SóProvas



Questões de Sistema Financeiro Internacional


ID
27916
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre o Banco Mundial (BIRD), que é uma organização internacional, marque a afirmação INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A função descrita na letra "a" é do FMI. O BIRD tem como função primordial financiar projetos.

ID
27934
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Acordo de Basiléia II, relativo à regulamentação prudencial do sistema financeiro, propõe uma alocação específica de capital para a cobertura do risco operacional dos bancos. Sobre o risco operacional, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "[...] se refere às perdas potenciais resultantes de sistemas inadequados, falha da gerência, controles defeituosos, fraude e erro humano" [1]. Fonte wikipedia
  • Conforme manual de Supervisão do BACEN, de 26/01/2010, pag.40, segue a sueguinte descrição referente a RISCO OPERACIONAL: - Risco de a instituição incorrer em perdas resultantes de falha, fraude, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos.
  • Alternativa A => decorre da definição de Risco Operacional

    b) decorre dos descasamentos entre os pagamentos e os recebimentos, em conseqüência dos diferentes prazos de liquidação => Risco de Liquidez

    c) decorre das operações de crédito, como compra de títulos públicos e de debêntures. => Risco de Crédito

    d) é o risco típico das operações compromissadas - posição financiada. => Operação Compromissada. Venda com compromisso de Recompra ou vice-versa. São Geralmente operações curtas. Risco de Liquidez é o mais comum

    e) é conseqüência das variações inesperadas das taxas de câmbio, afetando o resultado das operações cambiais. => Risco de Moeda ou Cambial


ID
150667
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os problemas relacionados com a economia internacional, que já eram importantes no cenário globalizado, tornaram-se vitais para a sobrevivência econômica de todos os países que enfrentam uma crise sem precedentes em seus sistemas financeiros. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

Atualmente, de acordo com metodologia recomendada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), os movimentos de capitais passaram a ser demonstrados no balanço de pagamentos em duas contas distintas, que separam as transferências de patrimônio das movimentações meramente financeiras.

Alternativas
Comentários
  • Item verdadeiro.

    Dentre as alterações introduzidas no Balanço de Pagamentos pelo Fundo Monetário Internacional, destacam-se:

    a) introdução da "conta capital", que registra as transações relativas às transferências unilaterais de patrimônio de migrantes e a aquisição/alienação de bens não financeiros não produzidos (cessão de marcas e patentes).

    b) introdução da "conta financeira", em substituição à antiga conta de capitais, para registrar as transações relativas à formação de ativos e passivos externos, como investimento direto, investimento em carteira, derivativos e outros investimentos. A conta financeira foi, portanto, estruturada de forma a evidenciar as transações ativas e passivas, as classes dos instrumentos financeiros de mercado e os prazos das transações.

  • Com base na ótima referência para Balanço de Pagamentos, no livro "Contabilidade Social", organizado por Carmem Feijó, segue a explicação:


    A conta de capital registra as transferências unilaterais de direitos de propriedade sobre ativos, diferentemente das transferências unilaterais de renda, que são registradas na TUR da Conta Corrente. Transferências unilaterais de ativos reais, financeiros e intangíveis entre residentes e não residentes.


    A conta financeira registra os fluxos de capital entre residentes e não residentes, organizando-se em quatro subcontas: investimento direto, investimento em carteira, derivativos e outros investimentos.

  • GAB: CERTO

    Complementando!

    Fonte: Prof. Celso Natale

    As transferências de patrimônio são registradas em Rendas Secundárias e na Conta  Capital,  enquanto  as  movimentações  meramente  financeiras  vão  para a  Conta Financeira.


ID
150676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Os problemas relacionados com a economia internacional, que já eram importantes no cenário globalizado, tornaram-se vitais para a sobrevivência econômica de todos os países que enfrentam uma crise sem precedentes em seus sistemas financeiros. A respeito desse assunto, julgue os próximos itens.

O FMI e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), também conhecido como banco mundial, têm por objetivo prestar ajuda técnica e financeira aos governos dos países-membros, no controle de seus objetivos macroeconômicos.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    BIRD – Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento

    Com o objetivo de conceder empréstimos aos países membros, o BIRD, também conhecido como Banco Mundial, oferece financiamento e assistência técnica aos países menos avançados, a fim de promover seu crescimento econômico. É formado por 185 países-membros e iniciou suas atividades auxiliando na reconstrução da Europa e da Ásia após a Segunda Guerra Mundial.

    FMI – Fundo Monetário Internacional

    Criado para promover a estabilidade monetária e financeira no mundo, oferece empréstimos a juros baixos para países em dificuldades financeiras. Em troca, exige desses países que se comprometam na perseguição de metas macroeconômicas, como equilíbrio fiscal, reforma tributária, desregulamentação, privatização e concentração de gastos públicos em educação, saúde e infraestrutura.


ID
152866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O processo de globalização financeira aumenta a exposição do sistema financeiro internacional à especulação desestabilizadora e à manipulação, e exige medidas fiscalizadoras e regulatórias de abrangência global. O Novo Acordo de Basiléia (Basiléia II), decorrente desta necessidade, NÃO enfatiza

Alternativas
Comentários
  • Em 2004, o Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia (BCBS) divulgou revisão do Basiléia I (divulgado em 1988), ou seja, o Basiléia II com o objetivo de buscar uma medida mais acurada dos vários riscos incorridos pelos bancos internacionalmente ativos.

    Esse acordo tem como base 3 pilares mutuamente complementares, que são:

    - Pilar 1: requerimentos mínimos de capital (LETRA C) para os riscos de crédito, operacional (LETRA E) e de mercado;

    - Pilar 2: revisão pela supervisão do processo de avaliação da adequação de capital dos bancos;

    - Pilar 3: disciplina de mercado, ou busca do aprimoramento do disclosure (transparência (LETRA B) da instituição em relação a seus dados e informações que possam ser de interesse da sociedade).

    A LETRA D trata de gerenciamento de riscos, que apesar de não ser propriamente um dos pilares do Basiléia 2 é uma das bases dos Acordos de Basiléia que visam administrar o risco de crédito através da adoção de exigências mínimas de reserva de capital.

    Logo, o gabarito é a letra A. 

  • O acordo de Basiléia 2 foi o aperfeiçoamento do primeiro acordo, com ênfase no princípio de autorregulação. As instituições componentes do Sistema Financeiro Nacional não devem apenas atender as exigências de capital mínimo para cada uma das operações segundo o grau de risco, mas também terem métodos eficientes próprios que visem gerenciar os riscos (principalmente os riscos sistêmicos). O acordo é baseado em três pilares:

    1 - Requisitos Mínimos de Fundos Próprios. Exigem um capital mínimo para cada operação, segundo o grau de riscos, apresentam formas distintas de cálculo de risco de crédito. Aqui incluem um novo tipo de risco: operacional.

    2 - Processo de Supervisão. As instituições supervisoras podem avaliar a forma de cálculo do capital exigido e intervirem quando acharam insuficiente.

    3 - Disciplina de Mercado. Estimular os agentes para requeirem um maior número de informações ao perfil de risco e o nível de capitalização dos bens.

