SóProvas


ID
150226
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Na comunicação TCP/IP, usando o protocolo TCP para o transporte de dados, têm-se:

I. Serviço orientado por conexão; uma sessão é estabelecida entre os hosts.

II. Garantia da entrega através do uso de confirmações e entrega sequenciada dos dados.

III. Maior rapidez que o UDP, necessitando de baixa sobrecarga e podendo oferecer suporte à comunicação ponto a ponto e ponto a vários pontos.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • O TCP caracteriza-se justamente por um protocolo orientado à conexão. As máquinas trocam inicialmente  pacotes de controle para estabelecimento da conexão e então passam a transferir pacotes. Diferentemente do protocolo UDP o TCP caracteriza-se por garantia de entrega de dados e na ordem correta. Pelo fato do TCP trocar pacotes de controle para estabelecimento de conexão e pacotes para confirmação da entrega dos dados ele torna-se menos ágil que o UDP. Disto temos que a alternativa III está errada, enquanto as alternativas I e II estão corretas.
  • Letra B.

    As características fundamentais do TCP são:

    Orientado à conexão - A aplicação envia um pedido de conexão para o destino e usa a "conexão" para transferir dados. Ponto a ponto - uma conexão TCP é estabelecida entre dois pontos. Confiabilidade - O TCP usa várias técnicas para proporcionar uma entrega confiável dos pacotes de dados, que é a grande vantagem que tem em relação ao UDP, e motivo do seu uso extensivo nas redes de computadores. O TCP permite a recuperação de pacotes perdidos, a eliminação de pacotes duplicados, a recuperação de dados corrompidos, e pode recuperar a ligação em caso de problemas no sistema e na rede. Full duplex - É possível a transferência simultânea em ambas direções (cliente-servidor) durante toda a sessão. Handshake - Mecanismo de estabelecimento e finalização de conexão a três e quatro tempos, respectivamente, o que permite a autenticação e encerramento de uma sessão completa. O TCP garante que, no final da conexão, todos os pacotes foram bem recebidos. Entrega ordenada - A aplicação faz a entrega ao TCP de blocos de dados com um tamanho arbitrário num fluxo (ou stream) de dados, tipicamente em octetos. O TCP parte estes dados em segmentos de tamanho especificado pelo valor MTU. Porém, a circulação dos pacotes ao longo da rede (utilizando um protocolo de encaminhamento, na camada inferior, como o IP) pode fazer com que os pacotes não cheguem ordenados. O TCP garante a reconstrução do stream no destinatário mediante os números de sequência. Controle de fluxo - O TCP usa o campo janela ou window para controlar o fluxo. O receptor, à medida que recebe os dados, envia mensagens ACK (=Acknowledgement), confirmando a recepção de um segmento; como funcionalidade extra, estas mensagens podem especificar o tamanho máximo do buffer no campo (janela) do segmento TCP, determinando a quantidade máxima de bytes aceita pelo receptor. O transmissor pode transmitir segmentos com um número de bytes que deverá estar confinado ao tamanho da janela permitido: o menor valor entre sua capacidade de envio e a capacidade informada pelo receptor.

  • III. Maior rapidez que o UDP, necessitando de baixa sobrecarga e podendo oferecer suporte à comunicação ponto a ponto e ponto a vários pontos.

     UDP: MAIS LENTO MAIS OVERHEAD E SUPORTA APENAS COMUNICAÇÃO PONTO A PONTO