SóProvas


ID
1502197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que concerne a planejamento estratégico, julgue o item subsequente.

A definição de papéis, responsabilidades e limites dos diversos sujeitos envolvidos no processo de análise e planejamento de uma situação concreta é considerada elemento fundamental do planejamento tradicional ou normativo.

Alternativas
Comentários
  • NO QUE CONCERNE O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

    blabla...... É CONSIDERADA ELEMENTO FUNDAMENTAL DO PLANEJAMENTO TRADICIONAL OU NORMATIVO??

    Achei a questão errada de cara. 

    E procurando encontrei esse texto:

    O “diagnóstico” tradicional, único e objetivo, já não existe mais, no lugar surgem várias explicações situacionais. Como os demais atores possuem capacidades diferenciadas de planejamento, a explicação da realidade implica em diferentes graus de governabilidade sobre o sistema social.

    Não há mais comportamentos sociais previsíveis e relações de causa-efeito estabelecidas. O “juízo estratégico” de cada ator determina a complexidade do jogo aberto e sem fim. A realidade social não pode mais ser explicada por modelos totalmente analíticos, a simulação estratégica assume nesse contexto uma relevância destacada.

    O Método do Planejamento Estratégico e Situacional é antes de tudo um potente enfoque metodológico, com alguns princípios e visões filosóficas sobre a produção social, a liberdade humana e o papel dos governos, governante e governados. A análise de problemas, a identificação de cenários, a visualização de outros atores sociais, a ênfase na análise estratégica são elementos fundamentais e diferenciadores do PES em relação a outros métodos de planejamento. O que é planejamento estratégico situacional? -  http://www.espacoacademico.com.br/032/32ctoni.htm

  • PLANEJAMENTO TRADICIONAL OU NORMATIVO

    É definido como mecanismo por meio do qual se obteria o controle dos fatores e das variáveis que interferem no alcance dos objetivos e resultados almejados. Nesse sentido, ele assume um caráter determinista em que o objeto do plano, a realidade, é tomada de forma estática, passiva, pois, em tese, tende a se submeter às mudanças planejadas.Compõe a marca desse planejamento:

    ● Há uma ênfase nos procedimentos, nos modelos já estruturados, na estrutura organizacional da instituição, no preenchimento de fichas e formulários, o que reduz o processo de planejamento a um mero formalismo.

    ● O planejador é visto como o principal agente de mudança, desconsiderando-se os fatores sociais, políticos, culturais que engendram a ação, o que se traduz numa visão messiânica daquele que planeja. Essa visão do planejador geralmente conduz a certo voluntarismo utópico.

    ● Ao mesmo tempo em que, por um lado, há uma secundarização das dimensões social, política, cultural da realidade, por outro lado, prevalece a tendência de se explicar essa realidade e as mudanças que nela acontecem como resultantes, basicamente, da dimensão econômica que a permeia.

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

    O planejamento estratégico concebe e realiza o planejamento dentro um modelo de decisão unificado e homogeneizador,seus elementos: 

    ● determinação do propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, com foco em priorizar a alocação de recursos

    ● análise sistemática dos pontos fortes e fracos da organização, inclusive com a descrição das condições internas de resposta ao ambiente externo e à forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento dessa organização

    ● delimitação dos campos de atuação da organização

    ● engajamento de todos os níveis da organização para a consecução dos fins maiores.

  • Só se fosse sobre o quanto os sujeitos iriam desembolsar nesse processo. Falou em normativo é só lembrar de números, lucros e manejos unicamente exatos.