa facilidade está relacionada com o preenchimento do metadado descritivo pertencente ao esquema de metadados Dublin Core:

Alternativas
Comentários
  • Palavra-chave
  • Elemento assunto: tema do conteúdo do recurso. Pode ser expresso em palavras-chaves e/ou categoria. Recomenda-se o uso de vocabulários controlados.

    Letras C


ID
1705438
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Localizador de Informação em Saúde (LIS) é o portal da Biblioteca Virtual em Saúde, cuja metodologia segue normas e formatos internacionais amplamente adotados em bibliotecas e centros de documentação.

Um destes é o formato: 

Alternativas

ID
1856962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a metadados, julgue o item subsequente.

O XML como linguagem de marcação é incompatível com os padrões de metadados Dublin Core.

Alternativas
Comentários
  • "Dublin Core é um esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como, videos, sons, imagens, textos e sites na web. Aplicações de Dublin Core utilizam XML e o RDF (Resource Description Framework)."

    Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dublin_Core

    Gabarito: Errado

  • Mais informação sobre XML

    Serve para estruturação e armazenamento dos Meta

    Um exemplo de XML é a nota fiscal eletrônica

     

  • Gab. ERRADO!

    O Dublin Core está entre os padrões mais usados por comunidades internacionais para descoberta de recursos no domínio Web. É representado por meio de diversas sintaxes como, por exemplo, codificado em HyperText Markup Language (HTML), ou em Resource Description Framework (RDF) usando XML. Embora o DC tenha uma capacidade descritiva para prestar o acesso e seja um expoente de interoperabilidade na Web, este esquema é muito simples e menos eficaz quanto à preservação digital e à efetuação do papel dos metadados administrativos e estruturais de documentar, por exemplo, o histórico de estratégias de preservação adotadas no recurso digital e os componentes de hardware e software (CAMPOS; SARAMAGO, 2007; HILLMANN, 2005).


ID
1856965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a metadados, julgue o item subsequente.

A norma ISO 15836 define os elementos que devem ser utilizados no padrão Dublin Core, mas não define os detalhes para a sua implementação.

Alternativas
Comentários
  • ISO 15836:2009

    O ISO 15836: 2009 estabelece um padrão para a descrição de recursos entre domínios, conhecido como o Dublin Core Metadata Element Set. Como o RFC 3986, o ISO 15836: 2009 não limita o que pode ser um recurso.

    O ISO 15836: 2009 define os elementos normalmente usados ​​no contexto de um perfil de aplicativo que restringe ou especifica seu uso de acordo com os requisitos e políticas locais ou baseados na comunidade. No entanto, ele não define detalhes de implementação, o que está fora do escopo da ISO 15836: 2009.

    Gab. Certo


ID
2362396
Banca
IDECAN
Órgão
INCA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o processo de descrição de documentos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O uso de metadados no contexto da Web tem como objetivo possibilitar a obtenção de mecanismos de avaliação do usuário, via interação com o ambiente informacional.

( ) O padrão Dublin Core para descrição de metadados é composto por três elementos descritivos, a saber: dados de representação física, dados de representação temática, dados para controles administrativos das coleções.

( ) A descrição de documentos, seja no ambiente tradicional, seja no ambiente digital, visa controlar acervos e prover meios de acessar seletivamente os itens de uma coleção.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    (F) O uso de metadados no contexto da Web tem como objetivo possibilitar a obtenção de mecanismos de avaliação do usuário, via interação com o ambiente informacional.

    O objetivo da utilização de metadados é facilitar a descrição de recursos eletrônicos.

     

    (F) O padrão Dublin Core para descrição de metadados é composto por três elementos descritivos, a saber: .

    O padrão dublin core é composto por 15 elementos: Título, Criador, Data, Palavra-chave,  Publicador/editor, Formato/tamanho, Categoria, Colaborador, Identificador, Descrição, Direitos autorais, Acesso,  Tipo, Fonte, Idioma, Contato, Relação, Cobertura.

     

    (V) A descrição de documentos, seja no ambiente tradicional, seja no ambiente digital, visa controlar acervos e prover meios de acessar seletivamente os itens de uma coleção.


ID
2551546
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à utilização de metadados para a descrição e a caracterização de recursos eletrônicos é correto afirmar que o padrão brasileiro MTD-BR é baseado no padrão:

Alternativas
Comentários
  • "Para normalização das informações, oriundas de diferentes programas e instituições de pós-graduação, criou-se, a partir do Padrão Brasileiro de Metadados, o Padrão Brasileiro de Metadados de Teses e Dissertações, ou MTD-BR, "utilizado para descrever eletronicamente os metadados de teses e dissertações para intercâmbio entre o sistema BDTD e outros sistemas" (ibidem). O sistema BDTD compatibilizou as normas: MTD-BR, Dublin Core e Electronic Thesis and Dissertation Metadata Standard, ou ETD-MS (norma para metadados de teses e dissertações eletrônica)" (MEY; SILVEIRA, 2009, p. 137)

    Fonte:

    MEY, Eliane; SILVEIRA, Naira. Catalogação no plural. Brasília: Briquet de Lemos, 2009.


