SóProvas


ID
1500538
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 4

      “O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em mais rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.
       A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes os matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, e enormes prejuízos para os clientes.
       Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos, cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.

O segmento do texto 4 que pode ser visto como ironia é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica?

  • “O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um”. Acredito que a ironia se encontra nessa parte destacada(melhores clientes). 

  • é irônico que seus "melhores clientes" -- os que mais consomem seus produtos, morram em decorrência do uso.

  • Complementando os demais colegas:

    As empresas esperam que os clientes comprem e consumam seus produtos e isso dure um longo tempo, todavia esses clientes morrem um a um. Caracterizando uma ironia.

    Espero ter ajudado.

  • resposta: D

    Mas, ...
    Pra mim, a ironia tbm tá em "compradores leais". Tá claro que o autor quis dizer que eles permanecem comprando não por lealdade, mas sim pela escravidão do vício.
  • A ironia reside no fato de que os próprios fabricantes são responsáveis pelas mortes de seus clientes, por serem estes consumidores do cigarro produzido pelos fabricantes. Logo, o fabricante tem lucros vendendo pra seus clientes, mas seus melhores clientes eventualmente morrerão por causa do consumo do cigarro.

  • Ah mas aí é sacanagem...o elemento irônico da alternativa C está presente na questão, já o da alternativa D não está presente na assertiva, apenas no texto. Conclui-se que a assertiva C poderia ser considerada mais correta, não? Acho que caberia recurso..

  • Igor, quase fui na letra também, mas depois percebi que não há ironia. De fato, os fabricantes estão satisfeitíssimos e se orgulham do seu prestígio (como bons empreendedores, talvez, porque há certa subjetividade nesse prestígio), de seus lucros impressionantes e de sua influência política (esses dois últimos são fatos).

  • Uma empresa que vende muito não pode estar "satisfeitíssima"? Isso não é ironia.

  • meu Deus eu acertei uma questão de português dessa banca?

  • não entendi. Ironia não é dizer o contrário do que se fala?  não entendi pq a D é irônico.