    Gabarito: Analisando as informações anteriores concluimos que a alternativa 'a' é diferente. A


ID
152869
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (WB) são organismos financeiros internacionais que diferem substancialmente em termos de condições de operação. A esse respeito, é correto afirmar que o

Alternativas

ID
184771
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Acordo de Basileia, assinado por muitos países, visa a

Alternativas
Comentários
  • LETRA (A) – ERRADO! Promoção do comércio internacional é assunto do GATT/OMC.
    LETRA (B) - CERTO! Os riscos inerentes à atividade bancária devem ser reconhecidos, monitorados e controlados. Os supervisores cumprem um papel essencial zelando para que a administração de cada banco aja dessa maneira. Um ponto importante do processo de supervisão é a autoridade dos supervisores de desenvolver e utilizar regulamentos e requisitos prudenciais para controle desses riscos, inclusive os que envolvem adequação de capital, reservas para perdas com empréstimos, concentrações de ativos, liqüidez, administração de riscos e controles internos.
    LETRA (C) - ERRADO! Responsabilidade da ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados - Órgão das Nações Unidas, criado pela Assembléia Geral da ONU, em 1950. Tem sede em Genebra, Suíça. Possui Missões de Representação em 116 países. Tem os objetivos fundamentais de garantir a proteção jurídica internacional dos refugiados e refugiadas e a busca de soluções duradouras, mediante a viabilização da repatriação voluntária (jamais pode ser forçada), e a atuação, em conjunto com o Governo, para a integração dos refugiados no país de acolhida ou reassentamento em outro país. As ações do ACNUR têm caráter humanitário, social e apolítico.
    LETRA (D) - ERRADO! O modelo faz parte do  PNUD - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente 2011. A ONU ressalta a importância das ações governamentais no sentido de promover mobilidade urbana sustentável.
    LETRA (E) - ERRADO! O Escritório das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento (UNODA) exige a transparência para pesquisas sobre transferência de armamentos. Em 1991, a Assembleia Geral estabeleceu um Registro de Armas Convencionais e pediu a todos os Estados-Membros que fornecessem anualmente informações sobre transferências internacionais de armas em sete categorias (tanques de guerra, veículos blindados de combate, sistemas de artilharia de alto calibre, aviões de combate, helicópteros de ataque, navios de guerra, lançadores de mísseis e mísseis), bem como estoques militares e aquisições por meio de produção nacional.
  • Os Acordos de Basiléia são um conjunto de acordos firmados entre vários bancos centrais de todo o mundo para prevenir o risco de crédito criando exigências mínimas de reserva de capital pelas instituições financeiras. São organizados e publicados pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basiléia (BCBS).

    Os acordos são coordenados no Banco de Compensações Internacional (BIS) na cidade de Basiléia, Suíça, que é uma organização que reúne bancos centrais de vários países.

    O Acordo de Basiléia NÃO é um acordo internacional no sentido jurídico do termo. Os países que ADEREM ao acordo assumem o compromisso de inserir os comandos necessários em sua regulamentação/legislação nacional visando uma maior segurança em seu sistema financeiro.

    Gabarito: Letra B.


ID
188572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos principais organismos internacionais relacionados à economia.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado: O BM é formado somente pelo BIRD e pelo AID.

    b) Correto: Um dos fatores que compõem o sistema de cotas do FMI são os indicadores econômicos desse mesmo país.

    c) e d) Errados: As funções do BID e do BIRD estão invertidas. É só trocas as letras.

    e) Errado: Princípios da OMC

    1. Princípio da Não-Discriminação.
    2. Princípio da Previsibilidade.
    3. Princípio da Concorrência Leal.
    4. Princípio da Proibição de Restrições Quantitativas
    5. Princípio do Tratamento Especial e Diferenciado para Países em Desenvolvimento.
  • Gabarito errado. Cota estabelecida de acordo com o capital integralizado. 
  • A) Sobre a primeira parte da questão:

    Three priorities guide our work with countries to end poverty and boost prosperity for the poorest people. Helping create sustainable economic growth, the surest path out of poverty. Investing in people, through access to health care, education, water and sanitation, and energy. Building resilience to shocks and threats that can roll back decades of progress.

     

    Fonte: https://www.worldbank.org/en/what-we-do


ID
188590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quanto aos diversos conceitos técnicos utilizados pelos organismos financeiros internacionais para comparar os endividamentos governamentais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • bem mal elaborada a questão. o crescimento do imposto inflacionário é uma curva de U invertido. Ele cresce junto com a inflação até um ponto de máximo, a partir do qual começa a decrescer.

ID
191254
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Fundo Monetário Internacional (FMI) tem como principal função

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o artigo 1o. do Regulamento do FMI:

    ...

    5. Promover a confiança entre os países, disponibilizando-lhes recursos temporariamente, mediante garantias adequadas propiciando-lhes assim a oportunidade de corrigir desequilíbrios em seus balanços...

  • Os países membros que apresentam déficit no balanço de pagamentos podem efetuar Direitos Especiais de Saque (DES) junto ao FMI. O DES é uma moeda escritural criada pelo FMI para facilitar o pagamento e recebimento entre as autoridades monetárias dos países, seria uma espécie de cheque especial para os países cujas reservas no FMI são insuficientes para satisfação do seu déficit.


ID
221644
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Banco Mundial (BIRD) é uma entidade internacional que

Alternativas
Comentários
  • Banco Mundial é um termo usado para descrever uma instituição financeira internacional que fornece empréstimos alavancados para os países em desenvolvimento  para os programas de capital.

    A sua missão inicial era financiar a reconstrução dos países devastados durante a Segunda Guerra Mundial.

    Atualmente, sua missão principal é a luta contra a pobreza, através de financiamento e empréstimos aos países em desenvolvimento. Seu funcionamento é garantido por quotizações definidas e reguladas pelos países membros.

  • LETRA A: ERRADA! O BIRD também empresta a entidades privadas. Logo, a expressão EXCLUSIVAMENTE torna a sentença ERRADA!
    LETRA B - ERRADA! O BIS ( não o Banco Mundial) age de forma semelhante aos bancos comerciais. Por exemplo, recebe, como depósito, parte das reservas oficiais dos países-membro, reinvestindo-as da forma que gere maiores dividendos aos seus acionistas.
    LETRA C - CORRETA! . A missão inicial do Banco Mundial, até então somente o BIRD, foi de financiar a reconstrução dos países devastados pela Segunda Guerra Mundial. Com o tempo a missão evoluiu para a de financiamento do desenvolvimento dos países mais pobres e de auxílio financeiro.
    LETRA D - ARRADA! Não existe ainda um "Banco Central Mundial", mas é o FMI quem atua na formulação da política monetária global, e não o Banco Mundial.
    LETRA E: ERRADA! O BIRD levanta quase todos os seus fundos nos mercados de capitais do mundo por meio da emissão de títulos. Com classificação de títulos AAA – a mais alta possível – e o BIRD pode captar recursos em termos favoráveis e repassar as baixas taxas de juros aos mutuários.