ID
2584507
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

São elementos Metadados Dublin Core:

Alternativas
Comentários
  • Título;

    Criador;

    Assunto;

    Descrição;

    Data e

    Identificador.

  • A versão original inclui 15 elementos:

    Título; Criador; Assunto; Descrição; Produtor; Colaborador; Data; Tipo; Formato; Identificador; Fonte; Idioma; Relação; Cobertura e Direitos.

    (CAMPELLO, 2006, p. 62-64).

    Gab. A


ID
2824069
Banca
UECE-CEV
Órgão
SECULT-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os formatos MARC 21 e Dublin Core (DC), é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Conforme Vieira (2014, p. 116):

    Campos Variáveis - os dados, ou informação do registro, estão organizados em campos variáveis ou de conteúdo variável identificado por uma tag, ou etiqueta, composta por três caracteres numéricos. Existem dois tipos de campos variáveis:

    Campos de controle: são os campos que não contêm indicadores nem subcampos.

    Campos de dados: são agrupados em blocos, de acordo com o primeiro caractere da tag; o tipo de informação no campo é identificado pelos caracteres restantes da tag.

    Gab. D

    VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da Biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

  • Os campos de controle 00X, não possuem indicadores e nem subcampos.


ID
2874871
Banca
IDECAN
Órgão
UFPB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os metadados, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira se colocar externamente ao recurso descrito, enquanto a segunda está contida no próprio recurso de acesso remoto.

( ) O padrão de metadados Dublin Core, ferramenta de descrição para registro de objetos eletrônicos em rede, foi desenvolvido pela Library of Congress, EUA, e apresenta um elenco básico de dados classificados em oito áreas descritivas.

( ) Um registro metadados consiste em um conjunto de atributos, ou elementos, necessários para descrever recursos da web.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello (2006, p. 62):

    O conjunto de metadados mais conhecido é o Dublin Core, desenvolvido por um consórcio de instituições produtoras de informação, cuja diretoria está sediada no setor de pesquisas do Online Computer Library Center (OCLC). O programa reúne diversas categorias de profissionais como bibliotecários, analistas, linguistas, museólogos e outros. O Dublin Core baseia-se no princípio de que a descrição do documento deve ser elaborada pelo seu produtor ou criador. [...]. A versão original inclui 15 elementos.

    Gab. C

  • Para Lourenço (2005) os metadados são as áreas de descrição por trás da catalogação bibliográfica, são as tags em HTML que identificam autor, título, etc., de um documento eletrônico, são os links que interligam documentos através dos pontos de acesso, formando as redes de hipertexto.

    Mey e Silveira (2009, p.133) comentam que os metadados fazem parte da formação do catalogador. Em seguida, as autoras (2009, p. 133) incluem a definição do manual do Dublin Core para metadados que considera que este é “[...] o termo da era da internet para informação que os bibliotecários, tradicionalmente, colocaram em catálogos e que se refere comumente à informação descritiva sobre recursos da Web.”

    Para Mey e Silveira (2009, p. 133): A diferença fundamental entre a informação registrada em bases de dados ou catálogos e aquela dos registros em metadados consiste no fato de a primeira se colocar externamente ao recurso descrito, enquanto a segunda está contida no próprio recurso de acesso remoto (como a catalogação na publicação para livros impressos) Tanto a catalogação quanto os metadados possuem o objetivo de descrever, identificar, definir, organizar e preparar informações para uma recuperação eficiente. A catalogação e/ou metadados constituem-se, em 9 síntese, em um conjunto de informações que representam um determinado registro, para fins de recuperação.

    Fonte: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/17511/1/2017_MaylaLopesDosSantos_tcc.pdf


ID
2982136
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o padrão de metadados mais utilizado para a construção de repositórios institucionais.

Alternativas
Comentários
  • Marc 21: Catalogação legível por máquina;

    Dublin Core: Esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como: textos, vídeos, sons, imagens, etc.

  • MARC 21:

    Machine Readable Cataloging - Formato bibliográfico cujo objetivo é servir como formato padrão para o intercâmbio de registros bibliográficos e catalográficos

    DIDL: 

    Digital Item Declaration Language

    https://www.yumpu.com/pt/document/read/12657698/manual-de-configuracao-do-dspace

    MODS:

    Metadata Object Description Schema (MODS) is a schema for a bibliographic element set that may be used for a variety of purposes, and particularly for library applications.

    http://www.loc.gov/standards/mods/index.html

    DUBLIN CORE:

    Padrão de metadados, composto por 15 elementos, planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos em rede;

    https://portaldobibliotecario.com/biblioteca/dublin-core-entendendo-o-contexto/

  • O Dublin Core é um formato feito para ser simples, ou seja, QUALQUER PESSOA pode utilizá-lo.

