SóProvas


ID
150640
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da compreensão dos fenômenos macroeconômicos nas economias modernas, julgue os itens que se seguem.

Um dos instrumentos de política monetária que podem ser utilizados em situações de grave crise de crédito, como a que tem sido observada nos últimos meses em todo o mundo, consiste no redesconto de títulos dos bancos comerciais a uma taxa prefixada, embora as instituições financeiras somente utilizem esse tipo de operação como último recurso.

Alternativas
Comentários
  • Para mim a questão foi mal formulada, pois para enfrentar um contexto de "crise de crédito" os Bancos Centrais devem DIMINUIR a taxa da redesconto, aumentando assim os recursos dos bancos privados disponíveis para empréstimo. A questão fala em "TAXA PREFIXADA", mas a prefixação não é o ponto principal da política monetária, mas sim se a taxa foi prefixada ACIMA ou ABAIXO de determinado patamar, gerando dúvida na interpretação da questão.

    Enfim, para acertar essa questão temos que adivinhar se a taxa foi prefixada para cima ou para baixo - no caso, examinador conisderou que a prefixação diminuia a taxa de redesconto, o que nem sempre é verdadeiro.


    Taxa de redesconto

    A taxa de redesconto é a taxa de juros cobrada pelo Banco Central nos empréstimos aos bancos comerciais. Muitas vezes os bancos comerciais necessitam de empréstimos de curto prazo para cumprir alguns compromissos que, por falta de liquidez no período, não teriam como cumprir. O Banco Central funciona como uma espécie de emprestador de última instância para os bancos comerciais.

    Quando o intuito do Banco Central é injetar dinheiro no mercado, ou seja expandir a base monetária, ele abaixa a taxa de redesconto. Os bancos comerciais se sentirão mais estimulados a pegar mais empréstimos com o Banco Central e com isso, irão reservar uma parte maior de seus recursos para empréstimos e reservarão uma menor parte para as necessidades de curto prazo. Como conseqüência, o crédito disponível aumenta, a base monetária também, e a economia é aquecida.

    Quando o Banco Central aumenta a taxa de redesconto, os bancos comerciais irão reservar uma maior parte de seus recursos para o cumprimento de suas necessidades de curto prazo e diminuirão o montante reservado aos empréstimos. Com isso, a base monetária se contrai e a economia desacelera.

    Fonte: http://www.barrichelo.com.br/biblioteca/economia/basemonet.asp

  • Acho que a questão aqui não está falando em "manipular a taxa de redesconto" e sim "executar operações de redesconto"

    Operações que os bancos não executariam em condições normais podem ser executadas em épocas de crises para dar um boost no caixa dos bancos.

    A taxa ser prefixada acho que só quer dizer que a taxa é combinada com os bancos antes da operação e não depende de futuras variações da taxa de juros, fazendo assim com que o risco da operação para os bancos seja menor
  • Concordo com a aline...

  • Gabarito: CERTO

    Pela visão Keynesiana, em situação de crise, o governo deve injetar dinheiro na economia. 

    O Banco Central funciona como uma espécie de emprestador de última instância para os bancos comerciais.