ID
221713
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um aspecto importante da regulação prudencial dos bancos, consagrado no Acordo de Basileia, de 1988, é

Alternativas
Comentários
  • A partir do acordo da Basileia I, o requerimento de capital passou a ser baseado em risco, estabelecendo que os requerimentos mínimos de capital devem ser alinhados às expectativas de perda econômica de cada instituição.
  • Em 1988 o Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia (BCBS) divulgou o primeiro Acordo de Capital de Basiléia conhecido como Basiléia I, com o objetivo de criar exigências mínimas de capital para instituições financeiras, como forma a fazer face ao risco de crédito.

    Gabarito: letra C.


ID
272782
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da economia brasileira e mundial, julgue os itens seguintes.

Desde o início da crise mundial de 2008, o G20 se tornou o fórum de discussões para a padronização de medidas no âmbito do mercado financeiro internacional.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA!

    Grupo dos 20 (ou G20) é um grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Foi criado em 1999, após as sucessivas crises financeiras da década de 1990.[2] Visa favorecer a negociação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente de alguns países, que,juntos, representam 90% do PIB mundial, 80% do comércio mundial (incluindo o comércio intra-UE) e dois terços dapopulação mundial. O peso econômico e a representatividade do G-20 conferem-lhe significativa influência sobre a gestão do sistema financeiro e da economia global. [3] [4]

    O G-20 estuda, analisa e promove a discussão entre os países mais ricos e os emergentes sobre questões políticas relacionadas com a promoção da estabilidade financeira internacional e encaminha as questões que estão além das responsabilidades individual de qualquer organização.

    Com o crescimento da importância do G-20 a partir da reunião de 2008, em Washington, e diante da crise econômica mundial, os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando o G8, constituído pelas oito economias mais ricas.[5]

    http://pt.wikipedia.org/wiki/G20

  • Tenho que discordar. O item diz que o G20 tornou-se o principal fórum econômico mundial DESDE O INÍCIO DA CRISE ECONÔMICA DE 2008! Uso a própria explicação do colega para desmentir esta afirmação:  "os líderes participantes anunciaram, em 25 de setembro de 2009, que o G-20 seria o novo conselho internacional permanente de cooperação econômica, eclipsando G8, constituído pelas oito economias mais ricas." Lembrando que a crise começa no fim de 2007, temos a primeira reunião de cúpula do G20 só no fim de 2008 (novembro) e somente no final de 2009 este fórum substitui o G8. Não é exatamente desde o início da crise, né?
  • PARABÉNS PELOS COMENTÁRIOS, LI VÁRIOS.

    MAS, DAVI seja feliz.  Para o CESPE é desde o início. Não entre em detalhes que a banca não considera. 
    NÃO BRIGUE COM A BANCA!!!!

ID
275707
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A globalização dos mercados ?nanceiros facilita:

Alternativas
Comentários
  • Realmente é inquestionável a alternativa D, visto que:
    "O desafio atual da sociedade e dos governos é reinventar formas políticas de regulação financeira, em novas bases, que não as nacionais, pois estas foram erodidas pela globalização financeira. Nisto consiste a utopia do mercado e o desafio da política."
    Fonte: http://www.anpec.org.br/encontro2003/artigos/A24.pdf

    Possíveis erros:
    Letra A: Acredito que aumenta não só o surgimento de operações diretas como as indiretas, ou seria o caso que facilita e não faz surgir...
    Obs: vetor mais importante deste movimento é constituído pelos movimentos internacionais de capitais, e mais particularmente pelos investimentos directos no estrangeiro (IDE), realizados pelas empresas multinacionais (dimensão multinacional).
    Fonte: http://www4.fe.uc.pt/ciclo_int/doc_06_07/dominique_plihon.pdf
    Letra B: Facilita a realizaçao de operações envolvendo menos agentes.
    Letra C: Talvez pelo fato que a globalização concentre mais as riquezas em grandes conglomerados, entre poucas instituições financeiras de renome. Dificultando o aparecimento de novas instituições financeiras no mercado.
    Letra D: GABARITO
    Letra E: Com a globalização, diminui-se o efeito de arbitragem, as informações circulam com maior facilidade, portanto, diminui os riscos inerentes às transações entre países.

    Realmente, questões de concurso podem não ser nada trivial, quando existem questões do tipo "a mais certa"...
  • Complementando o ótimo comentário do colega:

    a- a globalização do mercado financeiro NÃO FACILITA o surgimento de operações diretas entre os países haja vista que sempre haverá entidades reguladoras e intermediários financeiros.

    b- não aparecem novos agentes, os agentes são os mesmos, apenas ampliaram o foco para operações internacionais.

    c- mesma coisa, as instituições financeiras internacionais existem há décadas. Só olhar para a quantidade de bancos internacionais existentes no Brasil. Não foi a gllobalização dos mercados financeiros que facilitou o aparecimento de IF internacionais, mas principalmente a globalização de um modo geral.

    d- correta. A globalização dos mercados financeiros aumenta consideravelmente o nível de complexidade das operações, a velocidade com que as operações são realizadas e a própria diversidade das operações. Estas mudanças exigem uma normatização que alcançe tal complexidade e dinamicidade.

    e- a globalização do mercado financeiro não facilida o aumento dos riscos inerentes ao sistema. à medida que o mercado se amplia e cria novos mecanismos e formas de negociação, o próprio mercado tende a se auto-regular, por isto da alternatica anterior estar correta. 

    valeu
  • Que grande bosta.


ID
275923
Banca
ESAF
Órgão
CVM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A globalização dos mercados financeiros facilita:

Alternativas
Comentários
  • Essa é um tipo de questão opinitiva, que deveria constar somente em discursivas e análises de casos. A d) e e) estão corretas. A globalização é o fenomeno de perda de capacidade dos Estados quanto aos seus instrumentos de política economica, gerando riscos e a percepção da necessidade de regulação.

ID
470425
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Acordo de Basileia de 1988, firmado no âmbito do BIS (Bank for International Settlements), teve como objetivo estabelecer

Alternativas
Comentários
  • O Comitê de Supervisão Bancária da Basiléia introduziu o Acordo de Capital em 1988, visando a internacionalização da atividade bancária. Já se passou mais de uma década quando ocorreram significativas mudanças no setor, em especial nas áreas de gerenciamento de risco, supervisão bancária e mercado financeiro.

    O novo acordo da Basileia, de janeiro de 2001, é mais complexo e extenso que o anterior, que tem o objetivo de dar maior solidez ao sistema financeiro no mundo.

    Ele se baseia em 3 pilares: Capital mínimo requerido (8%), que é um cálculo elaborado em função dos riscos de crédito, de mercado e operacional. Revisão do processo de supervisão - objetiva fiscalizar a adequação dos bancos em relação ao risco. Foca a importância de os bancos desenvolverem um gerenciamento de risco Disciplina de mercado - essa ideia está relacionado a uma maior transparência dos bancos.
  • Só lembrando que o capital mínimo adotado no Brasil é de 11% e não 8%
  • E as questões se repetem... 

     

    Ano: 2010 Banca: CESGRANRIO Órgão: Petrobras Prova: Economista

     

     a) promover o comércio internacional.

     b) regular prudencialmente os sistemas financeiros.

     c) aumentar a troca de informações sobre migração de pessoas entre os países signatários.

     d) incentivar os meios de transporte internacionais.

     e) reduzir o comércio internacional de armas.