    Assim, ele se alinha com o intuito dos repositórios institucionais, que prevê o autoarquivamento dos documentos.

    Gabarito: D


ID
3083896
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os elementos de padrão de metadados Dublin Core que contemplam exclusivamente as informações relacionadas com a propriedade intelectual do recurso descrito são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Souza, Vendrusculo e Melo (2000, p. 94):

    Os elementos relacionados à Propriedade Intelectual são:

    • Criador;
    • Publicador/editor;
    • Colaborador;
    • Direitos autorais.

    Gab. A

    SOUZA, Marcia Izabel Fugisawa; VENDRUSCULO, Laurimar Gonçalves; MELO, Geane Cristina. Metadados para a descrição de recursos de informação eletrônica: utilização do padrão Dublin Core. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 93-102, jan./abr. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a10.pdf

  • Esta questão aborda o uso do padrão de metadados Dublin Core. 

    O Dublin Core é um padrão de metadados utilizado na descrição de objetos digitais em formatos diversos como imagens, sons, textos, páginas web e vídeos. 

    O Dublin Core é formado por quinze elementos que cobrem Título, Criador, Assunto (palavras-chaves e categoria), Descrição, Publicador, Colaborador, Data, Tipo, Formato, Identificador, Fonte, Idioma, Relação, Cobertura e Direitos. 

    O candidato que conhece os quinze elementos conseguirá identificar dentre as alternativas aquela que contém apenas os elementos relacionados a propriedade intelectual, no caso os elementos criador, colaborador, editor e direitos (A). Notem que todos estes elementos estão ligados a responsabilidade sobre o objeto. 

    Outros elementos citados nas alternativas estão relacionados ao conteúdo (título, cobertura e fonte) ou instanciação (identificador, data e relações) dos objetos. 

    Gabarito do Professor: Letra A.

  • Olá!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar


ID
3435910
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto à existência de correspondência entre o formato Dublin Core e o padrão Marc 21.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E. Nesta questão, bastava ver qual era o campo correspondente ao MARC, nem precisava saber de Dublin Core.

    A única correta é esta pois o campo 260 significa área da publicação.


ID
3447478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de metadados, elementos adotados com frequência na Web contemporânea, julgue o próximo item.


Entre os quinze elementos básicos do DC (dublin core), esquema de metadados, estão os seguintes atributos: creator, coverage, description, relation e type.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Morato & Moraes (2010, p. 3):

    Os 15 elementos descritivos do Dublin Core são os seguintes: 

    1. Title - Título

    2. Creator - Criador

    3. Subject - Assunto

    4. Description - Descrição

    5. Publisher - Editor

    6. Contributors - Colaborador

    7. Date - Data

    8. Type - Tipo

    9. Format - Formato

    10. Identifier - Identificador

    11. Source - Fonte

    12. Language - Idioma

    13. Relation - Relações

    14. Coverage - Cobertura

    15. Rights management  - Direitos

    Gab. Certo

    MORATO, Adriany de Castro; MORAES, Marcos Antonio de. Metadados Dublin Core: uma breve introdução. 2010 (Unpublished) [Preprint]. Disponível em: http://eprints.rclis.org/14424/

  • Esta questão aborda conhecimentos gerais sobre o uso de metadados. A assertiva aborda o Dublin Core, padrão de metadados usado na descrição de objetos de informação digitais como textos, vídeos, arquivos de áudio e sites e portais da web.  O Dublin Core é constituído de quinze elementos de metadados, a saber:

    1. Title - Título

    2. Creator - Autor

    3. Subject – Assunto/Palavras-chave

    4. Description - Descrição

    5. Publisher - Editor

    6. Contributors – Contribuidor/Colaborador

    7. Date - Data

    8. Type – Tipo do recurso

    9. Format - Formato

    10. Identifier – Identificador do recurso

    11. Source - Fonte

    12. Language - Idioma

    13. Relation - Relação

    14. Coverage – Abrangência/Cobertura

    15. Rights management  - Gerenciamento de  Direitos autorais.

    Conhecendo os quinze elementos do Dublin Core, o candidato identificará a assertiva como correta, conforme destacado em negrito.

    Gabarito do Professor: CERTO.


  • se vier na PF, estamos estudando <3


ID
3447481
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca de metadados, elementos adotados com frequência na Web contemporânea, julgue o próximo item.


