SóProvas


ID
1504225
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em relação aos créditos adicionais, de acordo com a Lei nº 4320/64, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer à despesa e será precedida de exposição justificativa.


    §1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, deste que não comprometidos;


    I – o superavit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;

    II – os provenientes de excesso de arrecadação;

    III – os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em lei;

    IV – o produto de operações de crédito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite o Poder Executivo realizá-las.


  • A) Está ERRADA, pois os Créditos Extraordinários é que são destinados a cobrir as despesas imprevistas e urgentes,....;
    B) ERRADA - pois essa é a definição de crédito SUPLEMENTAR;
    C) ERRADA - Os créditos ESPECIAIS é que são destinados para as despesas que não haja dotação...;
    D) ERRADA - Para apurar os recursos utilizáveis, provenientes de excesso de arrecadação, deve-se somar (NÃO É SOMAR E SIM DEDUZIR) a importância dos créditos extraordinários abertos no exercício. ( Parágrafo 4º do art 43)
    E) Opção Correta. Muito bem explicado pelo Thiago Costa acima...

  • Art. 43. A abertura dos créditos suplementares e especiais depende da existência de recursos disponíveis para ocorrer a despesa e será precedida de exposição justificativa.         (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

     

    § 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:        (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

     

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;          (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

     

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;         (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

     

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei         (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)

     

    IV o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.        (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)