SóProvas


ID
1502257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o próximo item, quanto às formas de registros mais comumente utilizadas pelo assistente social no cotidiano profissional.

Depois de anexado aos documentos relativos a um usuário, o relatório social elaborado pelo assistente social pode ser modificado, não sendo necessário informar ou justificar aos demais profissionais envolvidos no atendimento o motivo da referida alteração.

Alternativas
Comentários
  • Aqui, lanço minha dúvida: se temos autonomia para escolha de instrumentos, assim também, temos autonomia privativa de alterar algo (relatório social) que é da especificidade do profissional. Questão muito truncada, que merecia referencial.

  • concordo ....

  • Entendo que se há profissionais de outras áreas envolvidas, deve haver sim o diálogo entre eles sobre o caso a ser abordado. Não é que o profissional de serviço social precise de "autorização" dos demais para modificar seu relatório, mas após essa modificação, conversar com a equipe o pq dessa mudança, uma vez que a opinião dos envolvidos poderá auxiliar ainda mais na resolução do problema apresentado. Entendo que temos autonomia em relação a nossas atribuições privativas, mas n quer dizer que somos donos do saber. Informar a equipe que faz parte desse processo é primordial para todo o processo de emancipação do usuário e saída da sua atual condição de vulnerabilidade ou risco social.
  • QUESTAO..confusa mesmo...

  • cara esse prova do MPU 2010 ta OssO ja lascou meu desempenho deste meu simulado de 70 questão especifica. Torcer para ser um desvio padrão essa amostra. se não to lascado. 

  • No que concerne o relatório social, segundo destaca Eunice Teresinha Fávero (O estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciário, no penitenciário e na previdência social. CFESS orgs. 11ª edição - São Paulo: Cortez, 2014), este documento emitido por assistente social contém informações, interpretações e análises acerca de determinada situação ou expressão da questão social. Dependendo de cada caso, este documento pode trazer de forma mais detalhada ou breve o assunto abordado, o que pode variar para cada estudo e sua finalidade. Este documento subsidiará e elucidará aquela situação e estará contido nos autos processuais, contribuindo para a decisão acerca de medidas protetivas e socioeducativas, por exemplo. Observando que o relatório estará disponível para outros profissionais, o assistente social deve avaliar, de acordo com seus preceitos éticos, o que deve ou não compor este documento. Além disso, caso seja necessária alguma modificação, esta deve ser informada a todos em questão, já que outros profissionais possuirão acesso a este documento e que o mesmo irá interferir no processo de decisão, o que pode modificar substantivamente a vida daqueles envolvidos, assegurando ou negando seus direitos.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Autor: Victória Sabatine, Mestre em Serviço Social (UFJF), Doutoranda em Serviço Social pela UFRJ, Assistente Social e Professora de Serviço Social , de Serviço Social

    No que concerne o relatório social, segundo destaca Eunice Teresinha Fávero (O estudo social - fundamentos e particularidades de sua construção na Área Judiciária. In: O estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos: debates atuais no judiciário, no penitenciário e na previdência social. CFESS orgs. 11ª edição - São Paulo: Cortez, 2014), este documento emitido por assistente social contém informações, interpretações e análises acerca de determinada situação ou expressão da questão social. Dependendo de cada caso, este documento pode trazer de forma mais detalhada ou breve o assunto abordado, o que pode variar para cada estudo e sua finalidade. Este documento subsidiará e elucidará aquela situação e estará contido nos autos processuais, contribuindo para a decisão acerca de medidas protetivas e socioeducativas, por exemplo. Observando que o relatório estará disponível para outros profissionais, o assistente social deve avaliar, de acordo com seus preceitos éticos, o que deve ou não compor este documento. Além disso, caso seja necessária alguma modificação, esta deve ser informada a todos em questão, já que outros profissionais possuirão acesso a este documento e que o mesmo irá interferir no processo de decisão, o que pode modificar substantivamente a vida daqueles envolvidos, assegurando ou negando seus direitos.

    RESPOSTA: ERRADO