Padrões de metadados como o DC (dublin core) podem ser codificados pelas linguagens de marcação HTML (hypertext markup language) e XML (eXtensible markup language); o DC, no entanto, não se combina com a arquitetura RDF (resource description framework), pois o RDF exige um esquema de codificação próprio.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Martins (2018, p. 68):

    [...]. Desde então, com o constante desenvolvimento da WWW, o padrão DC tornou-se um dos vocabulários mais populares para uso com o RDF, favorecendo o uso de aplicações no contexto dados interligados.

    Gab. Errado

    MARTINS, Paulo George Miranda. Evolução das tecnologias de representação: das linguagens de marcação aos dados interligados. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos - SP, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/10491/MARTINS_George_2018.pdf?sequence=4&isAllowed=y

  • Dublin Core é um esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como, videos, sons, imagens, textos e sites na web. Aplicações de Dublin Core utilizam XML e o RDF (Resource Description Framework).

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos gerais sobre o padrão de metadados Dublin Core.

    A assertiva indica o relacionamento do Dublin Core com as linguagens HTML e XML. Segundo a assertiva, o Dublin Core não pode ser codificado com a arquitetura RDF.

    O RDF é uma família de especificações desenvolvida pela W3C usada na descrição conceitual de objetos de informação.  Segundo o site da Dublin Core Metadata Initiative, o DC utiliza o padrão RDF desde o início do ano 2000. Logo, a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO


  • A primeira parte está correta? DC pode ser feito com uso de HTML?

  • GENTE... Como que eu vou saber, né? Não sou de TI... Cada pergunta...

  • "Se, por um lado, o conceito de metadado não é propriamente novo, conforme mencionado, inovadora é sua aplicação à realidade da informação digital e a tecnologia que viabiliza sua implementação com as linguagens de marca (html, xml, etc.), sintaxes (RDF) e softwares os mais variados, destinados a suportar esquemas e padrões específicos."

     O erro da questão está na afirmação de que o Dublin Core não se combina com o RDF, quando na verdade ele é sim compatível.

    BAPTISTA, Dulce Maria. O impacto dos metadados na representação descritiva. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.12, n.2, p. 177-190, jul./dez. 2007.

    Bons Estudos!


ID
3530575
Banca
Quadrix
Órgão
CRB 6ª Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando o contexto da representação descritiva de recursos informacionais, julgue o item.



O Dublin Core é um conjunto de quinze elementos básicos de descrição documental que tem o objetivo de propor a padronização de informações sobre arquivos digitais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Baptista (2007, p. 182):

    Já em 1995, um grupo liderado pela OCLC reuniu-se em Dublin, no Estado de Ohio, Estados Unidos, para propor a padronização de informações sobre arquivos digitais. Os estudos e discussões desse grupo resultaram na criação do Dublin Core, um conjunto de 15 elementos básicos de descrição documental - eventualmente acrescidos de qualificadores que lhes aumentam o nível de precisão.

    Gab. Certo

    BAPTISTA, Dulce Maria. O impacto dos metadados na representação descritiva. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 177-190, jul.-dez. 2007. https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/2684571.pdf

  • A questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre o Dublin Core.

    Para acertar esta questão, o candidato deve verificar duas características apresentadas na assertiva: a função do Dublin Core e a quantidade de elementos do padrão de metadados.

    O Dublin Core é um padrão de metadados usado na descrição objetos digitais diversos que podem ser expressos em formato de videos, sons, imagens, textos e sites na web.

    O esquema é formato pelos seguintes 15 descritores:

    Title: Título

    Creator: Autor

    Subject: Assunto/ palavras-chave

    Description: Descrição

    Publisher: Editor

    Contributor: Contribuidor/ colaborador

    Date: Data

    Type: Tipo do recurso

    Format: Formato

    Identifier: Identificador do recurso

    Source: Fonte

    Language: Idioma

    Relation: Relação

    Coverage: Abrangência/ Cobertura

    Rights: Gerenciamento de Direitos autorais

    Com base nestas informações, identificamos que as duas informações fornecidas pela assertiva estão corretas.

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
3533938
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da representação descritiva de recursos informacionais, julgue o item.


Alinhado ao padrão de metadados Dublin Core, o RDA (Resource Description and Access) utiliza o conceito “AUTOR” na descrição bibliográfica.

Alternativas
Comentários
  • RDA é alinhado ao formato MARC.

  • A questão aborda o tema do RDA e suas relações com metadados.

    O RDA é um padrão de catalogação criado para atualizar e substituir o AACR2. Este novo padrão pretende alinhar a catalogação as novas tecnologias, facilitando a recuperação da informação por parte do usuário.

    Para isso, o RDA foi desenvolvido alinhado ao padrão MARC21 e não ao Dublin Core como mencionado na assertiva.

