Respondi a alternativa E, considerada pela banca como correta (era a única que trazia a definição mais próxima de família monoparental), porém, discordo que este modelo familiar seja constituído pela mulher, sendo a figura masculina totalmente ausente. Na realidade, é composto por um só progenitor e seus filhos/descendentes, independentemente do sexo do (a) responsável.
De acordo com a CF/88:
Art. 226. A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.
§ 4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.
- "A Constituição Federal em seu artigo 226, § 4º positivou o reconhecimento da família constituída por um dos pais e seus filhos, chamando-a de Família Monoparental, utilizaram-se dessa terminologia para deixar explícito que é formada por apenas a mãe ou o pai e seus descendentes, ou seja, terá somente a presença de um genitor que será responsável pelo sustento, educação e criação dos filhos."
(Família Monoparental - Jurídico Correspondentes. - https://juridicocorrespondentes.com.br/adv/mairaadvogada/artigos/familia-monoparental-557).
- "A família monoparental, de acordo com Correia (2008), é constituída por um só cônjuge e seus filhos, os quais podem ter diversas idades. Nesse sentido, a família, após a Constituição de 1988 (2003), é considerada uma entidade reconhecida e protegida pelo Estado que pode ser composta por apenas por uma pessoa adulta responsável pelos cuidados e formação de outra pessoa (Winnicott, 1983; 1996). "
(Âmbito Jurídico - Família monoparental: uma interface entre o direito e a psicanálise através de universitários. - http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?artigo_id=6109&n_link=revista_artigos_leitura)