-
Discordo. Quando faz parte da cultura da empresa, ele é um conhecimento tácito e isso é um fato. Todavia, não é possível determinar a origem desse conhecimento, ou seja, se ele veio do conhecimento tácito ou do explícito.
-
Discordo também. A questão só diz: "...quando um novo conhecimento passa a fazer parte da cultura da empresa, este é um processo..."
Fica dificil determinar de onde veio esse novo conhecimento, e isso é necessário para identificar o processo. Nao dá pra afirmar que é do tácito pro tácito como a questão afirmou.
-
4 padrões básicos para a CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO:
1. De tácito para tácito: compartilhamento do conhecimento tácito diretamente com outro. Aprendizado de habilidades tácitas através da observação, imitação e prática. Isoladamente, a socialização é limitada para criação do conhecimento.
2. De explícito para explícito: o indivíduo combina partes distintas do conhecimento explícito em um novo todo. Mas essa combinação não amplia a base de conhecimento já existente da empresa.
3. De tácito para explícito: articulação dos fundamentos de conhecimento tácito sobre como fazer, convertidos em conhecimento explícito, permitindo compartilhação com o restante da empresa.
4- De explícito para tácito: à medida que o novo conhecimento explícito é compartilhado, outros empregados começam a internalizá-lo.
-
Depende de que aspecto da cultura organizacional estamos falando, se são aspectos primários (tácitos e subjetivos) ou secundários ( explícitos e objetivos).
Elaboração bem ruim !
-
"...quando um novo conhecimento passa a fazer parte da cultura da empresa, este é um processo..."
ou seja, há uma internalização deste conhecimento.
Internalização e Operacionalização = Tácito >>> Explícito (ou seja, a organização passa a adotar tal conhecimento/técnica)
Socialização e Compartilhamento = Tácito >>>Tácito (ou seja, eu compartilho com meu colega de trabalho)
Maaaaaaaaas, pra banca em questão... ... ... ... deixa quieto.
-
a)Do tácito para o tácito; Apesar de não concorda com o gabarito segue os comentários.
O conhecimento explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente, encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.
O conhecimento tácito é aquele que o indivíduo adquiriu ao longo da vida, que é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa e é subjetivo e inerente às habilidades de um funcionário.
DE TÁCITO PARA TÁCITO: Socialização – processo de criar conhecimento tácito comum a partir da troca de experiência.
DE TÁCITO PARA EXPLÍCITO: Externalização – processo de articular conhecimento tácito em conceitos explícitos. Geralmente essa articulação é efetuada através de metáforas, analogias, conceitos, hipóteses ou modelos.
DE EXPLÍCITO PARA EXPLÍCITO: Combinação – processo de agregar conhecimentos explícitos, novos ou já existentes, num sistema de conhecimento como um conjunto de especificações para um novo produto ou serviço.
DE EXPLÍCITO PARA TÁCITO: Internalização – processo de incorporar conhecimento explícito em tácito. Está geralmente relacionado com aprender fazendo.
Fonte: Labuta do dia-a-dia!
Não desistam!