    Logo, a assertiva está incorreta.

    Gabarito do Professor: ERRADO

  • A RDA não é atrelada a um único esquema de codificação ou estilo de apresentação: os dados RDA podem ser codificados com o emprego de esquemas existentes, como o MARC21, Dublin Core e MODS e também pode ter correspondências estabelecidas com outros esquemas, atuais ou futuros.

    Assim, o conceito irá variar de acordo com o esquema de codificação utilizado. Exemplo: AUTOR no Dublin Core; Campos 100, 110 ou 111 no MARC; etc.

  • RDA É ALINHADO AO FORMATO MARC , SOMENTE


ID
3533944
Banca
Quadrix
Órgão
CRBM 5º Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca da representação descritiva de recursos informacionais, julgue o item.


O Dublin Core é formado por quinze elementos básicos, entre eles o elemento “COBERTURA”, utilizado para descrever a extensão ou o escopo do conteúdo do recurso, podendo ter abrangência temporal e espacial.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Nascimento (2008, p. 17-20):

    O Dublin Core possui um conjunto de 15 elementos descritores planejados para facilitar a descrição de uma grande parte dos recursos eletrônicos, [...] são eles:

    1. Contributor (Colaborador): é a entidade responsável pela criação de contribuições ao conteúdo do recurso.

    2. Coverage (Cobertura): corresponde ao escopo espacial ou temporal, aplicabilidade espacial ou a abrangência do recurso. O nome de lugar, localização especificada por coordenadas geográficas, é um exemplo de escopo espacial. O período, data e intervalo de datas são exemplos de escopo temporal. Já a abrangência do recurso pode ser o nome de uma entidade administrativa ou uma localidade geográfica, onde o recurso é aplicado.

    3. Creator (Criador): corresponde a entidade responsável pela criação do recurso.

    4. Date (Data): corresponde a um ponto ou período de tempo, associado com o ciclo de vida do recurso. Poderá ser utilizada para representar informação temporal.

    5. Description (Descrição): corresponde a descrição sobre o conteúdo do recurso.

    6. Format (Formato): corresponde a manifestação física ou digital, ou dimensões do recurso. Pode incluir tamanho e duração.

    7. Identifier (Identificador): corresponde a uma identificação, não ambígua ao recurso, em um determinado contexto.

    8. Language (Linguagem): corresponde a linguagem do recurso. O idioma do conteúdo intelectual do recurso.

    9. Publisher (Publicador): corresponde a entidade responsável pela disponibilização do recurso. Poderão ser pessoas, organizações ou serviços que normalmente serão utilizados para indicar a entidade.

    10. Relation (Relação): corresponde a um relacionamento entre recursos, objetos ou informações. Uma referência a um recurso relacionado.

    11. Rights (Direitos): corresponde às informações a respeito do recurso e da sua utilização. Normalmente, incluem informações sobre direitos de propriedade, associadas ao recurso.

    12. Source (Origem): corresponde a referência ao recurso ao qual o objeto é derivado. O recurso descrito pode ser derivado todo ou em parte.

    13. Subject (Assunto): corresponde ao tema referente ao conteúdo do recurso. Será representado utilizando palavras-chaves, frases-chaves ou códigos de classificação, relacionado ao recurso.

    14. Title (Title): corresponde ao nome dado ao recurso. O título será o nome, pelo qual o recurso é formalmente conhecido.

    15. Type (Tipo): corresponde a natureza ou gênero do recurso. Pode ser texto, áudio, vídeo, etc.

    Gab. Certo

    NASCIMENTO, Luciana Umburanas. Um padrão de metadados para indexação e recuperação de objetos multimídia. 2008. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/24279/Um%20Padrao%20de%20Metadados%20Para%20Indexacao%20e%20Recuperacao%20de%20Objetos%20Multimidia.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos sobre o Dublin Core. 

    O Dublin Core é um padrão de metadados de 15 elementos usados para a descrição de objetos digitais em diversos formatos como textos, sons, vídeos, imagens e páginas da web. 

    O elemento Cobertura (Coverage) é usado para determinar a localização espacial, período temporal ou jurisdição, sendo recomendado o uso de um vocabulário controlado em sua descrição. A abrangência temporal pode ser por data, período ou intervalo de tempo enquanto a abrangência geográfica pode indicar uma coordenada geográfica em niveis diversos. Também pode ser usado para indicar o escopo do item em determinada jurisdição, por exemplo, “Governo Federal". 

    Logo, a assertiva proposta está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO. 
  • Cobertura

    As características espaciais ou temporais do conteúdo intelectual do recurso. Cobertura espacial refere-se a uma região física (por exemplo, celestial); use coordenadas (por exemplo, longitude e latitude) ou nomes de lugares de uma lista controlada. Cobertura temporal refere-se sobre o que é o recurso, e não quando foi criado ou tornado disponível


ID
3563131
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a processos e técnicas de tratamento, julgue o item seguinte.