  • Normas prudenciais para as instituições financeiras (Exigência de capital mínimo)


ID
564109
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Acordo de Basileia visa a estabelecer normas prudenciais internacionais para o sistema financeiro. Nesse sentido,

Alternativas

ID
872143
Banca
FCC
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O sistema financeiro avalia que certos países têm características que permitem sua análise em blocos. Um deles, o BRICS, é composto por Brasil,

Alternativas
Comentários
  • Quarta cúpula do BRICS

    A cúpula dos BRICS de 2012 foi a quarta versão do evento anual, uma conferência de relações internacionais à qual comparecem os chefes de estado dos cinco países-membros: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A cúpula aconteceu no hotel Taj Palace em Nova Déli, a 29 de março de 2012[2] e começou às 10:00 no horário oficial indiano. Foi a primeira vez que a Índia hospedou a cúpula dos BRICS. O tema do evento foi "A Parceria dos BRICS para a Estabilidade Global, Segurança e Prosperidade". A cúpula teve diversas discussões entre os chefes de estado sobre questões políticas, incluindo a economia global, o terrorismo e a segurança energética.

    Fonte  Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    Resposta Letra A
  • Fácil essa questão; Brasil, Russia, Índia, China, e África do Sul foi a última que entrou para o grupo em 14 de abril de 2011.
  • Lembrar também que a sigla consta em inglês: Brazil, Russia, India, China e South Africa = B.R.I.C.S e por isso é que a letra "S" encontra-se em evidência, ao invés da letra "A" para o país África do Sul.

  • Prezados colegas:

    O que poderia levar o candidato a erro é pensar que o S da sigla seria de Suécia, mas o pulo do gato é pensar que o S é de South Africa, ou seja, tem que pensar que lá fora o nome é citado em inglês! 

    Bons Estudos!

ID
1342984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à estrutura tributária brasileira, julgue o item subsecutivo.

O ICMS, por constituir-se em um imposto sobre o consumo, é cobrado no destino. Essa característica estimula a sua utilização como mecanismo de atração, pelos estados, de novos empreendimentos. Desse modo, cada unidade federada se torna responsável por políticas econômicas, assumindo todos os ônus resultantes dos incentivos fiscais concedidos.

Alternativas

ID
1344871
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das conjunturas internacional e nacional, julgue o  seguinte  item.

Em anúncio do tapering em 2013, o banco central norte- americano, Federal Reserve, informou publicamente as condições para conduzir a redução no ritmo da compra em larga escala de ativos financeiros

Alternativas

ID
1344874
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das conjunturas internacional e nacional, julgue o  seguinte  item.

O projeto econômico do governo chinês para os próximos anos é fundamentado na transição de uma economia direcionada ao consumo para uma economia direcionada ao investimento.

Alternativas

ID
1568434
Banca
FUNDATEC
Órgão
BRDE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em 2004, o Comitê de Basileia na Suíça estabeleceu o Segundo Acordo, também conhecido como Basileia II, onde definiu os Pilares de sustentabilidade do sistema financeiro mundial. Esses Pilares fazem referência a:


I. Capital Mínimo.


II. Supervisão Bancária.


III. Transparência.


IV. Conjuntura Econômica Mundial.


V. Comunicação.


VI. Ouvidoria.


VII. Spreads Bancários.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Capital Mínimo -> Pilar I – fortalecimento da estrutura de capitais das instituições; 
    Supervisão Bancária -> Pilar II – estímulo à adoção das melhores práticas de gestão de riscos, e; 
    Transparência-> Pilar III – redução da assimetria de informação e favorecimento da disciplina de mercado. 


    http://www.bb.com.br/portalbb/page51,136,3240,0,0,1,8.bb?codigoNoticia=6340&codigoMenu=0&codigoRet=5005&bread=8_1_4

ID
1812979
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação ao ciclo de projetos do Banco Mundial, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1812985
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca das regras, práticas e atividades de desembolso de recursos por parte do Banco Mundial, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1812988
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando os projetos do Banco Mundial, assinale a opção correta no que tange às práticas de avaliação e desembolso.

Alternativas
Comentários
  • Trazendo o conceito de uma resposta da colega Bruna costa gomes, em outra questão...

    23 de Outubro de 2018 às 00:23

    Contrato guarda-chuva: é um contrato que prevê apenas as condições gerais a serem seguidas pelas partes e que se aplicam a contratos assessórios prevendo as condições especiais. 


ID
1812991
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta relativa aos projetos financiados pelo Banco Mundial com recursos externos.

Alternativas

ID
1812994
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca dos financiamentos do Banco Mundial para a implementação de projetos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Provinha cascuda!


ID
1813000
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação aos métodos de desembolso, documentação de apoio, relatórios de controle e fiscalização do desembolso e fluxo de recursos do Banco Mundial para o mutuário, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1813003
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MME
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as orientações do Banco Mundial relativas à conta designada, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1814371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação à política econômica do governo Fernando Henrique Cardoso e às perspectivas de retomada do crescimento após a estabilização econômica, julgue o seguinte item.

A partir do início deste século, a política agressiva de aumento das reservas internacionais adotada pelo Banco Central brasileiro resultou na obtenção, pelo Brasil, do grau de investimento nas principais agências mundiais de avaliação de risco, na segunda metade da primeira década.

Alternativas

ID
1937428
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em relação à teoria de Administração Financeira, assinale a opção que apresenta o critério correto para a decisão de investimento, com base na taxa interna de retorno (TIR).

Alternativas

ID
2374465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere às relações comerciais e financeiras do Brasil com o resto do mundo, julgue o seguinte item.

A recente valorização do real frente ao dólar, com a melhora da percepção de risco do país, é benéfica para a indústria local, já que encarece as importações e torna mais competitivos os produtos brasileiros no exterior.

Alternativas
Comentários
  • Se trocar "valorização" por DESVALORIZAÇÃO fica tudo CERTO.


ID
2501641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

      Virtualmente, todos os grandes países estabeleceram um banco central como “emprestador de última instância” para reduzir a probabilidade de que uma falta de liquidez se torne uma crise de solvência. A prática levou à questão do papel de um “emprestador internacional de última instância” que pudesse auxiliar os países a estabilizar o valor das suas moedas e reduzir a probabilidade de sua forte desvalorização em consequência da falta de liquidez, que, por sua vez, poderia causar um grande número de falências.

Charles Kindleberger. Manias, pânicos e crises. 6.ª ed. São Paulo: Saraiva.

Tendo como referência inicial esse fragmento de texto, julgue (C ou E) o item a seguir, pertinentes às funções e competências de um banco central.


