SóProvas


ID
1506043
Banca
UFMG
Órgão
UFMG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Os princípios que caracterizam a linguagem a ser utilizada na redação oficial são a impessoalidade, a clareza, a uniformidade, a concisão e o uso de linguagem formal. As alternativas a seguir indicam motivos de se manterem tais princípios, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    1. O que é Redação Oficial - Acrescente-se, por fim, que a identificação que se buscou fazer das características específicas da forma oficial de redigir não deve ensejar o entendimento de que se proponha a criação – ou se aceite a existência – de uma forma específica de linguagem administrativa, o que coloquialmente e pejorativamente se chama burocratês. Este é antes uma distorção do que deve ser a redação oficial, e se caracteriza pelo abuso de expressões e clichês do jargão burocrático e de formas arcaicas de construção de frases.


    b) e d) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais.


    c) Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. A transparência do sentido dos atos normativos, bem como sua inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de Direito: é inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois, necessariamente, clareza e concisão.


  • Alternativa A

    A) Estimular que se proponha a criação de uma linguagem administrativa específica.

    Não, a criação de uma linguagem administrativa específica na verdade dificulta e burocratiza, o objetivo é uma linguagem seguindo os princípios

    B) Garantir a publicidade e a impessoalidade fundamentais à administração pública.

    sim, são princípios

    C) Manter a transparência do sentido dos atos normativos e sua inteligibilidade.

    sim

    D)Obedecer a um dos princípios instituídos e dispostos na Constituição Federal.

    sim