A estrutura da versão original do Dublin Core inclui 15 elementos, entre os quais: extensão ou âmbito do documento, direitos, identificador, título e assunto.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Lembrando que os 15 elementos não são de uso obrigatório e cabe a biblioteca decidir quais necessita/quer usar.


ID
4113523
Banca
Prefeitura de Contagem - MG
Órgão
Prefeitura de Esmeraldas - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Analise as proposições a seguir sobre o Dublin Core.


I- Apareceu em 1995, tendo sido desenvolvido com o objetivo de melhorar a recuperação dos recursos informacionais disponíveis em bibliotecas digitais.

II- É um sistema descritivo e não valorativo, ou seja, não possui a capacidade de colocar em ordem de relevância os recursos encontrados, como fazem os mecanismos de busca.

III- Estabelece um conjunto de oito áreas obrigatórias para descrição de documentos, apresentadas em ordem pré-definida para uso.

IV-Tem seu desenvolvimento a cargo da Biblioteca Nacional (RJ), instituição que iniciou seu desenvolvimento.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Conforme Tammaro & Salarelli (2008, p. 225):

    O Dublin Core, surgido em 1995 depois da oficina patrocinada pelo OCLC/NCSA, coloca-se como uma norma genérica de metadados, que não substitui os outros metadados, mas os apóia.

    Seu objetivo é ser descritivo e não valorativo (não possui, portanto, a capacidade de colocar em ordem de relevância os recursos encontrados, como fazem os mecanismos de busca), e, propositalmente, foi limitado a um pequeno conjunto de dados, formado atualmente por 15 elementos, que poderiam ter uma ampla aplicação. Nenhum deles é obrigatório e não existe uma ordem predefinida; aconselha-se a utilização de vocabulários controlados já existentes.

    Gab. A

    TAMMARO, Anna Maria; SALARELLI, Alberto. A biblioteca digital. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2008.


ID
4938979
Banca
FADESP
Órgão
MPE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Dublin Core é um formato/padrão de metadados para descrição de recursos na web, no qual se define um(a)

Alternativas
Comentários
  • Dublin core é um esquema de metadados para descrever objetos digitais. São de 15-18 tipos diferentes de metadados e todos opcionais.

    Resposta: letra A.

  • Não entendi porque a alternativa C está errada...

  • Joao é porque ele pediu a definição e não a característica.

    DEFINIÇÃO: Dublin Core pode ser definido como sendo o conjunto de elementos de metadados planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos. Metadado significa dado sobre o dado. É a catalogação do dado ou descrição do recurso eletrônico.

    CARACTERÍSTICA: estrutura de organização simplificada.

  • [...] o formato Dublin Core é um dos mais importantes meios de descrição na Internet e é um exemplo das iniciativas que se propõem a definir um core (núcleo) de metadados, isto é, um conjunto de dados essenciais que possam ser utilizados como padrão para a descrição de recursos na web.

    FEITOSA, Ailton. Organização da informação na web: das tags à web semântica. Brasília: Thesaurus, 2006


ID
5040763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RJ
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a dado, informação, conhecimento e inteligência, julgue o item que se segue.


Dublin Core é um esquema de metadados que auxilia na descrição de objetos digitais por meio da definição de diversos elementos de metadados, entre os quais se incluem título, autor, assunto, formato e fonte.

Alternativas
Comentários
  • Dublin Core é um esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como, videos, sons, imagens, textos e sites na web.

    O Elemento de Metadados Dublin Core Simples (Core Metadata Element Set, DCMES) consiste de 15 elementos de metadados:

    01) Title: Título

    02) Creator: Autor

    03) Subject: Assunto/ palavras-chave

    04) Description: Descrição

    05) Publisher: Editor

    06) Contributor: Contribuidor/ colaborador

    07) Date: Data

    08) Type: Tipo do recurso

    09) Format: Formato

    10) Identifier: Identificador do recurso

    11) Source: Fonte

    12) Language: Idioma

    13) Relation: Relação

    14) Coverage: Abrangência/ Cobertura

    15) Rights: Gerenciamento de Direitos autorais

    Gabarito: C

  • CERTA

    Dublin Core é um esquema de metadados que visa descrever objetos digitais, tais como, videos, sons, imagens, textos e sites na web. Aplicações de Dublin Core utilizam XML e o RDF (Resource Description Framework).

    Sobre o assunto:

    Prova: CESPE / CEBRASPE - 2020 - MPE-CE - Analista Ministerial - Biblioteconomia

    Acerca de metadados, elementos adotados com frequência na Web contemporânea, julgue o próximo item.

