SóProvas


ID
1500547
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 5

“A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes os matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, e enormes prejuízos para os clientes”.

A frase abaixo que contém, fundamentalmente, uma visão positiva do cigarro é:

Alternativas
Comentários
  • Na alternativa b o mal já está presente. Na "c" o cigarro não faz dele menos vazio. Na "d", o faz matar e ele gosta =). Letra "e" o mal também está presente. Um prazer insatisfatório e elegante, que mal tem isso?

  • A frase abaixo que contém, fundamentalmente, uma visão positiva do cigarro é.O termo " fundamentalmente " no dicionário  Aurélio:  fundamental, basicamente, essencialmente .

    Letra a - correta ( "forma perfeita de prazer" - básico e essencial).

    Letras b,c e d - o cigarro  se apresenta com outros elementos ( bebidas, festas...).

    Letra e - o paralelismo da frase não desenvolve nada de positivo.

    Esta questão não acertei estou tentando encontrar uma explicação, alguém com conhecimento elevado,  por favor ajude.

  • Somente a letra A dá a ideia de que o cigarro é algo bom. Que dá prazer... e não leva a morte. Todas as outras alternativas, mostra que o cigarro é ruim e que deveria ser evitado.

  • acertei, mas achei muito subjetiva...

  • Fiquei em dúvida nessa questão pq a letra C tb não dá ideia de que o cigarro é ruim... a pessoa é que tem um "vazio oco" impossível de preencher
  • Na letra D) "Meu melhor romance foi com uísques e cigarros, amor sincero, ele me mata, e eu gosto" . Ele quem? Achei muito subjetiva essa frase. Eu entendi como uma ironia dizendo que "Amor sincero" mata. Enfim!

  • Gostar ou ser atraído pelo cigarro NÃO caracteriza uma visão positiva do cigarro. Visão positiva se consubstancia em algum benefício que ele proporciona, qual seja, o prazer, a estética (elegância). O insatisfatório NÃO descaracteriza esta visão positiva, ao réves, revela a perfeição do prazer: o verdadeiro prazer é aquele que não satisfaz, ante a ânsia de sempre querer mais.

  • Primeiro: desde quando insatisfação é uma coisa boa???

    Segundo: a letra C é sim, a mais correta, já que a pessoa tenta recorrer às noites de blues, aos cigarros e poesias para preencher o seu vazio interior. No entanto, nem todas essas coisas, consideradas boas, são suficientes para preencher o seu vazio.

    Sinceramente, qual foi a justificativa da FGV pra esse lixo de gabarito???

  • A que mais se aproxima é a letra A. Percebam que as outras alternativas apresentam uma estrutura semelhante, citando mais experiências e sentimentos. A letra A é a única que afirma algo de forma objetiva, sendo possível captar uma visão positiva do cigarro.

    " Cigarros são a forma perfeita de prazer..."

     

  • elegantes e insatisfatórios”- Insatisfatórios, no sentido de dar tanto prazer ao ponto da pessoa querer mais... Nunca ficar satisfeito com apenas um.

  • gabarito A.

    A frase abaixo que contém, fundamentalmente, uma visão positiva do cigarro é

    A) Cigarros são a forma perfeita de prazer: elegantes e insatisfatórios”;

    (Cigarros são a forma perfeita de prazer, porque são elegantes e insatisfatórios”)

    argumento e fundamentação do argumento

  • “Noites de blues, cigarros e poesias não me tornam menos vazio, eu tenho este infinito oco que parece impossível de preencher”;

    Ele já é vazio por dentro. Isso não é culpa do cigarro.

    Na minha opinião essa poderia ser o gabarito

    Letra A: insatisfatório? é positivo?