-
Gabarito 'a'.
Em arquivamento geográfico também se usa alfabetação!
-
Capital não é antes das outras cidades?
-
Concordo com Guilherme.
No método geográfico que tem por referência o Estado, a cidade q precede seria a Capital, e na sequência viriam as demais cidades em ordem alfabética.
No caso ficaria:
6. Bahia - Salvador (Capital)
3. Bahia - Itabuna
7. Pernambuco - Recife
1. Rio Grande do Sul - Porto Alegre (Capital)
4. Rio Grande do Sul - Pelotas
5. São Paulo - Campinas
2. São Paulo - São José dos Campos
-
ordem de acordo com os Estados letra A!
-
A ordem correta é, de fato, 6/3/7/1/4/5/2, pois o método geográfico por estados prioriza as capitais – ou seja, só depois de colocarmos a capital em primeiro que devemos seguir com a ordem alfabética das cidades (por países é a mesma coisa. Se fosse por cidades, seria só a ordem alfabética). Como a banca não considerou isso, a letra A ficou sendo o gabarito (as outras alternativas também estão completamente erradas).
De qualquer forma, a questão deveria ter sido anulada.
(Leitura recomendada: Arquivologia para Concursos – Renato Valentini, 2013 ⇨ Capítulo 5 – Métodos de Arquivamento)
-
Mas a capital tem preferencia,oxi!
-
A letra A deve tá certa,pois mesmo capital tendo prioridade,senão me engano num material q estudei tem dois modos de ordenar.
Vou até procurar o material e estudar de novo.
-
Tá tudo errado!!! M´todo por Estado a capital tem preferência!! Questão chula!!!!! Mas não dá pra discutir com uma banca chamada "Concesp"
-
Na verdade o arquivamento deveria ser por Estado, capital e depois a cidade (que não a capital). Ficaria assim: 6, 3, 7, 1, 4, 5, 2
-
Obs.: julgamento recente do STF no HC 154.248
"A decisão do STF reafirma a posição do STJ que firmou o entendimento de que a injúria racial é uma modalidade do crime de racismo e portanto não pode estar sujeito aos prazos decadenciais que incidem sobre os crimes contra honra, subordinando-se ao inciso XLII do artigo 5º da Constituição Federal que estabelece que 'a prática do racismo constitui crime inafiançável e imprescritível'."