SóProvas


ID
1505875
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à administração de recursos humanos (RH) nas organizações, julgue o item que se segue.

Para que a atuação estratégica do administrador de RH seja realizada em totalidade e gere resultados de alto valor para a organização, é necessário que ele tenha conhecimentos normativos ou legalísticos, além de realizar as funções convencionais de administração de RH, tais como, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Errado. As funções convencionais de administração de RH, tais como, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho não fazem parte das ações estratégicas do Administrador de RH.

  • Na questão quando se diz; "Além de realizar as funções convencionais de adm de rh, tais como; treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho" houve uma certa limitação nas informações dadas deixando a questão errada, não deixa de ser, mas não está completa, pois a administração de recursos humanos, que quer dizer o mesmo que Gestão de pessoas, é o conjunto integrado das atividades de especialistas e gestores que AGREGAM, APLICAM, RECOMPENSAM, DESENVOLVEM, MANTÊM E MONITORAM AS PESSOAS. 

    Treinamento e Desenvolvimento está dentro de DESENVOLVER pessoas e avaliação de desempenho está dentro de APLICAR pessoas.


  • O item fala de atuação ESTRATÉGICA do Administrador de RH na sua TOTALIDADE e afirma, que é necessário que ele tenha conhecimentos normativos ou legalísticos, além de realizar as funções convencionais de administração de RH. 

    Uma atuação estratégica na sua TOTALIDADE não envolveria tão somente conhecimentos de normas ou legislação e a realização de funções convencionais. A atuação estratégica de um administrador de RH envolve especialmente as políticas de RH alinhadas à Estratégia Organizacional. 

    Conhecimentos normativos e legais, assim como realização das funções convencionais tratam-se de uma atuação operacional e não estratégica.


    Fonte: Andréia Ribas

  • Transformar o Departamento de Recursos Humanos (DRH), um órgão tradicional, burocrático e operacional em um  componente estratégico da empresa. Para tanto, era necessário tomar três providências iniciais: focalizar o DRH no negócio da empresa, reforçar as atividades estratégicas e essenciais e alienar algumas de suas atividades burocráticas e operacionais, como processamento da folha de pagamento, controle de ponto do pessoal, medidas disciplinares, segurança industrial e refeitórios. Essas atividades deveriam ser terceirizadas para que pudessem ser operacionalizadas por outras empresas especializadas que as fizessem melhor e mais barato do que o DRH. Tratava-se de localizar no mercado empresas que garantissem menor custo e melhor qualidade nesses serviços subsidiários. A idéia básica era enxugar o DRH para torná-lo mais ágil e flexível, a fim de concentrar-se no essencial: lidar com assuntos estratégicos relacionados com pessoas. Com isso, o DRH descentralizaria operações e centralizaria controles de resultados. Chiavenato pag 4 - 2010.

    O erro esta em realizar as funções convencionais de administração, essas funções devem ser descentralizadas para que o DRH possa realizar suas funções estratégicas na sua totalidade.


  • Para atuação estratégica ser alcançada, o administrador de RH deve atingir os objetivos institucionais e individuais de cada colaborador, o interesse primordial dele é atingir convergindo os dois, o restante é secundário.

  • Errado. As funções convencionais de administração de RH, tais como, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho não fazem parte das ações estratégicas do Administrador de RH, mas sim, do gestor organizacional de cada setor.

  • Pode-se dizer que os próprios processos de recrutamento, seleção, avaliação de desempenho, etc., estão dentro da gestão de pessoas (GP), ou da administração de recursos humanos (ARH). Das duas formas é possível considerar o item correto!!! Os dois conceitos só são diferentes (em geral), quando se estiver tratando de suas definições específicas!!!....o que é o caso desta questão.

    fique atento!!
  • A questão misturou funções estratégicas com administrativas. Errado. 

  • E

    as funções convencionais de administração de RH, tais como, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho.

    Essas funções não são do administrador, mas da gestao de pessoas.

  • Conhecimentos normativos e legais, assim como realização das funções convencionais tratam-se de uma atuação operacional e não estratégica.

  • COMPLEMENTANDO....

    Para que a atuação estratégica do administrador de RH seja realizada em totalidade e gere resultados de alto valor para a organização, é necessário que ele tenha conhecimentos normativos ou legalísticos ACIMA DE TUDO COMPETÊNCIAS CONCEITUAIS ( estudo, aperfeicoamento, treinamento ...) , TÉCNICAS ( é a experiência da pratica em si) E COMPETÊNCIAS HUMANAS ( Boa comunicação, saber persuadir influêciar, ter empatia etc ), além de realizar as funções convencionais de administração de RH, tais como, treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho.

  • --É necessário ter conhecimentos normativos e legalísticos? Sim, é. No entanto deve-se ter outros aspectos, mas note que a questão não fala: É necessário ter APENAS conhecimentos normativos e legalistas...

