SóProvas


ID
1500553
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 6

O FUMO NÃO PRODUZ CÂNCER

Os cientistas soviéticos afirmam que chegaram à conclusão de que não há nenhuma relação entre o tabagismo e o câncer. Informam que depois de minuciosas experiências com aplicação de tabaco nos lábios e na pele de ratos, não conseguiram produzir o câncer. 'É possível, contudo, esclarecem, que o nosso tabaco georgiano não contenha cancerígenos'.
Os norte-americanos, entretanto, na pessoa do Dr. Cuyler Hammond, diretor de Pesquisas Estatísticas da Sociedade Americana de Câncer e professor de biometria da Universidade de Yale, declaram que o cigarro é responsável por numerosos casos de câncer, nos Estados Unidos. [...] 'O Estudo não deixou dúvida alguma - prossegue - que o tipo de câncer que mais aumenta nos Estados Unidos, o câncer de pulmão masculino, é mais comum entre os fumantes do que entre os não fumantes'[...]
                                                                                                (IV Congresso Internacional do Câncer)

Os dois trechos do texto 6 acima mostram:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer o porquê dessa resposta??

  • Relativizar é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores, ou bem e mal, mas vê-la na sua dimensão de riqueza por ser diferença.

  • Alguém sabe porque a letra b está errada?

  • Também errei essa questão,marquei B.

  • Caramba, marquei letra B.

  • Não pode ser a letra B porque nela consta que os trechos: "abordam sob pontos de vista diferentes a relação entre câncer e tabagismo", mas no trecho 1 está claro que é defendida a tese que NÃO há relação entre câncer e tabagismo.

  • Estas questões da FGV são dose viu... é preciso muito contorcionismo para justificar a resposta da banca....

  • Creio que a relativizacao na primeira afirmacao esta na expressao " e possivel". E na segunda, na expressao "e mais comum". Espero ter ajudado! (o meu teclado nao esta com o acento configurado).

  • O examinador dessa banca deve ser um Alienígena, pelo menos o de português é. Resposta correta!!

  • É relativo, pois depende do tipo do tabaco usado.

    'É possível, contudo, esclarecem, que o nosso tabaco georgiano não contenha cancerígenos'. 
    ....declaram que o cigarro é responsável por numerosos casos de câncer, nos Estados Unidos. [...]
  • Pessoal, eu entendi que nessa questão temos que marcar A MAIS CORRETA!
    Eu marquei a letra E, pela valorização do conhecimento científico que há em duas orações, mas há também a relativização que faz com que o gabarito seja D:

    1) ...chegaram à conclusão de que não há nenhuma relação entre o tabagismo e o câncer... (Posição do trecho 1)
    Informam que depois de minuciosas experiências (Valorização do conhecimento científico)
    É possível, contudo... (Admite outra hipótese: relativização do trecho 1)
    2) ...declaram que o cigarro é responsável por numerosos casos de câncer... (Posição do trecho 2, contrária a do 1)
    O Estudo não deixou dúvida alguma (Valorização do conhecimento científico)
    ...o tipo de câncer que mais aumenta nos Estados Unidos, o câncer de pulmão masculino, é mais comum entre os fumantes do que entre os não fumantes... (Cita apenas um tipo de câncer, o de pulmão masculino, o qual também se desenvolve em não fumantes: relativização do trecho 2)


  • É EXATAMENTE O QUE A Aline Soares DISSE.

    Dá até orgulho de acertar uma questão com 82% de erro rs.

    Bons estudos galera.

  • A questão pede pra analisar os dois trechos, ou seja: os dois parágrafos. 

    posições de caráter científico , que abordam sob pontos de vista diferentes a relação entre câncer e tabagismo;

    no primeiro parágrafo: Os cientistas soviéticos afirmam (Ponto de Vista de mais de uma pessoa)

    no segundo parágrafo: Os norte-americanos, entretanto, na pessoa do Dr. Cuyler Hammond ( Ponto de vista apenas de uma pessoa, no caso do Dr. Cuyler )



  • O trecho que fala da pesquisa norte-americana não relativiza nada, só confirma o senso comum de que cigarro é prejudicial. 
    Absurdo esse gabarito!

  • O comando pede o que os dois trechos mostram entre si e não o que cada trecho mostra isoladamente. Vc só tem de adivinhar isso ou dar um belo chute!!!
    A FGV não vai deixar vc gabaritar a prova. Aceite isto.

