SóProvas


ID
1502548
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-PE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A empresa Tudo Mais, que atua na prestação de serviço de terraplanagem, sediada no Estado do Paraíba, adquiriu da empresa Machine Express, sediada nos Estados Unidos, um trator de esteira para utilizar na exploração de sua atividade, tendo o equipamento ingressado no país por meio do Porto de Suape, no Estado do Pernambuco. Nesse caso,

Alternativas
Comentários
  • Ao tratar do ICMS, a Constituição Federal aduz no art. 155, § 2.º, IX "a" que " incidirá também: a) sobre a entrada de bem ou mercadoria importados do exterior por pessoa física ou jurídica, ainda que não seja contribuinte habitual do imposto, qualquer que seja a sua finalidade, assim como sobre o serviço prestado no exterior, cabendo o imposto ao Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário da mercadoria, bem ou serviço;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 33, de 2001).

  •  Artigo 11, I, “d”, da lei Kandir, uma vez que a entrada física da mercadoria ocorreu em estabelecimento situado no Estado da Paraíba. Gabarito: B.

  • A princípio, "soou" mal pra mim e me gerou dúvida a colocação da FCC: " na condição de contribuinte", pois a Tudo Mais, como prestadora de serviço de terraplanagem é contribuinte do ISS (lei complementar 116). 

    Porém, olhei com mais "carinho" na Kandir (lei 87) e dai encontrei a justificativa para tal afirmação:

           Art 4º...

    Parágrafo único. É também contribuinte a pessoa física ou jurídica que, mesmo sem habitualidade ou intuito comercial:  

    I – importe mercadorias ou bens do exterior, qualquer que seja a sua finalidade;  


    Bons estudos! ;)



  • O sujeito ativo da relação jurídico-tributária do ICMS é o Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário jurídico da mercadoria (alinea "a" do inciso IX do §2º do art 155 da Carta de Outubro); pouco importando se o desembaraço aduaneiro ocorreu por meio de ente federativo diverso. (STF, RE 299.079, RJ, Primeira Turma, Rel. Min. Carlos Britto, Julgamento em 30/06/2004)

  • Não confundir:

    - momento do fato gerador: desembaraço aduaneiro (art. 12, IX, LC 87/96)

    - sujeito ativo do crédito tributário: Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário da mercadoria, bem ou serviço (CF, art. 155, parág.2, IX, a)

  • Letra (b)

     

    “AGRAVO REGIMENTAL NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO. ICMS. IMPORTAÇÃO. SUJEITO ATIVO. ALÍNEA "A" DO INCISO IX DO § 2º DO ART. 155 DA CONSTITUIÇÃO DO BRASIL. REEXAME DE FATOS E PROVAS. IMPOSSIBILIDADE EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. 1. O Supremo Tribunal Federal fixou jurisprudência no sentido de que o sujeito ativo da relação jurídico-tributária do ICMS é o Estado onde estiver situado o domicílio ou o estabelecimento do destinatário jurídico da mercadoria importada, pouco importando se o desembaraço aduaneiro ocorreu por meio de outro ente federativo. Precedentes. (...) Agravo regimental a que se nega seguimento” (RE 598.051-AgR, Rel. Min. Eros Grau, Segunda Turma, DJ 29.5.2009

  • Gabarito do Direito Tributário do Ricardo Alexandre, questão 80, capítulo 5 está com o gabarito errado.

  • O contribuinte do ICMS na importação, como já vimos, é a pessoa física ou jurídica que, mesmo sem habitualidade ou intuito comercial importe mercadorias ou bens do exterior, qualquer que seja a finalidade. Portanto, a empresa Tudo Mais está na condição de contribuinte. Fundamento legal:

    Art. 4, Parágrafo único. É também contribuinte a pessoa física ou jurídica que, mesmo sem habitualidade ou intuito comercial:

    I – Importe mercadorias ou bens do exterior, qualquer que seja a sua finalidade;

    Para definir a qual Estado cabe o imposto, vamos verificar o que diz a Lei Kandir no que se refere ao local da operação:

    Art. 11. O local da operação ou da prestação, para os efeitos da cobrança do imposto e definição do estabelecimento responsável, é: 

    I - Tratando-se de mercadoria ou bem:

    d) importado do exterior, o do estabelecimento onde ocorrer a entrada física;

    e) importado do exterior, o do domicílio do adquirente, quando não estabelecido;

    O local da operação será o do estabelecimento onde ocorrer a entrada física do trator ou o domicílio da empresa Tudo Mais, quando não houver estabelecimento. Portanto, o imposto é devido ao estado da Paraíba, pois a empresa está localizada no território desse ente tributante.

    Resposta: B

  • Mas quem paga ICMS não e quem vende ( sim , é incluso na mercadoria ) porém isso não te torna o contribuinte de direito e e isso que a empresa perguntou …