    ---Realizar as funções convencionais de .... ERRADO!! Treinamento, desenvolvimento, avaliação de desempenho, além de outras funções, em regra são realizadas pelo superior, podendo ser ASSESSORADO pelo especialista de rh
  • Não há lei ou princípios universais na Gestão de Pessoas.

    Andréia Ribas.
  • Minha gente ele apenas misturou o nível estratégico (tem haver mais com as políticas/RH) com o nível tático... treinamento e desenvolvimento e avaliação de desempenho​, por xemplo, é  do NÍVEL TÁTICO e não operacional que condiciona a questão dos horários nas empresas por exemplo. Ou seja, tem que ir fazer essas provas com essas diferenças bem frescas na cachola... porque um texto aparentemente coerente e persuasivo pode estar todo ou em parte errado e eliminando muita gente no filtro dos concursos.

    É aquela velha estória.. quanto mais a gente estuda, menos sabe e mais precisa.

    Particularmente descordo de professores que dizem que Administração é muito subjetivo e tals..não acho isso, pois há muito da parte prática que estudamos envolvida... não é algo que você estuda e supõe que seja de tal forma.. há padrões, quem  conhece sabe que os setores de RH estão longe de ser esse ideal estratégico de harmonia que se estuda...eu por todas as empresas que passei só vi burocracia  e interesses particulares e partidáriosprevalecerem, mas se fosse pra estudar somente a realidade niniguém mudava nada... tudo é uma questão de adequação, muito profissionalismo, estudo, dedicação e compromisso em tudo o que se faz  e com a profissão de administrador não seria diferenteeeee. Não coloque limites em seus sonhos, coloque fé. Acredite,vai dar tudo certo!

  • Não vamos viajar, a questão não trata de planejamento estratégico, tático ou operacional. Vamos ver apenas o que ela nos dá e pronto. Até porque, o rh não faz planejamento estratégico, isso é papel da cúpula, nivel organizacional (engloba a organização como um todo, é a longo prazo e orientado pro futuro). O rh como um departamento (uma parte da empresa e não o todo) cuida do tático (médio prazo, onde planeja o que será feito nesse prazo) e do operacional (curto prazo) que são as atividades individualmente realizadas. E a "atuação estratégica" que a questão fala é em sentindo amplo, não específico. Mas não é isso que a questão quer.

     

    Por fim, ter esses conhecimentos e essas funções citadas na questão, é algo básico para o adm de rh, competências exigidas pelo cargo. E ainda que fossem atividades excepcionais, a questão peca pelo fato de que nada garante que se obtenha resultados de alto valor. Tudo depende do contexto, principalmente em uma área que é formada por pessoas, ou seja, temos atitudes e comportamentos voláteis, o que determina, em grande parte, qualquer resultado que se busca.

     

    Quanto ao treinamento, desenvolvimento e avaliação de desempenho, que disseram não ser papel do rh, isso é um equívoco. O rh é responsável por eles e, embora seja o ideal que o gestor avalie o desempenho, este é comumente feito pelo rh. E independente de quem o faça, o rh como assessoria e função staff , é quem define as políticas e práticas de avaliação, além de orientar e ajudar as outras áreas no processo. Da mesma forma, o treinamento é executado por ele em conjunto com as áreas desde o levantamento das necessidades até a análise de resultados. 

     

     

    Baseado em Chiavenato.

  • DPS DE ALGUMAS HORAS VIAJANDO/Raciocinando DESCUBRI O ERRO.

    O RH ESTA VOLTADO MAIS PARA AREA ESTRATEGICA, OU SEJA, POLITICAS, IDEOLOGIAS, LONGO PRAZO, CONCEITUAL, E NAO SIMPLESMENTE REGRAS, LEI, NORMAS.

  • NOTEI QUE A QUESTÃO NÃO FEZ NEHUMA CORRELAÇÃO AO AMBIENTE EXTERNO, JÁ QUE ESTÁ FALANDO DE ATUAÇÃO ESTRATÉGICA. ESSA DEFINIÇÃO ESTÁ MAIS PARA UMA ATUAÇÃO TÁTICA OU OPERACIONAL; MAS NÃO ESTRATÉGICA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gestão de conhecimentos é a área onde quanto menos se sabe mais se comenta. Alerta de área carente do Qconcursos!!!!! 

  • Questão bem formulada. Bem subjetiva em alto nível.

  • só marquei errado pq não parecia se encaixar as coisas.....depois dum tempo pega-se a visão geral

  • De forma bem simplória: Quando o examinador falar de "estratégia", você trabalha com a mente, e não com os braços.
    A assertiva está tratando de treinamento e capacitação, o que é dever do nível tático coordenar.

  • Errei, mas depois de olhar com outros olhos realmente faz sentido

  • Acertei por relacionar treinamento e capacitação nível tático, fugindo do nível estratégico.

  • Errado, não é sempre que é necessário ter conhecimentos legalísticos