  • Até vai a letra D estar correta, mas a letra B estar errada... F***

  • 81% erraram essa questão. Será que somos tão burros assim? 

  • Me desculpem o desabafo, mas toda vez que faço questões de português da FGV, sempre termino me achando meio asno...

  • o pior sao alguns loucos, aqui, querendo explicar o gabarito! acordem! tem 3 opções corretas! ela(fgv) simplismente escolhe o gabarito que as pessoas marcaram menos! ma-fe! esta banca comete crime

  • Fiquei na dúvida entre B e D e acabei marcando B.

    Mas a dúvida que eu mais tinha em relação a B e que talvez pudesse questionar ela era sobre o fato de chamarem os dois trechos de "posições de caráter científico". No primeiro tudo bem, fala em "experiência", fala da aplicação do tabaco nos ratos tentando criar o cancer. Mas no segundo, fala que foi um "estudo", e não cita os procedimento adotados nesse estudo, fala que foi apenas uma observação estatistica de que tinha mais fumantes com cancer de pulmão do que não fumantes. Essa conclusão poderia ter sido tirada a partir de dados sobre a incidencia do cancer. Não sei se isso seria o bastante pra classificar esse estudo como um "experimento cientifico".  

    Não sei se eu viajei, mas essa duvida sobre o segundo caso ser ou não um experimento cientifico surgiu enquanto eu resolvia a questão. Talvez seja esse o erro da B.  Acabei resolvendo ignorar isso e errei.

  • Viajei tanto que achei até a diferença em que um só fala de tabaco(os soviéticos) e o outro só de cigarro(o americano). A gente pira! A mufa queima!!! Parece até que fumei um.....que isso?!

     

  • A princípio, fiquei revoltado com o gabarito. Contudo, ao ver a explicação do professor Arenildo, fiquei convencido. Muito boa a explicação!

  • Excelente comentário da Aline Soares. Marquei E, mas, depois de lê-lo, convenci-me da alternativa D.

  • o 1º texto evidencia informações de caráter científicas , já o segundo informa utiliza de dados estátisticos. 

    " tipo de câncer que mais aumenta nos"
    "é mais comum entre os fumantes do que entre os não fumantes"
    o cigarro é responsável por numerosos casos de câncer - não há evidências científicas (testes em laboratórios, como o 1º texto relata), mas sim informações baseadas em comprovações estatísticas. 

    ;)

     

  • FGV sendo FGV, né. Eu acertei, mas só depois daquela crise existencial. A cada questão respondida vai-se um pedaço do meu juízo. Brincadeiras à parte, meu raciocínio foi o seguinte:

    Em nenhum momento os cientistas soviéticos ou americanos dizem com todas as letras: FUMAR CAUSA CÂNCER. Nos dois casos, a conclusão dos estudos foi feita com ressalvas. Os soviéticos concluíram que não há relação de causa, mas talvez porque usam tabaco georgiano. Já os americanos simplesmente concluíram que o câncer mais comum nos EUA afeta mais os fumantes do que os não fumantes (não disseram que fumar obrigatoriamente causa câncer, mas que os dados obtidos sugerem que existe correlação).

    Tendo dito tudo isso, e conhecendo a FGV, a resposta também poderia ter sido "Fumar cura o câncer de pulmão, visto que o homem nunca foi à Lua e a Terra, por ser Plana, na verdade não existe."

  • olha...

    Princípio de Pareto - 80% de erros, 20% de acertos. 

     

     

     

  • 'A' e 'C' são eliminadas de plano, 'B' e 'E' dizem a mesma coisa. Resta 'D'.

  • A letra E é o gabarito. Quem diz o contrário está enganado ou enganando.

    Caso de policia essa questão

  • O experimento soviético é uma relativização no melhor senso do termo, quando não uma "passação de pano" para "cigarro do bem" produzido na Geórgia. Não há como ver fundamento científico nele.

    O segundo relato, no entanto, oferece um ponto de vista isento de subjetivismo e de acordo com as melhores práticas da ciência: lá a ideia da pesquisa é entender a associação do tabagismo com o câncer partindo de uma comparação entre fumantes e não fumantes independente de marca ou tipo de cigarro.

    Foi essa a linha de raciocínio que me orientou.

    Gabarito, letra D.

  • Um fala que houve pesquisa, outro fala que houve estudo, então o certo seria letra E.