As funções do Federal Reserve System (FED) dos Estados Unidos da América incluem a de emprestador de última instância, utilizada para enfrentar danos causados por crises financeiras severas. Exercida pelo FED no enfrentamento da crise de 1929, essa função não foi adotada no trato da crise financeira de 2008, que, por isso, teve sua dimensão sistêmica ampliada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O FED é um banco central como qualquer outro. Ele é o banco do governo. Desse modo, é importante como emprestador. Quando precisa de liquidez, ele vai lá (de forma autônoma) e supre a demanda. Isso foi verificado, com certeza, na crise de 2008. Porém, o FED possui duas posturas nesse contexto. Ele é passivo frente à formação da bolha, porém, atuante para reverter os problemas gerados a partir do estouro da bolha. Então, houve atuação sim em 2008.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)

  • INVERTEU AS BOLAS

  • O FED é um banco central como qualquer outro. Ele é o banco do governo. Desse modo, é importante como emprestador. Quando precisa de liquidez, ele vai lá (de forma autônoma) e supre a demanda. Isso foi verificado, com certeza, na crise de 2008. Porém, o FED possui duas posturas nesse contexto. Ele é passivo frente à formação da bolha, porém, atuante para reverter os problemas gerados a partir do estouro da bolha. Então, houve atuação sim em 2008.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)


ID
2501656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as mudanças na arquitetura financeira internacional e a atuação do G20 como principal foro de cooperação financeira global, julgue (C ou E) o item que se segue.


O Arranjo Contingente de Reservas (CRA) e o Novo Banco de Desenvolvimento constituem passos importantes na criação de uma arquitetura financeira conjunta do BRICS. Com função similar à do Fundo Monetário Internacional, o CRA pretende complementar a rede global de proteção financeira, ajudando a prevenir pressões de curto prazo, reais ou potenciais, sobre o balanço de pagamentos dos países do grupo. Para isso, cada país contribuirá, inicialmente, com um quinto do total de recursos (US$ 100 bilhões) comprometidos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A participação não é a mesma no CRA para todos os países dos BRICS. Não faria sentido, se estamos trabalhando com economias que não possuem as mesmas capacidades.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)

  • ERRADO: A participação não é igualitária

     

    DECRETO 8.702/2016 : Promulga o Tratado para o Estabelecimento do Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS, de 15 de julho de 2014.

     

    Artigo 2 - Montante e Compromissos Individuais

     

    a. O total de recursos comprometidos inicialmente ao ACR será de cem bilhões de dólares dos Estados Unidos da América (US$ 100 bilhões), com os seguintes compromissos individuais:

     

    i.China – US$ 41 bilhões

    ii.Brasil – US$ 18 bilhões

    iii.Rússia – US$ 18 bilhões

    iv.Índia – US$ 18 bilhões

    v.África do Sul – US$ 5 bilhões

     

  • Obviamente errado. Acho que AS não teria nem divisas pra cobrir o fundo se fosse participação igualitária nas despesas do ACR.

  • cada país contribuir=ERRO.

  • Errado.

    Finalidades do CRA: (1) prover recursos temporários aos membros do BRICS que enfrentem pressões em seus balanços de pagamentos (necessidade de liquidez no curto prazo); (2) promover a estabilidade financeira internacional, na medida em que complementará a atual rede global de proteção financeira; (3) reforçar a confiança dos agentes econômicos e financeiros mundiais; (4)mitigar o risco de contágio de eventuais choques que possam afetar as economias do agrupamento.

    Aporte inicial:

    - O arranjo tem montante inicial de US$100 bilhões. [Brasil, Rússia e Índia: US$ 18 bilhões; China: US$ 41 bilhões; África do Sul: US$ 5 bilhões]

    - Os valores máximos de acesso são calculados com base em multiplicadores estabelecidos na negociação concluída e assinada oficialmente no Brasil, em 2014 [hoje equivalem a: Brasil, Rússia e Índia: US$ 18 bilhões; China: US$ 20,5 bilhões; África do Sul: US$ 10 bilhões]

    Fontes: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/conclusao-do-processo-de-ratificacao-do-tratado-para-o-estabelecimento-de-um-arranjo-contingente-de-reservas-dos-brics-cra-e-entrada-em-vigor-do-acordo

    https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/brics

  • A República Federativa do Brasil firmou o Tratado para o Estabelecimento do Arranjo Contingente de Reservas dos BRICS, em Fortaleza, em 15 de julho de 2014, entrando em vigor em 30 de julho de 2015.

    O ACR consiste em uma plataforma de apoio, por intermédio de instrumentos preventivo e de liquidez, em resposta a pressões de curto prazo, reais ou potenciais, sobre o balanço de pagamentos. Foi firmado entre a República Federativa do Brasil, a Federação da Rússia, a República da Índia, a República Popular da China e a República da África do Sul. As partes concordaram em estabelecer um Arranjo Contingente de Reservas autogerido para prevenir pressões de curto prazo no balanço de pagamentos, a fim de fornecer apoio mútuo e reforçar a estabilidade financeira.

    O total de recursos comprometidos inicialmente ao ACR será de 100 bilhões de dólares dos Estados Unidos da América, com os compromissos individuais distribuídos em US$ 41 bilhões para a China, US$ 18 bilhões para o Brasil, US$ 18 bilhões para a Rússia, US$ 18 bilhões e US$ 5 bilhões para a África do sul.


ID
2501659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as mudanças na arquitetura financeira internacional e a atuação do G20 como principal foro de cooperação financeira global, julgue (C ou E) o item que se segue.


A criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) liderado pela China circunscreve-se a contexto no qual o papel dos bancos de desenvolvimento voltou ao debate, seja por sua atuação anticíclica em momentos de crise, seja pela função que exercem como canalizadores de recursos (públicos e privados) para financiamento de projetos de longo prazo. Nessa direção, os mandatos do NDB e do AIIB vão ao encontro dos compromissos assumidos pelo G20 em 2016 com a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Trata-se apenas de um descritivo correto do que está ocorrendo em relação a essas estruturas. Fato. Como trabalham com fomento e ações diretas essas estruturas estão inseridas em um contexto de garantias de correções em épocas de baixo crescimento e estabilização em épocas de ampliação das incertezas.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)

  • Na economia, anticíclico é uma adjetivo que caracterizam as ações que visam impedir, conter ou minimizar os efeitos dos ciclos econômicos.

    Fonte: https://maisretorno.com/portal/termos/a/anticiclico

    Bons estudos.


ID
2501662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as mudanças na arquitetura financeira internacional e a atuação do G20 como principal foro de cooperação financeira global, julgue (C ou E) o item que se segue.


Em meio às turbulências da crise financeira global eclodida em 2008, a Cúpula do G20 emitiu declaração em 2009, na qual seus líderes se comprometeram com reformas na governança do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial. No primeiro, por meio de mudança na quota de participação no FMI de, no mínimo, 5% em favor dos mercados emergentes e países em desenvolvimento; no segundo, pela adoção de uma fórmula que refletisse o peso econômico dos países em desenvolvimento e que acarretasse o aumento de seu poder de voto em pelo menos 3%, neles incluídos os países em transição.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Os números estão corretos.

  • Não há o que discutir, boa parte das questões da Cespe são lotéria pura.

  • Eita só questões chibata

  • G20 decidira transferir pelo menos 5% dos direitos de voto para países emergentes como o Brasil e a Índia, cuja importância dentro do FMI está aquém de sua força econômica.

    Países em transição - emergindo de uma economia de comando de tipo socialista para uma economia baseada no mercado.


ID
2501665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as mudanças na arquitetura financeira internacional e a atuação do G20 como principal foro de cooperação financeira global, julgue (C ou E) o item que se segue.


