SóProvas


ID
1503976
Banca
FCC
Órgão
TCE-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Grupo de pessoas ligadas informalmente pelo conhecimento especializado e compartilhado e pela paixão por um empreendimento conjunto. [...] inevitavelmente [...] seus participantes compartilham experiências e conhecimento com liberdade e criatividade, incentivando novas abordagens para os problemas.

A definição acima refere-se

Alternativas
Comentários
  • C) segundo o copia e cola da FCC.

    O Método OKA conta com três elementos básicos: i) pessoas; ii) processos; e iii) sistemas. Cada elemento é constituído por dimensões. São 14 no total, a saber: l pessoas: i) cultura e inventivos; ii) identificação e criação do conhecimento; iii) compartilhamento do conhecimento; iv) comunidades de prática e equipes de conhecimento; e v) conhecimento e aprendizagem;l processos: vi) liderança e estratégia; vii) fluxo de conhecimento; viii) operacionalização do conhecimento; ix) alinhamento; e x) indicadores e monitoramento; l sistemas: xi) infraestrutura tecnológica da GC; xii) infraestrutura de acesso ao conhecimento; xiii) gestão de conteúdo; e xiv) infraestrutura do ambiente de GC.


    OBS: Encontrei a resposta num artigo acadêmico. Questiono: a banca inseriu isso na bibliografia? Alguém sabe me responder?

  • Vanessa, uma das minhas grandes crises de raiva com a FCC tem sido isso. Se vc observar uma das questões de Gestão de Pessoas (Q465756), no tópico da questão eles mencionam o autor e até a página do livro!! Então que avisem antes no edital onde encontraremos as informações para estudarmos, direcionado ao que a banca exigirá no concurso... lamentável para quem se esforça tanto nos estudos para alcançar algo de forma honesta. Gestão de Pessoas é uma das matérias mais complexas de se estudar, pois as informações são infinitas, os estudos, os autores, pesquisadores, livros e por aí vai! 

    p.s.: desabafo!

  • sem nocao, sem comentario, sem criterio isso é FCC na parte de Gestao

  • O conceito de comunidades de prática é utilizado no estudo do capital social nas empresas. Elas facilitam a movimentação horizontal de informações na organização, além de construírem redes de relações, ao reunir as pessoas através de meios que as encorajam a conhecer umas às outras informalmente.

  • Para mim, Grupo de pessoas ligadas informalmente = rede informal, nem precisa ler o resto. A FCC bem que poderia não colocar essa alternativa E, para quebrarmos a cabeça com as outras, mas ela sempre faz isso nas questões de Administração, creio que para o sr. examinator é mais importante fazer "pegadinha" com o candidato do que saber se ele conhece do assunto.

  • olha um desafio estudar para FCC. acho que para ir bem temos que estudar 1 ano gestão de pessoas para a FCC pq viu...cada questão que eu vejo parece que surge uma teoria nova.

  • Wenger, McDermott e Snyder (2002) definem comunidades de prática como grupos de pessoas que compartilham uma preocupação, um conjunto de problemas ou uma paixão sobre um tema e que aprofundam seu conhecimento e experiência nesta área, interagindo em uma base contínua.

     

     

    Já Wenger (2004) apud Borzillo (2009) define comunidade de prática como um grupo de indivíduos que se preocupa com uma prática específica e aprende como melhorá-la por meio da interação regular entre seus membros.

     

     

    Ademais, Lesser e Storck (2001) definem comunidades de prática como um grupo cujos membros se engajam regularmente no compartilhamento e na aprendizagem, baseado em seus interesses comuns.

     

     

    Enfim, são muitas as definições dadas para as comunidades de prática, entretanto a maioria delas converge para um ponto em comum, em que se tratam de grupos de pessoas que compartilham conhecimento, em um contexto social de interação entre seus membros, a fim de proporcionar aprendizagem, resolução de problemas e desenvolvimento de ideias.

     

     

    Elementos Componentes de uma Comunidade de Práticas
    Para uma comunidade ser considerada uma “Comunidade de Práticas”, a mesma deve possuir os seguintes três elementos, obrigatoriamente (WENGER, 2009):

     

    domínio: representa uma identidade, um domínio de interesse. Os membros de uma comunidade possuem um compromisso com o domínio e compartilham uma competência que os distingue de outras pessoas que não são membros da comunidade.

     

    comunidade: Para atender aos interesses relacionados a seu domínio, os membros participam de atividades e discussões em conjunto, ajudam uns aos outros e compartilham informação. São construídos relacionamentos que permitem que um membro aprenda com o outro. Além disso, não é necessário que todos os membros se conheçam diretamente ou trabalhem diariamente juntos para participar de uma mesma comunidade.

     

    prática: Uma comunidade de práticas não é meramente uma comunidade de interessados sobre um assunto e sim de pessoas que trabalham com um assunto. Por exemplo, não é uma comunidade de pessoas que gostam de pintura e sim de pintores. Desta forma diz-se que os membros de uma Comunidade de Prática são os praticantes de um determinado assunto. Consequentemente, eles trocam histórias, experiências, ferramentas, formas de resolução de problemas, e outros recursos viabilizando a geração de práticas compartilhadas.

     

    Fontes: http://www.ufal.edu.br/gestaodoconhecimento/gestao-do-conhecimento/comunidades-de-pratica

                https://nosda18.wordpress.com/2009/06/18/comunidades-de-praticas-nas-organizacoes-o-que-sao-e-quais-os-beneficios/

  • comunidade de práticas? NUNCA ouvi falar!

  • Deus me defenderay

     

    olha essa estatística de erros!

     

    NUNCA NEM VI

     

  • Estudei sobre isso na faculdade. Foi até fácil lembrar, mas pelas estátisticas vejo que é uma das questões nível hard.