SóProvas


ID
1502944
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao decidir abrir uma subsidiária em outro país, ou adquirir outras empresas, um executivo pode estar motivado apenas pelo próprio interesse de ampliar o tamanho de sua empresa e o volume de recursos sob seu controle, contrariando os interesses dos acionistas de maximizar o valor das ações e a lucratividade. Esse evento, descrito na teoria de custos de transação como oportunismo gerencial, pode ser definido como:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Teoria dos Custos de Transação – Mostra que existem custos além dos custos de produção associados ao funcionamento dos mercados. Parte de 2 pressupostos comportamentais que a distinguem da abordagem tradicional:

    ·  Oportunismo: Jogo não cooperativo onde a informação que um agente possa ter sobre a realidade não acessível a outro  agente pode permitir que o primeiro desfrute de algum beneficio monopolístico.

    ·  Racionalidade limitada: Devido aos limites cognitivo que caracterizam os agentes, não é possível o estabelecimento de contratos que deem conta de todas as contingências futuras.


    http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/sociaisehumanas/article/viewFile/3887/pdf

  • Letra A
    Teoria dos custos consiste em:

    -  Racionalidade limitada dos agentes econômicos: Na questão esta definição está explícita na racionalidade limitada dos acionistas.- Oportunismo presente nas ações dos agentes econômicos: Esta definição está representada pelo executivo que notou a oportunidade de aumentar o lucro da empresa.http://www.ie.ufrj.br/grc/pdfs/custos_de_transacao_e_impactos_sobre_politica_de_defesa_da_concorrencia.pdf
  • "De acordo com Williamson, existem dificuldades encontradas pelas empresas na realização dessas transações, sendo que este fato surge de dois elementos essenciais, que estão na origem da existência dos custos de transação. O primeiro deles está relacionado ao comportamento dos indivíduos e o segundo relacionado a uma questão ambiental, ligada propriamente à transação. Em relação à dimensão comportamental, a teoria tem como pressuposto o fato dos homens possuírem uma racionalidade limitada e estarem propensos ao oportunismo. Na primeira característica, os homens agem de maneira racional, mas não o suficiente para tomar ações racionais o tempo todo, pois não têm conhecimento integral sobre o que acontece no ambiente e não conseguem agir para obter a solução que maximiza a eficiência. Assim, surge um espaço para o desenvolvimento de um comportamento oportunista, de tal forma que se consiga obter vantagem de informações assimétricas, bastante freqüentes nas transações. Portanto, os indivíduos são os agentes que buscam ocultar informações importantes para que os contratos sejam cumpridos, além de levar a outra parte envolvida a uma situação errada, de tal forma que consigam privilegiar seus próprios interesses. "

  • "assimetria de informação, é o que ocorre quando a informação necessária para que compradores e vendedores cheguem ao "equilíbrio" não está igualmente distribuída entre todos os participantes de mercado.  Akerlof fornece o exemplo do mercado de carros usados (daí o "limões" do título de sua monografia; "limões" são uma gíria para carros usados em mau estado, mas que apenas os donos sabem dessa condição)".

  • Teoria da agência: Segundo Jensen e Meckling, em Theory Of The Firm: managerial behavior, agency costs and ownership structure, a Teoria da Agência considera que em qualquer tipo de organização, em todos os níveis de gestão, sempre há necessidade de se manter pessoas (agentes) com autoridade para tomar decisões, com vistas ao atingimento das finalidades propostas...

    ...A raíz do problema da agência está no conflito de interesses entre agentes e principais, sendo este oriundo da ​Assimetria de Informações. Esta ocorre quando uma das partes envolvida em uma transação econômica detém informação de forma exclusiva, usando-a de forma a obter benefícios próprios e prejudicando a outra parte. Essa assimetria pode ser de duas formas: 1 - Seleção adversa: que ocorre antes de uma transação econômica se concretizar. 2 - Risco moral: que ocorre depois da concretização da transação econômica...

  • oportunismo gerencial, é a busca dos interesses pessoais por meio de logro (ou seja, astúcia, artimanha ou engodo) onde o oportunismo é representado por uma inclinação em direção a comportamentos egocêntricos (http://www.rolnei.adm.br/media//DIR_20228/68ae34127fc45aebffff81c9ffffd524.pdf). A questão diz (...um executivo pode estar motivado apenas pelo próprio interesse de ampliar o tamanho de sua empresa e o volume de recursos sob seu controle, contrariando os interesses dos acionistas de maximizar o valor das ações e a lucratividade), o que demonstra seu egocentrismo.

  • Matheus, não tem como explicar essas questões, ninguém sabe o certo. Apenas se tenta pensar o que a banca pensou rsrsrsrs

    Mas é tio de questão mata rato

  • Pode pedir ajuda às cartas ?

  • Engraçado que nas aulas proposta pelo QC não tem nada sobre este assunto.