-
Item verdadeiro.
Dentre as alterações introduzidas no Balanço de Pagamentos pelo Fundo Monetário Internacional, destacam-se:
a) introdução da "conta capital", que registra as transações relativas às transferências unilaterais de patrimônio de migrantes e a aquisição/alienação de bens não financeiros não produzidos (cessão de marcas e patentes).
b) introdução da "conta financeira", em substituição à antiga conta de capitais, para registrar as transações relativas à formação de ativos e passivos externos, como investimento direto, investimento em carteira, derivativos e outros investimentos. A conta financeira foi, portanto, estruturada de forma a evidenciar as transações ativas e passivas, as classes dos instrumentos financeiros de mercado e os prazos das transações.
-
Com base na ótima referência para Balanço de Pagamentos, no livro "Contabilidade Social", organizado por Carmem Feijó, segue a explicação:
A conta de capital registra as transferências unilaterais de direitos de propriedade sobre ativos, diferentemente das transferências unilaterais de renda, que são registradas na TUR da Conta Corrente. Transferências unilaterais de ativos reais, financeiros e intangíveis entre residentes e não residentes.
A conta financeira registra os fluxos de capital entre residentes e não residentes, organizando-se em quatro subcontas: investimento direto, investimento em carteira, derivativos e outros investimentos.
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Prof. Celso Natale
As transferências de patrimônio são registradas em Rendas Secundárias e na Conta Capital, enquanto as movimentações meramente financeiras vão para a Conta Financeira.