    Padrões de metadados como o DC (dublin core) podem ser codificados pelas linguagens de marcação HTML (hypertext markup language) e XML (eXtensible markup language); o DC, no entanto, não se combina com a arquitetura RDF (resource description framework), pois o RDF exige um esquema de codificação próprio. Errada

  • Gabarito: CERTO

    Dublin Core é, realmente, um sistema de metadados que visa descrever objetos de dados não estruturados como imagens, sons, vídeos e sites na web.

    O esquema Dublin Core simples prevê quinze elementos de metadados para caracterizar esses objetos digitais, dentre os quais se incluem título, autor, assunto, formato e fonte. Além desses, outros aspectos como tipo de recurso, idioma e direitos autorais se incluem na lista completa.

  • Valeu!!! :)

  • GABARITO: CERTO.

    DUBLIN CORE é um tipo de metadado descritivo (que descreve recursos, objetos, documentos para facilitar uma pesquisa, como por exemplo: título, autor, assunto, tipo, data de publicação).

    É um esquema de dados que visa descrever objetos digitais, tais como: vídeos, sons, imagens, textos e sites na web. Aplicações de Dublin Core utilizam XML e os RDF (Resource Description Framework). Domínio WEB, desenvolvido pela OCLC.

    Bons estudos!

  • Esta questão aborda a temática dos metadados, mais especificamente do padrão Dublin Core. 

    O padrão de metadados Dublin Core usado na descrição de objetos digitais em formatos diversos como textos, vídeos, arquivos de áudio, imagens, sites da web, entre outros. O padrão utiliza 15 elementos para descrição dos objetos listados. Os 15 elementos são: 

    • Título 
    • Criador/Autor 
    • Assunto (palavras-chaves e categoria) 
    • Descrição 
    • Publicador 
    • Colaborador 
    • Data 
    • Tipo 
    • Formato 
    • Identificador 
    • Fonte 
    • Idioma 
    • Relação 
    • Cobertura  
    • Direitos 

     Os cinco elementos indicados na assertiva fazem parte do padrão e são usados para descrever: 

    Título: nome pelo qual o recurso é conhecido; 

    Autor: responsável pelo conteúdo, podendo ser um ou mais indivíduos ou até mesmo uma organização;  

    Assunto: são os termos utilizados para representar tematicamente o recurso; 

    Formato: indica em qual formato o arquivo está apresentado, servindo de orientação para usuário qual software é necessário para a leitura do conteúdo.  

    Fonte: é onde estão indicados outros recursos a qual o recurso descrito é derivado. 


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5180941
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Iporã do Oeste - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

É incorreto afirmar sobre Dublin Core:

Alternativas

ID
5180977
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Iporã do Oeste - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O Elemento de Metadados Dublin Core Simples (Core Metadata Element Set, DCMES) consiste de quinze elementos de metadados. Não é um deles:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Nascimento (2008, p. 17-20):

    O Dublin Core possui um conjunto de 15 elementos descritores planejados para facilitar a descrição de uma grande parte dos recursos eletrônicos, [...] são eles:

    1. Contributor (Colaborador): é a entidade responsável pela criação de contribuições ao conteúdo do recurso.
    2. Coverage (Cobertura): corresponde ao escopo espacial ou temporal, aplicabilidade espacial ou a abrangência do recurso. O nome de lugar, localização especificada por coordenadas geográficas, é um exemplo de escopo espacial. O período, data e intervalo de datas são exemplos de escopo temporal. Já a abrangência do recurso pode ser o nome de uma entidade administrativa ou uma localidade geográfica, onde o recurso é aplicado.
    3. Creator (Criador/Autor): corresponde a entidade responsável pela criação do recurso.
    4. Date (Data): corresponde a um ponto ou período de tempo, associado com o ciclo de vida do recurso. Poderá ser utilizada para representar informação temporal.
    5. Description (Descrição): corresponde a descrição sobre o conteúdo do recurso.
    6.  Format (Formato): corresponde a manifestação física ou digital, ou dimensões do recurso. Pode incluir tamanho e duração.
    7. Identifier (Identificador): corresponde a uma identificação, não ambígua ao recurso, em um determinado contexto.
    8.  Language (Linguagem): corresponde a linguagem do recurso. O idioma do conteúdo intelectual do recurso.
    9. Publisher (Publicador): corresponde a entidade responsável pela disponibilização do recurso. Poderão ser pessoas, organizações ou serviços que normalmente serão utilizados para indicar a entidade.
    10. Relation (Relação): corresponde a um relacionamento entre recursos, objetos ou informações. Uma referência a um recurso relacionado.
    11. Rights (Direitos): corresponde às informações a respeito do recurso e da sua utilização. Normalmente, incluem informações sobre direitos de propriedade, associadas ao recurso.
    12. Source (Origem): corresponde a referência ao recurso ao qual o objeto é derivado. O recurso descrito pode ser derivado todo ou em parte.
    13. Subject (Assunto): corresponde ao tema referente ao conteúdo do recurso. Será representado utilizando palavras-chaves, frases-chaves ou códigos de classificação, relacionado ao recurso.
    14. Title (Titulo): corresponde ao nome dado ao recurso. O título será o nome, pelo qual o recurso é formalmente conhecido.
    15. Type (Tipo): corresponde a natureza ou gênero do recurso. Pode ser texto, áudio, vídeo, etc.

