SóProvas


ID
1502275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sempre fui avesso à epidemiologia. Relutei anos a fio para não me tornar um caso, um número perdido, sem corpo, sem alma, sem endereço. Cada vez que ouvia os dados da epidemia, pensava: em qual desses números fui classificado? Em qual grupo de risco fui jogado? Recusava-me a aceitar que havia me transformado em um dado epidemiológico, tratado nas equivalências de cortes de incidências e coeficientes populacionais. Naquele dia, tive certeza disso.

Gerson Winkler. As Colchas. In: Vidas em crônica. Internet: < www.aids.gov.br> (com adaptações).

Considerando o texto acima acerca da AIDS e as especificidades que a envolvem, julgue o item que se segue.

A estratégia da abordagem sindrômica das doenças sexualmente transmissíveis (DST) vem sendo adotada pelo Ministério da Saúde, por meio da realização do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, com o objetivo de se reduzir o risco de disseminação e se prevenirem sequelas.

Alternativas
Comentários
  • Visando minimizar as deficiências dos serviços de saúde, em especial no que se refere à habilidade do profissional para diagnosticar corretamente DST, instituir o tratamento adequado e garantir o retorno aprazado do usuário. Desde o início dos anos 90 a OMS tem recomendado a adoção da abordagem sindrômica, uma estratégia baseada em sinais e sintomas descritos pelo usuário, que prevê diagnóstico e tratamento com utilização de medicamentos, padronizados, visando atingir o(s) agente(s) etiológico(s), quaisquer sejam este(s) (WHO, 2001). Desde 1993 o Brasil adotou esta estratégia, realizando um enorme esforço para capacitação de serviços e profissionais na incorporação desta tecnologia. Entretanto, a utilização da abordagem sindrômica tem algumas limitações. A primeira, e talvez a mais importante, é a de que depende de sintomatologia, o que exclui a maior parte das mulheres, em quem a maioria das DST pode ser assintomática; a segunda, essa estratégia pressupõe a disponibilidade dos medicamentos padronizados para instituição imediata do tratamento, fato que não é constante nos serviços de saúde; e a terceira, alguns profissionais relutam em realizar a abordagem sindrômica, argumentando que esta é uma tecnologia a ser adotada em países com uma maior escassez de recursos em saúde que o Brasil.

    http://www.aids.gov.br/sites/default/files/14_atencaoasdstemmulheres.pdf

  • Item correto. Descreveu todas as vertentes da abordagem sindrômica. De fato, ela é um método propagado pelo Ministério da Saúde que tem por finalidade intervir na cadeia de transmissão, reduzindo a disseminação. Além disso, também preconiza a prevenção e o aconselhamento.

    RESPOSTA: CERTO