Em várias reuniões do G20 foram apontadas falhas graves de regulamentação e supervisão, além dos riscos irresponsavelmente assumidos por parte de bancos e outras instituições financeiras, que acabaram criando fragilidades que contribuíram para o agravamento da crise econômica de 2008. Um ponto ausente nessas pautas foi a necessidade de reforma das agências de classificação de risco, pois elas têm subestimado os impactos que uma classificação equivocada de riscos podem provocar no mercado e nas economias sob suas análises.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Pelo contrário, depois de todos os problemas que as agências criaram durante a crise de 2008, houve maior densidade nas discussões acerca desse assunto nas reuniões do G20. Isso vem gerando maior arcabouço estrutural para a atuação desses agentes que mexem com expectativas de mercado.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)

  • Foi justamente uma das principais pautas.


ID
2501677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando os determinantes do crescimento econômico e a experiência recente do Brasil, julgue (C ou E) o item a seguir.


A redução da participação do setor industrial na economia brasileira nos últimos anos pode estar relacionada com a situação conhecida como doença holandesa, em que a abundância de recursos naturais ou o bom desempenho de commodities leva a uma valorização cambial, prejudicando a competitividade industrial.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    A “doença holandesa” é um movimento de mudança de eixo dinâmico que altera a estrutura de investimentos de um país de produção de valor mais elevado para outras mais básicas ou primárias. Isso ocorre, quando o cenário fica mais convidativo para que produções primárias (ligadas à exportação, na maior parte das vezes) sejam levadas a termo. Sem dúvida, valorização cambial e preço internacional são fatores importantes para essa mudança de eixo.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)

  • Valorização cambial nos últimos anos?? E desde quando valorização cambial favorece as exportações? Exportador gosta de moeda desvalorizada (US$1 / R$3,50).

    Cespe está de brincadeira.

  • Fabiano, a questão não fala que a valorização cambial favorece exportações.

    Com as exportações de commodities, mais dólares entram no Brasil e, teoricamente pelo menos, isso valoriza a moeda nacional. Com a moeda valorizada, os importados ficam mais baratos, o que prejudica a indústria nacional. É essa a relação descrita no modelo da doença holandesa (dutch disease) e que alguns especialistas apontam estar ocorrendo no Brasil (atente-se ao "pode estar" no enunciado da questão). 

  • Exato!

    A doença holandesa simplesmente é quando acontece o processo de desindustrialização ocasionado por uma exportação excessiva de um ou mais produtos básicos. O termo deriva de um processo que ocorreu em 1960 na Holanda, quando a descoberta de imensas reservas de gás fizeram com que a mão de obra da indústria se deslocasse para o setor gasoso, consequentemente houve um grande aumento nas exportações do produto, o que levou a desvalorização da moeda holandesa, com o fechamento grande parte de suas indústrias (indus. de tecidos praticam. desapareceram). No Brasil, essa característica é seguido à risca pela grande exportação de minérios (de ferro), produtos agrícolas (milho, soja). A nossa vizinha Venezuela é outro exemplo, os países do Oriente Médio também, por isso que é difícil de eles conseguirem industrializar muitas regiões.

    O fenômeno não acontece apenas para países subdesenvolvidos, a Austrália também é um exemplo, pois lá o grau de complexidade econômica (quanto maior o grau, maior é a industrialização de um país) apresenta índices muitos baixos, devido à grande exportação de alguns produtos básicos.


  • A doença holandesa simplesmente é quando acontece o processo de desindustrialização ocasionado por uma exportação excessiva de um ou mais produtos básicos. O termo deriva de um processo que ocorreu em 1960 na Holanda, quando a descoberta de imensas reservas de gás fizeram com que a mão de obra da indústria se deslocasse para o setor gasoso, consequentemente houve um grande aumento nas exportações do produto, o que levou a desvalorização da moeda holandesa, com o fechamento grande parte de suas indústrias (indus. de tecidos praticam. desapareceram). No Brasil, essa característica é seguido à risca pela grande exportação de minérios (de ferro), produtos agrícolas (milho, soja). A nossa vizinha Venezuela é outro exemplo, os países do Oriente Médio também, por isso que é difícil de eles conseguirem industrializar muitas regiões.

    O fenômeno não acontece apenas para países subdesenvolvidos, a Austrália também é um exemplo, pois lá o grau de complexidade econômica (quanto maior o grau, maior é a industrialização de um país) apresenta índices muitos baixos, devido à grande exportação de alguns produtos básicos.


ID
2501686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do comércio internacional, julgue (C ou E) o item que se segue.


A hipótese de tecnologia semelhante entre países, adotada pelo modelo tradicional de dotação relativa de fatores de Heckscher-Ohlin, não é compatível com um cenário em que a tecnologia seja considerada um bem público.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    O modelo neoclássico lida com dotações fixas de fatores e que o país irá produzir e exportar aquele bem que utilize mais do fator abundante em sua produção. Quando falamos de fatores de produção estamos falando de capital e trabalho. A tecnologia afeta ambos e pode ser vista como um bem público. Economias em que investimentos tornam a tecnologia acessível (como um bem público) sem que custos exorbitantes sejam gerados (ou seja, diminuindo a rivalidade e a exclusão ao acesso) catalisam os efeitos de especialização defendidos pelo modelo neoclássico. O que afetaria o modelo seria a alteração na dotação de fatores e não a qualidade da utilização dos mesmos.

    (Fonte: Prof. Marcello Bolzan, do IDEG)

  • O modelo econômico Heckscher- Ohlin, ou (H-O), foi desenvolvido pelos suecos Eli Heckscher e Bertil Ohlin, em 1970 e foram ganhadores do Prêmio Nobel de 1977.

    Esse modelo enfatiza a inter-relação entre dos fatores de produção em diferentes proporções em cada país e sua utilização na produção de bens diferentes. O ponto central do modelo, define que os países tendem a direcionar seus esforços para a produção dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes, ou seja, o país deve produzir aquilo que tem mais fatores abundantes para a produção.

    Exemplo: Um país "A" tem mais fatores abundantes para a produção de máquinas, já um país "B" tem mais fatores abundantes para a produção de alimentos, nesse caso, o país "A" deverá produzir mais máquinas e o país "B" deverá produzir mais alimentos. A abundância do produto o torna mais barato, e portanto, é vantajoso para o país dar ênfase a esse tipo de produto e se destacar no mercado internacional.

    O modelo Heckscher- Ohlin, diz que cada nação exportará a commodity intensiva em seu fator abundante de produção e importará aquela que exigir a utilização do seu fator escasso a qual apresenta, consequentemente, maior custo de produção doméstico.

    Fonte: Livro Economia Internacional - Teoria e Prática

  • É o contrário, o modelo de Heckscher-Ohlin tem como postulado o fato de que a tecnologia é a mesma para os países, ou seja, é um bem público internacional, com os agentes tendo livre acesso a ela.

  • Errado! É compatível sim.

    Aliás, ao dizermos que a tecnologia é considerada um bem público no Modelo de Heckscher-Ohlin, estamos justamente considerando que ambos os países podem ter livre acesso a ela, o que naturalmente implica que não há diferença tecnológica entre eles.

    Isso, por sua vez, implica em igual e constante produtividade dos fatores.

    Resposta: E


ID
2623432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do Sistema Financeiro Internacional.


