-
GABARITO: E
A paronomásia (ou paranomásia) é uma figura de linguagem caracterizada pela utilização de palavras parônimas, ou seja, palavras com significados diferentes que se escrevem e se pronunciam de forma parecida.
Exemplos de palavras parônimas:
acidente e incidente;aferir e auferir;cumprimento e comprimento;
No texto:
arrotam a bancarrota; indevida que endivida; Delírios de lírios; Mentes centrífugas em fuga alucinógena e noites alucinantes.
-
Prosopopeia é figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes; personificação, metagoge. Talves, essa fosse a única que poderia confundir. As demais são de fácil eliminação.
https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=prosopopeia
-
A) Prosopopeia: Consiste em atribuir ações ou qualidades de seres animados a seres inanimados, ou características humanas a seres não humanos:
As pedras andam vagarosamente.
A floresta gesticulava nervosamente diante da serra.
B) Antítese: Consiste na utilização de dois termos que contrastam entre si. Ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos:
"O mito é o nada que é tudo."
O corpo é grande e a alma é pequena.
C) Elipse: Consiste na omissão de um ou mais termos numa oração que podem ser facilmente identificados, tanto por elementos gramaticais presentes na própria oração, quanto pelo contexto:
As rosas florescem em maio, as margaridas em agosto. (As margaridas florescem em agosto.)
D) Pleonasmo: Consiste na repetição de um termo ou ideia, com as mesmas palavras ou não. A finalidade do pleonasmo é realçar a ideia, torná-la mais expressiva.
-
A paronomásia (ou paranomásia) é uma figura de linguagem caracterizada pela utilização de palavras parônimas, ou seja, palavras com significados diferentes que se escrevem e se pronunciam de forma parecida. Exemplos: acidente e incidente; aferir e auferir; cumprimento e comprimento.
No texto: amarrotados; derrotados, abarrotados.
-
Paranomásia:
Conhecer as "manhas" e as "manhãs"
O sabor das "massas" e das "maçãs"