Alternativas
Com o intuito de reduzir a concentração de gases causadores do efeito estufa, foi aprovado no Japão, em 1997, um acordo internacional com o objetivo de reduzir as emissões de gás carbônico nos países industrializados para aliviar os impactos causados pelo aquecimento global : o Protocolo de kyoto.
Devido à importância da Eco92 no cenário internacional, o então presidente da República, Fernando Collor de Mello, transferiu temporariamente a capital do Brasil para o Rio de Janeiro.
Durante a Eco92, os países reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável e começaram a moldar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente. Chegou-se à conclusão de que é necessário agregar os componentes econômicos, ambientais e sociais para garantir a sustentabilidade do desenvolvimento.
O Protocolo de Kyoto entrou em vigor no dia 16 de fevereiro de 2005. Vários países assinaram o acordo, incluindo o Brasil e os EUA, que o ratificaram devido à importância da preservação do meio ambiente nesta e em futuras gerações.