SóProvas


ID
1502410
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O capitalismo contemporâneo, marcado pela mundialização, pela reestruturação produtiva e pelo neoliberalismo, é mais um momento de sono da razão na história da humanidade, em nome da fantasia do consumo, como se o mercado fosse a única possibilidade de plena realização da felicidade.

E. Behring. Acumulação capitalista, fundo público e política social. : Boschetti et al. (orgs.). Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009 (com adaptações).

A partir das ideias do texto acima e dos assuntos a elas relacionados, julgue o  item..

A ofensiva neoliberal trouxe ao Brasil, a partir do Plano Diretor da Reforma do Estado (PDRE), a estratégia de reestruturação do capital para saída da crise que teve início na década de 70 do século XX.

Alternativas
Comentários
  • Crise internacional do sistema capitalista, que ocorreu entre as décadas de 1970 e 1980, que foi marcada pela ruptura do padrão de acumulação vigente desde o pós-guerra. Esse período se caracteriza, na esfera da produção, predominantemente, pelo modelo fordistataylorista e pela organização de um padrão de intervenção estatal keynesiano. Isso significa que a produção industrial se dá em série, por meio de produtos padronizados para consumo de massa. Neste sistema produtivo, é possível racionalizar a produção e aplicar a ciência ao trabalho humano, através do estudo dos movimentos e do padrão rigoroso de tempo na execução das tarefas. 

    Em 1995 é eleito Fernando Henrique Cardoso (FHC) que, sob o argumento da crise do Estado, dá seguimento ao projeto neoliberal do governo Collor. Para tanto, sistematiza uma ampla reforma na máquina estatal - formulada pelo então ministro da Reforma do Estado, o economista Bresser Pereira - explicitada no Plano Diretor da Reforma do Estado do Ministério da Administração e Reforma do Estado (PDRE-Mare), o qual defendia e estabelecia diretrizes para a reforma administrativa do Estado brasileiro.

     O modelo denominado de Estado social-liberal, por Bresser Pereira que, contraditoriamente, renega oficialmente os princípios neoliberais, propõe um pacto de modernização que pressupõe liberalização comercial, privatizações, disciplina fiscal, estabilização monetária (Plano Real) e reforma gerencial do Estado. Os fundamentos desse ideal de Estado indicam claramente a retração do mesmo, a mercantilização e a submissão dos direitos sociais à racionalidade econômica, ou seja, um retrocesso na construção democrática.  


  • CRISE DO CAPITALISMO INTERNACIONAL=1970 - INICIO DO SÉCULO XX

    PDRE - PLANO DIRETOR DE REFORMA DO APARELHO DO ESTADO INCORPORADO POR FERNANDO HENRIQUE CARDOSO EM 1995

  • O que teve início na década de 70 do século XX? A crise !!

  • Gabarito: certo.

    "A crise do Estado teve início nos anos 70, mas só nos anos 80 se tornou evidente." (PDRAE, p. 10)

  • Gabarito: certo.

    "A crise do Estado teve início nos anos 70, mas só nos anos 80 se tornou evidente." (PDRAE, p. 10)