SóProvas


ID
1502782
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

“A noção de exclusão, bastante polissêmica, compreende fenômenos tão variados que nós podemos nos perguntar até onde se justifica falar ou tratar de exclusão em geral, o que suporia juntar todos os processos que ela implica ou todas as formas que ela toma em uma mesma alternativa. (...) Há pelo menos um nível em que uma abordagem única da exclusão pode fazer sentido: o nível das interações entre pessoas e entre grupos, que dela são agentes ou vítimas. Este nível é próprio da Psicologia Social.”

(JODELET, D. Os processos psicossociais da exclusão. IN SAWAIA, B. (org). As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2011).

Sobre o fenômeno da exclusão, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • resposta d) 
    .
    O erro da e)
    Preconceito “é o conjunto de crenças, atitudes e comportamentos que consiste em atribuir a qualquer membro de determinado grupo humano uma característica negativa, pelo simples fato de pertencer àquele grupo: a característica em questão é vista como essencial, definidora da natureza do grupo, e portanto adere indelevelmente a todos os indivíduos que o compõem” (MEZAN, 1998, p. 226).
    fonte: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1414-98932003000200002&script=sci_arttext
  • a) Suscitada por desigualdades sociais contextualizadas da própria época dos autores

    b) Não desconsidera!

    c) Runciman (1966) foi responsável por um importante desenvolvimento da teoria da privação relativa, quando propôs a divisão do fenômeno em duas categorias: privação egoística e privação fraterna. A privação egoística situa-se numa esfera individual, pois corresponde à comparação que o indivíduo faz dele mesmo com outros. A privação fraterna, por sua vez, decorre das comparações coletivas, entre o grupo de pertencimento do indivíduo e outros grupos sociais. 

    e) Apenas uma questão conceitual. Não ser exatamente nas palavras que os autores falam.

  • Gab D

    A Psicologia Social não opõe a interpretação psicológica às interpretações socio-históricas, culturais ou econômicas.