-
Certo.
Como são bens substitutos, se aumentarmos o preço do bem x1, a demanda pelo bem x2 vai aumentar, havendo a substituição do x1- mais caro. O contrário também ocorre: se o preço de x1 diminui, a demanda de x2 também. Assim são diretamente proporcionais, ou seja, a reta que relaciona estes dois parâmetros (preço de um bem e demanda de outro bem substituto) possui inclinação crescente.
-
Variação do preço de um bem sobre a demanda de outro bem.
[1º) Bens Concorrentes, Substitutos ou Sucedâneos: o
aumento no preço de um bem, ocorre um aumento na demanda
do outro e vice-versa. EX: Manteiga e Margarina. (Aumentando o Preço
da Manteiga, vai aumentar o consumo (demanda) de margarina)..]
2º) Bens Complementares: o aumento no preço de um bem,
ocorre uma diminuição na demanda do outro e vice-versa. Café
e açúcar.
3º) Bens Independentes: o aumento no preço de um bem não
altera a demanda do outro e vice-versa. Óculos e automóvel.
-
Pessoal,
Quando ler a questão não confundir o "Concorrente" com o "Complementar", ao ler rapidamente a questão fiz isso e interpretei errado!!!!
Fiquem atentos.
Abraço a todos!
-
Esta é uma característica do Efeito Substituição. Isto é, o aumento do preço de um bem faz com que a demanda dos bens que são substitutos ao primeiro cresça.
Por exemplo, se você costuma comprar margarina e o preço da margarina tem um grande aumento, você pode substituir o consumo da margarina pelo de manteiga, sem grande prejuízo da sua satisfação.
A questão está Correta!
-
Putz! Essa questão exige atenção, não para o fato de serem bens concorrentes ou complementares, mas sim, principalmente, na relação dada pelo enunciado, veja: PREÇO dem , COM A DEMANDA do outro. Numa primeira leitura se confunde ao acharmos que a relação é DEMANDA X DEMANDA, o que torna uma relação inversa , ou seja, decrescente....
-
estou em dúvida. Inclinação crescente significa que a derivada (tangente) é crescente.
Nesse caso se a curva é uma reta a inclinação é positiva e não crescente.
No caso real, uma curva teria uma inclinação descrescente (a tangente tenderia a infinito), pois haveria uma determinado nivel de preço do bem substituto Y que provocaria uma demanda quase infinita de X.
Alguém me ajuda??
-
Certo.
Esquema para memorizar.
Bens: C / SUB / SUC
- Concorrentes
- Substitutos - >Preço Bem ocorre >Demanda outro Bem Vice-versa
- Sucedâneos
Bens: COMP
- Complementares - >Preço Bem ocorre <Demanda outro Bem Vice-versa
Bens: IND
- Independentes - >Preço Bem não altera a Demanda outro bem
como apresenta-se uma inclinação crescente Ocorre aumento de preço de um bem quanto aumento demanda outro bem.
-
vale ressaltar que quando se sobe o preço de um substituto as pesoas tendem a deixar de demandá-lo e passam a demandar o seu substituto. Por isso a elasticidade cruzada é positiva
-
Dois bens são ditos substitutos se o aumento do preço de um deles gera aumento na quantidade demandada do outro.
Supondo um gráfico com o eixo vertical (ordenadas ou eixo y) representando o preço do produto A e o eixo horizontal (abscissas ou eixo x) figurando a demanda do produto B. Sua curva de demanda seria representada por uma linha crescente.
-
Nesse caso, a curva de demanda do produto substituto irá se deslocar para a DIREITA e para CIMA, já que o preço do produto substituto se mantém o mesmo, mas a quantidade demandada será maior, ocorrerá deslocamento DA curva.
Traçando-se um reta perpendicular, ligando-se as curvas de demanda inicial e final, temos que a mesma possui inclinação crescente.
-
QUESTÃO "C"
Bens Substitutos: são aqueles que satisfazem a mesma necessidade, ou seja, o consumo é concorrente. Ex: tênis x sapato; manteiga x margarina, outros...
Ex. hipotético: Expansão (inclinação crescente) da demanda (D1; D2, D3) por refrigerante após o AUMENTO no preço do suco. O suco é uma variável externa (efeitos externo). Há um deslocamento da demanda para a direita, neste caso.
-
No gráfico normal onde o que se analisa é o preço de determinado bem com sua quantidade demandada, a reta é decrescente, pois, com exceção dos bens de Giffen, quanto menor o preço do bem, maior sua demanda.
Quanto MENOR o Preço x MAIOR sua Demanada = Reta Decrescente
No caso proposto da questão ocorre a substituição do preço do bem pelo preço do seu substituto. Isso faz com que a reta passe a ser crescente, pois quanto maior o preço do seu concorrente, maior será a demanda por ele.
Quanto MAIOR o Preço do Concorrete x MAIOR sua Demanda = Reta Crescente
-
Marco Araujo vc tem razão.
Essa questão, a meu ver, está mal formulada.
Não existe reta com inclinação crescente!
Toda reta tem inclinação constante. No caso em questão, há uma reta crescente, em que a inclinação é positiva (dada pelo coeficiente angular positivo) e pode-se dizer que há uma função crescente. Mas nunca podemos dizer que a inclinação de uma reta é crescente!
Por favor, corrijam-me se estiver errada.
-
Em nenhum momento a questão falou em reta, mas sim que o gráfico apresenta inclinação crescente. Evidentemente que toda reta apresenta inclinação constante, mas nesse caso o objetivo era compreender as relações de preços e quantidades entre bens substitutos. Cuidado, pois economista tem a mania de chamar "curva" de "reta", o que não está errado, visto a "reta" ser um caso particular de "curva".
-
Oi Felipe, e quando não se é um Economista e sim um Administrador, obrigado pelo CESPE a estudar economia hehehehehehe pois o CESPE encrencou na prova do TCE-ES de fazer um cargo de Adm/Economista, aí fica difícil né hehehehehehehe
-
Felipe, em matemática considera-se a reta como uma curva de curvatura zero. Reta em gráficos é chamada de curva.
-
Bem substituto ou concorrente ocorre na seguinte forma:
Imaginemos que existam o bem 1 e o bem 2
Caso o bem 1 aumente o preço e o bem 2 (que é substituto de 1) mantenha o preço, então a demanda (procura) do bem 1 será menor e, por sua vez, a procura do bem 2 aumentará.
Então, o bem 1 com preço alto elevará a demanda do bem 2 --> e para essa relação a curva será positivamente inclinada ou crescente (P e Qd são diretamente proporcionais).
-
Questão muito interessante!
Estamos acostumadíssimos a relacionar a quantidade demandada de um bem com o preço dele próprio.
É a clássica curva de demanda, que vimos muito até agora.
Mas nada impede que obtenhamos uma curva de demanda por um bem X em relação ao preço do bem Y.
Se esta curva é positivamente inclinada, isto significa que aumento do preço do bem Y gera aumento na quantidade demandada do bem X.
E nós sabemos que se o consumo de um bem sobe quando o preço do outro sobe, é porque estes bens são substitutos.
Pense, por exemplo, na clássica comparação entre etanol e gasolina, exemplos claros de bens substitutos.
Se o preço da gasolina sobe, a demanda pelo etanol (seu substituto) se eleva.
Neste caso, se esboçarmos um gráfico relacionando o preço do etanol à quantidade demandada de gasolina, teremos uma curva positivamente inclinada.
Resposta: C
-
Certo. Como são bens substitutos o aumento no preço de X levará ao aumento da demanda por Y. O que causará uma inclinação positiva na reta.