SóProvas


ID
1500565
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 6

O FUMO NÃO PRODUZ CÂNCER

Os cientistas soviéticos afirmam que chegaram à conclusão de que não há nenhuma relação entre o tabagismo e o câncer. Informam que depois de minuciosas experiências com aplicação de tabaco nos lábios e na pele de ratos, não conseguiram produzir o câncer. 'É possível, contudo, esclarecem, que o nosso tabaco georgiano não contenha cancerígenos'.
Os norte-americanos, entretanto, na pessoa do Dr. Cuyler Hammond, diretor de Pesquisas Estatísticas da Sociedade Americana de Câncer e professor de biometria da Universidade de Yale, declaram que o cigarro é responsável por numerosos casos de câncer, nos Estados Unidos. [...] 'O Estudo não deixou dúvida alguma - prossegue - que o tipo de câncer que mais aumenta nos Estados Unidos, o câncer de pulmão masculino, é mais comum entre os fumantes do que entre os não fumantes'[...]
                                                                                                (IV Congresso Internacional do Câncer)

Estão sublinhadas nos trechos do texto 6 cinco ocorrências do vocábulo QUE; aquele que possui uma classe diferente das demais é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


      Me corrijam se eu estiver errado, porém na letra e, o "que" tem função de pronome relativo da expressão tipo de câncer, enquanto nas demais alternativas o "que" tem função de conjunção subordinativa.

  • Gabarito E

    O QUE próximo do verbo tem função de Conjunção Integrante
    O QUE próximo do substantivo tem função de Pronome Relativo -  Introduz uma Oração Subordinada Subjetiva.
  • O ultimo "que" tem função de pronome relativo, visto que os outros tem função de conjunção integrante.


    'O Estudo não deixou dúvida alguma - prossegue - que o tipo de câncer que (o qual) mais aumenta nos Estados Unidos, o câncer de pulmão masculino, é mais comum entre os fumantes do que entre os não fumantes'[...]

  • O Professor Marcondes (LFG)  ensina que na dúvida pode-se fazer a substituição do que  pela expressão isso, se for possível é porque o que é conjunção integrante; quando não puder ser substituído tratar-se-a de Pronome relativo. Resumindo: QUE = ISSO: Conjunção integrante.
    Que a vitória venha!
  • Mais uma informação: o "que" como sendo pronome relativo substitui perfeitamente a expressão à qual faz referência. É um elemento anafórico. 

  • Só dá para responder a questão indo p o texto.

  • Não concordo com esse gabarito, pois há duas alternativas corretas, a C e a E.

    As outras alternativas(A, B, D) introduzem objeto direto dos verbos. Já a alternativa C introduz o sujeito da oração, e a E introduz oração adjetiva restritiva.
  • Eu substitui nas alternativas A, B, C e D o "que" por "isso" e encontrei a diferenca presente na alternativa E.Nas as letras A,B,C e D o "que" e um termo integrante, na letra E nao ocorre um termo integrante.

  • As alternativas A, B, C e D possuem conjunções integrantes e são orações subordinadas  substatntivas objetivas diretas. A alternativa E possui pronome relativo e é uma oração subordinada adjetiva restritiva.

  • Não entendi o motivo de a letra C ser uma conjunção. Se alguém puder me ajudar?

     

  • Sarah Oliveira, a letra "C" traz uma oração subordinada substantiva subjetiva: 'É possível, contudo, esclarecem, que o nosso tabaco georgiano não contenha cancerígenos'. Não ordem direta ficaria: que o nosso tabaco georgiano não contenha cancerígenos é possível. A oração sublinhada é o sujeito oracional. Você pode também substituir a orações por "ISSO": ISSO é possível. Dessa forma o "que" é conjunção integrante, mesma classe gramatical das alternativas "b", "c" e "d".                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                          

  • QUE:

    PRONOME RELATIVO : trocavel por O QUAL, A QUAL (s)

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE : trocavel por ISSO. 

    Os cientistas soviéticos afirmam que ( ISSO) chegaram à conclusão de que não há nenhuma relação entre o tabagismo e o câncer. Informam que (ISSO) depois de minuciosas experiências com aplicação de tabaco nos lábios e na pele de ratos, não conseguiram produzir o câncer. 'É possível, contudo, esclarecem, que ( ISSO ) o nosso tabaco georgiano não contenha cancerígenos'. 
    Os norte-americanos, entretanto, na pessoa do Dr. Cuyler Hammond, diretor de Pesquisas Estatísticas da Sociedade Americana de Câncer e professor de biometria da Universidade de Yale, declaram que ( ISSO) o cigarro é responsável por numerosos casos de câncer, nos Estados Unidos. [...] 'O Estudo não deixou dúvida alguma - prossegue - que o tipo de cânceque (O QUAL)  mais aumenta nos Estados Unidos, o câncer de pulmão masculino, é mais comum entre os fumantes do que entre os não fumantes'

     

    GABARITO ''E''

  • Classificação dos vocábulos QUE na ordem em que aparecem:

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE - Introduz uma Or. Subordinada Substantiva Objetiva Direta

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE - Introduz uma Or. Subordinada Substantiva Objetiva Direta

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE - Introduz uma Or. Subordinada Substantiva Subjetiva (Sujeito Oracional)

    CONJUNÇÃO INTEGRANTE - Introduz uma Or. Subordinada Substantiva Objetiva Direta

    PRONOME RELATIVO - Introduz uma Or. Subordinada Adjetiva Restritiva

    Bons estudos!