Modalidades de InterdisciplinaridadePseudo-interdisciplinaridade: * diversas tentativas de utilização de instrumentos conceituais e de análise, considerados epistemologicamente “neutros” (matemáticos) na tentativa de associar disciplinas, como um denominador comum.
Interdisciplinaridade Auxiliar: *Uma disciplina toma de empréstimo de outra algum de seus métodos ou procedimentos.
* Em alguns casos este tipo de interdisciplinaridade é ocasional em outros pode ser mais duradouro, na medida em que uma disciplina se vê constantemente forçada a empregar métodos da outra.
Interdisciplinaridade Compósita: * Reunião de várias especialidades para encontrar soluções técnicas tendo em vista resolver determinados problemas, geralmente grandes e complexos como a guerras, fome e etc.
* Verifica-se que é uma conjugação de disciplinas por aglomeração, cada uma dando a sua contribuição mas guardando a autonomia e a integridade de seus métodos, de seus conceitos chaves e de sua epistemologia.
Interdisciplinaridade Heterogênea: * superação dos estudos por demais especializados (studium generale)* programas de ensino enciclopédicos: formação profissional de pessoal capaz de resolver certos problemas fazendo apelo a um bom senso esclarecido por algumas disciplinas científicas.
Disponível em: http://interdisciplinaridadenaescola.blogspot.com.br/2009/11/modalidades-de-interdisciplinaridade_24.html
Segundo Vasconcelos (1997), ao se discutir interdisciplinaridade é necessário atentar para uma série de conceitos que apresentam relações semelhantes, com variações apenas no grau de cooperação e coordenação entre as disciplinas. Em ordem CRESCENTE, assim podem ser classificados:
Multidisciplinaridade
O trabalho acontece de forma isolada, geralmente com troca e cooperação mínima entre as disciplinas.
Pluridisciplinaridade
As disciplinas se agrupam de forma justaposta, com cooperação, porém cada profissional decide isoladamente.
Interdisciplinaridade Auxiliar
Uma disciplina predomina sobre as demais, coordenando-as. Toma por empréstimo o método ou procedimentos de outras disciplinas. Em alguns casos este tipo de interdisciplinaridade é ocasional em outros pode ser mais duradouro, na medida em que uma disciplina se vê constantemente forçada a empregar métodos da outra.
Interdisciplinaridade
As relações profissionais e de poder tendem à horizontalidade, as estratégias de ação são comuns e estabelece-se uma troca recíproca de conhecimento entre as diferentes disciplinas.
Transdisciplinaridade
A coordenação é realizada por todas as disciplinas e interdisciplinas, propondo a criação de um campo com autonomia teórica, disciplinar e operativa.
Referência
KATÁLYSIS v. 6 n. 1 jan./jun. 2003 Florianópolis SC 113-117