SóProvas


ID
1502779
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

A Lei nº 12.010/09, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, tornou obrigatória, como parte do processo de habilitação para adotar crianças e/ou adolescentes, a participação em grupos reflexivos de apoio à adoção, bem como a necessidade de avaliação dos postulantes à adoção pela equipe técnica do Juízo.

Sobre o trabalho das equipes técnicas, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve propiciar a flexibilização do perfil do filho idealizado, oportunizando reflexões sobre as adoções tardias e/ou adoções necessárias.

II. Deve elaborar terapeuticamente o luto viril, necessariamente decorrente da incapacidade biológica de gerar homens.

III. Deve apoiar o(s) adotante(s) na constituição de vínculos com o(s) adotando(s), auxiliando-os a lidar com as necessidades e dificuldades psicológicas e afetivas que podem surgir nesse processo.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Quero crer que isso não é matéria da área jurídica... =(

  • necessariamente decorrente da incapacidade biológica de gerar homens". Isso está ambiguo não?

  • Gabarito Letra C ECA. Art. 197-C. Intervirá no feito, obrigatoriamente, equipe interprofissional a serviço da Justiça da Infância e da Juventude, que deverá elaborar estudo psicossocial, que conterá subsídios que permitam aferir a capacidade e o preparo dos postulantes para o exercício de uma paternidade ou maternidade responsável, à luz dos requisitos e princípios desta Lei. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência § 1o É obrigatória a participação dos postulantes em programa oferecido pela Justiça da Infância e da Juventude preferencialmente com apoio dos técnicos responsáveis pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar, que inclua preparação psicológica, orientação e estímulo à adoção inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência § 2o Sempre que possível e recomendável, a etapa obrigatória da preparação referida no § 1o deste artigo incluirá o contato com crianças e adolescentes em regime de acolhimento familiar ou institucional em condições de serem adotados, a ser realizado sob a orientação, supervisão e avaliação da equipe técnica da Justiça da Infância e da Juventude, com o apoio dos técnicos responsáveis pelo programa de acolhimento familiar ou institucional e pela execução da política municipal de garantia do direito à convivência familiar. (Incluído pela Lei nº 12.010, de 2009) Vigência
  • Luto viril? Incapacidade biológica de gerar homens??? Gente, que porra é essa??? Masturbação mental pura da fgv!!

  • Na assertiva II fica evidente que o examinador tava doidão kkkkkkkk

     

  • QUE DOIDEIRA É ESSA??????? AHUAHUAHAUAHAUAH

  • * ALTERNATIVA CERTA: "c".

    ---

    * EMBASAMENTO LEGAL DO ENUNCIADO: ECA, art. 197-C, caput + § 1º.

    ---

    * COMENTÁRIOS À QUESTÃO: Pessoal, não há nada demais com a abordagem da questão, tendo em vista que ela foi elaborada para realização de uma prova para PSICÓLOGO. Ademais, o enunciado da questão não a limitou ao ECA.

    ---

    Bons estudos.

  • Pesquisei e não achei nada sobre "luto viril"

    kkkkkkkkkk

  • google define luto viril assim:

    Frente a uma perda de um filho, o homem assume uma postura de apoio da mulher. Esta postura de apoio, o homem é cobrado inconscientemente por uma postura firme, viril e não pode ceder à tristeza. O auxílio da superação ao trauma da mulher faz com que muitos sofram “calados”.28 de jan. de 2019

    achei tb que quando os adotantes querem adotar pq são inférteis ou pq seu filho biológico morreu é pior para a criança adotanda pois ela estará ali para ocupar o lugar daqueles que não podem estar. isso é ruim para a criança a ser adotada. Melhor adotar pq quer mesmo e não para ocupar o lugar de outra criança.

    mas acho que isso não cai pra nós da area juridica