No sistema monetário do padrão-ouro, como cada país é obrigado a manter fixo o preço de sua moeda em relação ao ouro, a adoção de uma política monetária expansionista para fazer frente a reduções da atividade econômica fica limitada pelo montante de reservas de ouro detido pelo país.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Exatamente como a questão aborda.

  • Fala pessoal! Tudo bem com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre padrão-ouro.

    Se há padrão-ouro, isso significa que o país vincula sua moeda ao ouro (como o que os EUA fez no acordo de Bretton Woods, onde ficou estabelecido que 1 dólar seria igual a aprox. 35g de ouro).

    No padrão-ouro, o país precisa manter a paridade entre sua moeda e ouro numa relação pré-estabelecida. Para isso, não pode haver excesso de sua moeda em relação ao ouro.

    Assim, se o país praticar uma política monetária expansionista, ele irá aumentar a quantidade de moeda em circulação. Mas, para manter o padrão-ouro, essa expansão monetária só poderá ir até o montante de ouro que o país possui. Se a expansão monetária for além disso, haverá excesso de moeda em relação ao ouro e aí o padrão-ouro será rompido.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Certo, não pode existir excesso de moeda desse país em relação à quantidade de ouro.


ID
2623435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do Sistema Financeiro Internacional.


O sistema de Bretton Woods estabeleceu a volta do padrão câmbio-ouro, instituindo o dólar americano como a única moeda obrigatoriamente conversível no metal, bem como deu origem ao Fundo Monetário Internacional, que tinha entre seus objetivos promover a estabilidade cambial e emprestar recursos para a correção de desequilíbrios nos balanços de pagamentos dos países membros.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Na Conferência de Bretton Woods foram criados o FMI, BIRD e a proposta de criação do OIC que seria para regular o comércio, administrar e coordenar aplicação de acordos e regras do comércio, como os EUA resistiu à sua criação, foi assinado o acordo temporário GATT.

    Em relação ao dólar, a partir de 69, o FMI passou a usar o DES (direito especial de saque). Os países, então, entregariam suas moedas domésticas e receberiam cotas do Fundo. O poder de voto no Fundo varia proporcional à cota. Isso significa que o padrão câmbio-ouro passaria a ser substituído pelo uso dos DES.

    Espero ter ajudado.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Comércio Exterior. 

    O sistema de Bretton Woods foi criado em 1944, quando a derrota da Alemanha nazista estava praticamente certa. Para formar o sistema, 45 nações se reuniram na cidade de Bretton Woods, nos EUA.

    O acordo definiu o dólar americano como padrão para transações internacionais, além de ter sido criado o lastro em ouro, também conhecido como "padrão-ouro", onde cada dólar valeria o equivalente a 35 gramas de ouro.

    Além disso, houve a criação de entidades internacionais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento.

    No caso do FMI,  sua missão é a de assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro global, por intermédio da promoção da cooperação monetária internacional, da estabilidade cambial e do crescimento econômico.

    O FMI também possui uma função muito importante relativa ao Balanço De pagamentos, pois, além de estabelecer a metodologia para a elaboração do BP, ainda empresta recursos aos países membros deficitários.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2623438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do Sistema Financeiro Internacional.


Uma das funções do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) consiste em prover mecanismos internacionais de conciliação e arbitragem com vistas à resolução extrajudicial de disputas relativas ao investimento de empresas estrangeiras nos países membros.

Alternativas
Comentários
  • O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é a instituição financeira internacional que apoia iniciativas em países latino-americanos para reduzir a pobreza e promover a equidade de modo a fomentar a integração regional e o desenvolvimento sustentável.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Comércio Exterior.

    Na verdade, o Banco Interamericano de Desenvolvimento é um banco! haha

    Ele foi criado em 1959 para ajudar a promover o desenvolvimento dos países das Américas, ajudando a reduzir a pobreza, financiando infraestrutura e etc. Para isso, ele realiza empréstimos aos países membros.

    O BID tem sua sede em Washington, EUA, e também tem projetos de integração comercial na região da América Latina e no Caribe. Ele tem 3 frentes de atuação: inclusão social e equidade, produtividade e inovação e integração econômica; além de e três temas transversais: igualdade de gênero, mudança climática e sustentabilidade do meio ambiente, e capacidade institucional do estado e estado de direito.

    O BID tem como prioridades a redução da desigualdade e a melhoria dos serviços públicos, incluindo a eficiência nos gastos das administrações. 

    Portanto, ele não tem como objetivo resolver disputas extrajudiciais.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Comércio Exterior

    Na verdade, o Banco Interamericano de Desenvolvimento é um banco! haha

    Ele foi criado em 1959 para ajudar a promover o desenvolvimento dos países das Américas, ajudando a reduzir a pobreza, financiando infraestrutura e etc. Para isso, ele realiza empréstimos aos países membros.

    O BID tem sua sede em Washington, EUA, e também tem projetos de integração comercial na região da América Latina e no Caribe. Ele tem 3 frentes de atuação: inclusão social e equidade, produtividade e inovação e integração econômica; além de e três temas transversais: igualdade de gênero, mudança climática e sustentabilidade do meio ambiente, e capacidade institucional do estado e estado de direito.

    O BID tem como prioridades a redução da desigualdade e a melhoria dos serviços públicos, incluindo a eficiência nos gastos das administrações. 

    Portanto, ele não tem como objetivo resolver disputas extrajudiciais.


    Gabarito: Errado.







ID
2623441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do Sistema Financeiro Internacional.


O Clube de Paris é um fórum permanente vinculado ao Fundo Monetário Internacional e dedica-se a buscar soluções coordenadas e sustentáveis para países com dificuldades em honrar suas obrigações creditícias junto a credores oficiais.

Alternativas
Comentários
  • O Clube de Paris é uma instituição informal cuja missão é ajudar financeiramente países com dificuldades econômicas. O primeiro encontro aconte eu em 1956, quando a Argentina concordou em reunir-se com seus credores em Paris. Atualmente ocorrem cerca de 10 a11 encontros por ano do clube. Fonte: Wikipedia
  • O item é Falso porque o Clube não é vinculado ao FMI. O restante seria verdadeiro.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Comércio Exterior. 

    O Clube de Paris é um grupo informal de países que se reúne com o objetivo de encontrar soluções coordenadas e sustentáveis para as dificuldades de recuperação de crédito frente a países devedores.

    Ou seja, se um país empresta dinheiro a um outro, e este outro tem dificuldade de pagar, o clube de Paris entra em ação para arrumar soluções que quite a dívida.

    Como é um grupo informal, o Clube de Paris não é um fórum vinculado ao FMI, razão pela qual a questão está errada.

    Vale lembrar que o Brasil entrou para o Clube em 2016, sendo o 22º membro do Clube.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • STJ entende que excepcionalmente pode haver litisconsórcio ativo necessário

    STJ > Doutrina


ID
2623444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do Sistema Financeiro Internacional.


A exigência de capital regulatório relacionado ao risco de perdas financeiras decorrentes de falhas ou inadequação de pessoas, processos ou sistemas foi incorporada ao chamado Acordo de Basileia, em seu pilar I, quando da divulgação de sua revisão, conhecida como Basileia II.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Sistema Financeiro Internacional. 

