SóProvas


ID
1506214
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEAP-DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O Congresso Nacional quer acelerar projeto que criminaliza o terrorismo em reação à revelação de que foram identificadas tentativas de cooptação de jovens brasileiros pelo Estado Islâmico.

O Estado de São Paulo, 23/3/2015, capa (com adaptações).

Considerando a amplitude do tema focalizado no fragmento de texto acima, julgue o item seguinte, relativos ao cenário mundial contemporâneo.

Particularmente célebre pelas atrocidades cometidas contra suas vítimas, muitas das quais decapitadas a sangue frio em cenas gravadas e postadas na Internet, o Boko Haram identifica-se como grupo armado comprometido com a defesa de Israel.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Oficialmente o Boko Haram alega que luta pela Charia, combate a corrupção do governo, a falta de pudor das mulheres, a prostituição e outros vícios. Segundo eles os culpados por esses males são os cristãos, a cultura ocidental e a tentativa de ensinar algo a mulheres e meninas. Vários ataques foram feitos a escolas de meninas, sendo os islamistas contrários a ensinamentos quaisquer para meninas. Muitas meninas foram capturadas e levadas para serem estupradas pelos guerreiross. Às vezes são levadas para vilas muçulmanas e liberadas para toda a população muçulmana poder estuprá-las, assim o Boko Haram aumenta a sua popularidade. As meninas são estupradas até aceitarem virar muçulmanas e casarem com um dos seus torturadores, as que se recusam ainda depois de umas quatro semanas, são liberadas, mas antes de saírem da casa é costume lixar o mamilo direito da vítima na soleiroa da porta até ele desaparecer. Às vezes também partes do sexo ou do peito são cortadas. O ataque mais comentado aconteceu no dia 15 de abril em Chibok, estado Borno, onde a população foi morta ou fugiu e mais de 200 meninas entre 7 e 15 anos, alunas de uma escola, em que as meninas também moram, foram capturadas e levadas pela milícia. No início as fontes falaram de 100 meninas, mas fontes da Nigéria recentes relatam um número de 234 meninas, levadas em grupos pequenos a vários locais e a partir dos dias da Pascoa estupradas em massa.
  • ERRADO. Um grupo que destrói, não é comprometido com defesa nenhuma.


    "O grupo terrorista tem como objetivo acabar com a democracia na Nigéria e promover a educação exclusivamente em escolas islâmicas. "


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Boko_Haram


  • ERRADO  O grupo que pratica essas atrocidades é o Estado Islamico EI, e não o Boko Haram. Esse é o único erra da questão.


  • O boko Haram é da nigéria localizado na África Ocidental

  • Estado Islâmico não defende Israel.

    http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/06/1646529-israel-e-hamas-podem-se-unir-contra-o-estado-islamico.shtml

  • ERRADO

    "O Boko Haram é um grupo terrorista, fundamentalista islâmico, que atua na Nigéria. Não tem nenhum compromisso com a defesa do Estado judeu de Israel. O grupo quer tomar o poder na Nigéria e implantar um estado islâmico, com base na sharia (lei islâmica)." Profº. Leandro Signori
     

  • Boko Haram já declarou fidelidade ao Estado Islâmico

  • como e bom esta sempre bem informado.