SóProvas


ID
1502959
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A gestão de uma política pública engloba três fases, o planejamento, a implementação e a avaliação. Define-se avaliação como a mensuração e análise dos efeitos produzidos na sociedade pelas políticas públicas, especialmente no que se refere às realizações obtidas e às consequências previstas e não previstas, desejadas ou indesejadas, diretas ou indiretas, induzidas a curto ou longo prazo e que, em função de critérios bem definidos, acrescenta um juízo de valor sobre seus efeitos. Diferentes critérios podem ser utilizados para distinguir diversos tipos de avaliação, sendo um deles o agente avaliador.

O método de avaliação em que representantes de organismos e partes interessadas (incluindo os beneficiários) trabalham juntos no desenho, execução e interpretação é a avaliação:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B). Segundo Guia para Avaliações de Projectos e Programas "Avaliação participativa Método de avaliação segundo o qual os representantes das agências doadoras e as partes interessadas (stakeholders) (incluindo os beneficiários) trabalham em conjunto para conceber e conduzir uma avaliação e dela retirar conclusões."

  • Se todos as partes interessadas participam, independentemente de quem são ou quem representam, só pode ser participativa.

    Gabarito LETRA "B".

  • Complementando:

    Ex- post ou somativas: Programa já está implementado, alocação de recursos, resutados esperados.

     

    Formativas: Inovação, apoio melhor a gestão, implementação e desenvolvimento do programa, medida que a otimização dos recursos públicos acontecem.

     

    Externa ou interna: podem ser diferenciadas segundo a participação ou não do avaliador na equipe executora do projeto. 

     

    Mista: pode combinar os dois tipos de pessoas. 

     

    Participativa: incorpora os beneficiários.

  • Qual seria exatamente a diferença da participativa para a mista??