    Gab. C

    NASCIMENTO, Luciana Umburanas. Um padrão de metadados para indexação e recuperação de objetos multimídia. 2008. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/24279/Um%20Padrao%20de%20Metadados%20Para%20Indexacao%20e%20Recuperacao%20de%20Objetos%20Multimidia.pdf?sequence=1&isAllowed=y

  • Dublin Core metadada element set (Dublin Core, 1999)

    • Título - um título dado ao recurso

    • Criador - uma entidade principal responsável pela elaboração do conteúdo do recurso

    • Assunto - assunto referente ao conteúdo do recurso

    • Descrição - uma descrição sobre o conteúdo do recurso

    • Editor - a instituição responsável pela difusão do recurso

    • Contribuinte - uma entidade responsável pela contribuição ao conteúdo do recurso

    • Data - data associada com um evento no ciclo de vida do recurso

    • Tipo - a natureza ou gênero do conteúdo do recurso

    • Formato - manifestação física ou digital do recurso

    • Identificação - identificação não ambígua do recurso dentro de um dado contexto

    • Fonte - uma referência para um outro recurso o qual o presente recurso é derivado

    • Idioma - idioma do conteúdo intelectual do recurso

    • Relação - uma referência a um outro recurso que se relaciona com o recurso

    • Cobertura - a extensão ou cobertura espaço-temporal do conteúdo do recurso

    • Direitos - Informações sobre os direitos do recurso e seu uso

    http://www.liber.ufpe.br/tg/modules/tg/docs/aplicacao%20de%20metadados.pdf


ID
5339470
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual alternativa representa um padrão de metadados?

Alternativas
Comentários
  • A questão cobra dos candidatos conhecimentos básicos sobre metadados. 

    Os padrões de metadados definem formatos de entrada, a estrutura e as categorias em que os metadados serão inseridos e dispostos em um determinado sistema. 

    O Dublin Core (Letra C) é um dos padrões mais conhecidos na atualidade, sendo amplamente utilizado para descrição de materiais de informação em diversos formatos. 

    As outras alternativas referem-se a: 

    A) FRBR – Modelo conceitual de registros bibliográficos. 

    B) FRSAD – Modelo conceitual para controle de autoridades. 

    D) Projeto Calco - Adaptação do MARC II 


    Gabarito do Professor: C 
  • O Dublin Core é um padrão de metadados, composto por 15 elementos, planejado para facilitar a descrição de recursos eletrônicos.


ID
5441677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de requisitos e desafios para o planejamento, implementação e desenvolvimento de bibliotecas digitais, julgue o item que se segue.

A aplicação dos elementos qualificados do padrão de metadados Dublin Core é dispensável para a coleta do conteúdo disponibilizado pelas bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • A coleta de metadados em bibliotecas digitais (havesting) pode ser executada a partir de diferentes padrões de metadados. No padrão Dublin Core, os elementos qualificados são uma expansão dos elementos simples, que não precisam, necessariamente, ser utilizados para a descrição dos recursos.

  • Complementando

    Existem dois níveis no padrão DC: Simples e Qualificado. Sendo assim, o DC Simples inclui quinze elementos; e o DC Qualificado compreende três elementos adicionais (Audiência, Proveniência e Detentor de Direitos), assim como um grupo de refinamentos ou qualificadores de elementos, que aperfeiçoam a semântica dos elementos de maneira que possam ser úteis na descoberta de recursos. [...]. (GRÁCIO, 2012; HILLMANN, 2005)..

    http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/3601/2581

  • As relações entre bibliotecas digitais e o uso de padrões de metadados é o tema central desta questão. 

    O padrão de metadados Dublin Core possui dois níveis de aplicação: o simples e o qualificado. O padrão no nível simples é composto pelos 15 elementos tradicionais de descrição. O qualificado é composto pelos mesmos 15 elementos acrescidos de mais três elementos (Audiência, Proveniência e Detentor de Direitos).  

    O Dublin Core pode ser utilizado para os processos de coleta, porém, os três elementos de seu nível qualificado são dispensáveis na coleta do conteúdo disponibilizado pelas bibliotecas digitais.  

    Gabarito do Professor: CERTO.