SóProvas


ID
1502935
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

São várias as modalidades de equipes de trabalho. A equipe de risco é aquela constituída por:

Alternativas
Comentários
  • GAB:E

    Nunca ouvi falar em "Equipe de Risco", e nem o google também.

    Segundo Ribas e Salim(2015), as EQUIPES  são divididas em três tipos:
    Equipes multifuncionais/interfuncionais;
    Equipes virtuais; e
    Equipes de trabalho autogerenciadas: que mais se aproxima da descrita na opção E

  • Equipes do tipo força-tarefa

    Equipes multifuncionais
    Equipes de projetos
    Equipes de processos
    Equipes de resolução de problemas e melhoria
    Equipe funcional-cruzada ou interfuncional
    Equipes autogerenciadas
    Equipes virtuais/em rede
  • Essa é por lógica... Novos empreendimentos... a cargo dos funcionários = risco.

  • Equipes de risco: criadas como estratégias para promover o espírito empreendedor...

    https://books.google.com.br/books?id=lB-HCgAAQBAJ&pg=PT100&lpg=PT100&dq=equipes+de+risco+Equipes+autogerenciadas&source=bl&ots=YU6XsH0n7X&sig=cthgob37xDiz6l7i0oD4-0QsFo0&hl=pt-BR&sa=X#v=onepage&q=equipes%20de%20risco%20Equipes%20autogerenciadas&f=false

  • Equipes de risco: criadas como estratégias para promover o espírito empreendedor, reúnem talentos especiais, tem autonomia para atingir seus objetivos (inclusive orçamentária); em geral são responsáveis pela apresentação de inovações na organização.

    (Macedo, I.I.) Aspectos comportamentais da gestão de pessoas.

  • A) pessoas que executam tarefas similares, em uma mesma unidade organizacional, com poucas funções bem definidas (Equipes funcionais)

    B) especialistas de diferentes áreas com o intuito de desenvolver uma atividade específica sem relação com a estratégia da empresa (Equipes multifuncionais/interfuncionais)

  • TIPOS DE EQUIPES

     

    EQUIPES FUNCIONAIS: compõem-se de pessoas que executam tarefas similares, numa mesma unidade organizacional; se, por um lado, a troca de informações sobre procedimentos possibilita a cooperação, por outro, o domínio de uma estreita gama de tarefas pode limitar os ganhos de produtividade.

    EQUIPE FLUXO DE TRABALHO/ CÉLULA: ao integrar todas as atividades necessárias à fabricação de um produto ou à prestação de um serviço, esse modelo favorece os processos de melhoria da qualidade e de aumento da produtividade, permitindo estabelecer sua efetiva contribuição para os resultados.

     

     

    EUIPES MUITIFUNCIONAIS: contam com a participação de especialistas  de varias áreas com o objetivo de desenvolver atividade especifica, motivo pelo qual são também conhecidas como equipe de projetos.

    EQUIPES TEMPORÁRIAS: são força-tarefa criadas para levar a cabo uma distribuição, sem características de continuidade, podendo envolver pessoas de diferentes áreas que dedicam parte do seu tempo produtivo a esse fim.

    EQUIPES AUTOGERENCIADAS: têm ampla autonomia para tomar decisões visando à melhoria dos resultados, bem como para contratar pessoas e utilizar recursos; vêm-se tronando indispensáveis devido à crescente complexidade das operações, o que exige decisões rápidas.

    EQUIPES REDE/VIRTUAIS: são comuns em organizações com sede em diferentes lugares e que utilizam os recursos da tecnologia da informação para que seus membros mantenham contato entre si; aqui é importante promover encontros frequentes, de modo a facilitar os relacionamentos interpessoais.

    EQUIPE DE RISCO: criada com estratégia para promover o espirito empreendedor, reúnem talentos especiais, que podem até vir a fazer parte da estrutura organizacional; têm ampla autonomia para administrar seu próprio orçamento e atingir os objetivos; [...].

    EQUIPES VERDADEIRAS: segundo Katzenbach (2000), quando a importância relativa dos produtos do trabalho coletivo aumentar, uma equipe verdadeira demandará que a liderança passe as mãos do integrante ou integrantes mais adequados, de acordo com a tarefa em questão; [...].

     

    Fonte: Livro - Aspectos comportamentais da gestão de pessoas (Por Ivanildo Izaias de Macedo)

  • Tipos de equipes:

    Funcionais Cruzadas: são compostas de pessoas vindas de diversas áreas das empresas (marketing, produção, finanças, engenharia) e são formadas para alcançar um objetivo específico por meio de um mix de competências.

     

    Projetos: são formadas especialmente para desenhar um novo produto ou serviço.

     

    Autodirigidas: são compostas de pessoas altamente treinadas para desempenhar um conjunto de tarefas interdependentes dentro de uma unidade natural de trabalho.

     

    Força-Tarefa: a força-tarefa é designada para resolver imediatamente um problema. O grupo fica responsável por um plano de longo prazo para a resolução do problema que pode incluir a implementação da solução proposta.

     

    Melhoria de Processos: com pessoas de diferentes departamentos ou funções encarregadas de melhorar a qualidade, reduzir custos, incrementar a produtividade em processos que afetam todos os departamentos ou funções envolvidas. Os membros são designados pelo nível superior.

    GESTÃO DE PESSOAS, CHIAVENATO

  • empreendimento = RISCO. Dica pra quem chutou rs

     

  • Equipes de riscos são aquelas criadas para novos empreendimentos, possuindo autonomia para alcançar os resultados e gerenciar seus orçamentos. é exatamente a definição que está na alternativa E.

    GABARITO: E.



  • As equipes de risco, segundo Macedo, são aquelas criadas com estratégia para promover o espírito empreendedor, reunindo talentos especiais, os quais podem ou não fazer parte da estrutura organizacional, mas têm ampla autonomia para administrar seu próprio orçamento e atingir os objetivos definidos. Assim, quando o enunciado do item e) fala em foco em novos empreendimentos, retrata esse espírito empreendedor, bem como ressalta a autonomia que esses membros têm para gerir o orçamento e alcançar os resultados.

    Gabarito: E

  • LETRA E

    É uma equipe de risco, estão lidando com algo novo, que nunca enfrentaram ou não tenham noção de como lidar e se comportar

    RUMO A PMCE 2021

  • A questão pede o conceito de equipes de risco. Vamos analisar as alternativas:

    Alternativa A. Errado. A alternativa descreve equipe funcional.

    Alternativa B. Errado. A alternativa descreve as equipes multifuncionais.

    Alternativa C. Errado. A alternativa descreve as equipes de melhorias de processo.

    Alternativa D. Errado. Essa alternativa não descreve um tipo específico de equipe. Considerando que é uma equipe composta por funcionários de mesmo nível hierárquico, mas de áreas diferentes podemos classificar essa equipe como nas equipes multifuncionais.

    Alternativa E. Certo. Equipes de risco são equipes especializadas em atuar em atividades que envolvem riscos maiores. Novos empreendimentos são inerentemente arriscados, afinal, não há previsibilidade acerca da aceitação dos produtos no mercado.

    Gabarito: E