    O acordo de Basileia foi um acordo financeiro firmado em 1988, na cidade de Basileia na Suíça com o objetivo de criar exigências mínimas de capital para evitar que os bancos comerciais não incorressem no risco de crédito (basicamente, evitar risco de calote) e no risco de mercado (perdas derivadas de mudanças nos preços ou parâmetros de mercado: taxa de juros, preço das ações, taxa de câmbio, etc.).

    Em 2004, houve a assinatura do Acordo de Basileia II, que foi elaborado com base em 3 pilares: capital, supervisão e transparência.

    No caso do primeiro pilar (capital) foi mantida uma taxa mínima que os bancos deveriam tem a sua disposição para emprestar. Para calcular esta taxa, foram considerados três tipos de risco: o de crédito, o de mercado e acrescentado o risco operacional.

    O risco operacional são as perdas financeiras decorrentes de falhas ou inadequação de pessoas, processo ou sistemas.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Certo. O acordo de Basileia foi assinado na Suiça, na cidade de mesmo nome. O Objetivo era que os Bancos tivessem um capital próprio para intermediar transações financeiras e assim evitar o risco de calote. A revisão do acordo de Basileia, assinado no ano de 2004( acho) trouxe a exigência de capital regulatório contra perdas financeiras, exatamente como informado na questão.

  • O pilar I do acordo de Basiléia II trata justamente do risco operacional (risco decorrente de falhas ou fraudes). Foi o pilar que a questão abordou.

  • Pilar 1: critérios para o cálculo dos requerimentos mínimos de capital (riscos de crédito, mercado e operacional); 

    Pilar 2: princípios de supervisão para a revisão de processos internos de avaliação da adequação de capital, de forma a incentivar a aplicação, pelos próprios supervisionados, de melhores práticas de gerenciamento de riscos por meio do seu monitoramento e mitigação. 

    Pilar 3: incentivo à disciplina de mercado por meio de requerimentos de divulgação ampla de informações relacionadas aos riscos assumidos pelas instituições.

    Fonte: https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/recomendacoesbasileia


ID
2623447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item a seguir, a respeito do Sistema Financeiro Internacional.


O crescimento do mercado de depósitos bancários denominados em moedas que não a do país de origem da instituição depositária, chamadas de euromoedas, deve-se, entre outros aspectos, ao aumento do comércio internacional e às diferenças entre as regulamentações financeiras e tributárias entre os países.

Alternativas
Comentários
  • BRASIL...

  • “Eurocurrency is currency deposited by national governments or , outside of its home market. For example, it can be currency held in banks located outside of the country which issues the currency.” 

    It is important to note that the term eurocurrency applies to any  and to banks in any country. Having "euro" doesn't mean that the  has to involve European countries. For example, South Korean won deposited at a bank in South Africa, is considered eurocurrency. US dollars held in a UK bank, would also be considered eurocurrency. And Euros held in an Asian bank would be considered eurocurrency, too. However, in practice, European countries are often involved.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Sistema Financeiro Internacional. 

    Como cada país possui regulamentações financeiras e tributárias diferentes, é bastante custoso e burocrático realizar transferências de moedas externas em um país.

    As euromoedas surgiram para facilitar estas transações.

    As euromoedas são moedas depositadas em um país onde não é a moeda doméstica. Por exemplo, um depósito bancário em dólar aqui no Brasil. Caso seja necessária uma transação, bastaria apenas trocar a titularidade da conta bancária, transferido o "dono da conta".

    Assim, evita-se incorrer nas diversas burocracias existentes.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2668357
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere o texto a seguir.


Em um dia ruim para as bolsas emergentes, o Ibovespa foi o destaque negativo. E boa parte das perdas veio das ações da Petrobras, responsáveis por cerca de 30% da queda do índice (...). O Ibovespa caiu 1,3%, a 84.928 pontos, depois de tocar a mínima de 84.720 pontos. O giro financeiro foi forte, de R$ 9,6 bilhões (...). A queda da bolsa refletiu, em grande medida, o ambiente externo mais incerto. A preocupação crescente com a política protecionista do governo americano e com os efeitos potenciais sobre economias emergentes tem afetado os mercados de ações de modo geral.

Aguiar, V.; Pinto, L. Petrobras derruba Ibovespa em dia de perdas para emergentes. Valor Econômico, edição impressa de 16 mar. 2018.


De acordo com a matéria jornalística, a queda das bolsas dos países emergentes, no momento descrito, está relacionada fundamentalmente ao(à):

Alternativas
Comentários
  • Letra E


    "A preocupação crescente com a política protecionista do governo americano e com os efeitos potenciais sobre economias emergentes tem afetado os mercados de ações de modo geral."  = cenário de incerteza com respeito ao ambiente econômico internacional

    Bons estudos !

  • Essencialmente interpretativa

  • É uma questão de interpretação.

    o ambiente externo mais incerto. Essa afirmação está na questão.

    cenário de incerteza com respeito ao ambiente econômico internacional. Essa afirmação está na letra E. Correto a questão.

  • Essa questão deveria ser de Português.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre a bolsa de valores.

    Esta é uma questão de interpretação do que de Economia propriamente falando.

    Basicamente, a questão nos pede para identificar a CAUSA da queda das bolsas.

    Segundo o próprio texto nos diz, a queda da bolsa foi um reflexo do ambiente externo mais incerto. Dessa forma, como o mercado estava preocupado com a política protecionista dos EUA, isso elevou a incerteza, causando a queda da bolsa.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
2790856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

    Para atender às demandas de infraestrutura dos países recém-saídos da Segunda Guerra Mundial, foram criados o BIRD e seus bancos regionais para financiamentos de longo prazo de apoio a programas e projetos dos países em desenvolvimento. Em que pese o importante papel que essas instituições têm desempenhado desde então, os grandes bancos multilaterais ou regionais ainda são em pequeno número e seus volumes de empréstimos são limitados: o Banco Mundial e seus três bancos regionais emprestaram, em 2015, o montante de US$ 69 bilhões, frente a um déficit global estimado de investimentos para infraestrutura entre US$ 5 trilhões e US$ 7 trilhões anuais, incluindo de US$ 1 trilhão a US$ 1,5 trilhão só para os países em desenvolvimento.

The role of development banks in promoting growth and sustainable development in the south. UNCTAD, 2016 (com adaptações).

A partir do texto precedente, julgue (C ou E) o próximo item, relativo ao papel dos novos bancos regionais e multilaterais no financiamento ao desenvolvimento.


O Banco Asiático de Infraestrutura (AIIB), liderado pela China, entrou em operação em janeiro de 2016 com um capital autorizado de US$ 100 bilhões, e já conta com oitenta e sete países-membros. A despeito de ter como missão promover o investimento em infraestrutura e em outros setores produtivos na Ásia, o compromisso com seus objetivos impede que o AIIB atue de forma complementar em cooperação com outras instituições de desenvolvimento multilaterais e bilaterais.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

     

    O Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura é uma instituição financeira internacional proposta pela China. É considerado como uma alternativa ao Banco Mundial. Em 25 de dezembro de 2015, 17 países (Austrália, Áustria, Brunei, China, Coreia do Sul, Geórgia, Alemanha, Jordânia, Luxemburgo, Mongólia, Mianmar, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Paquistão, Singapura e Reino Unido) juntos segurando 50,1% dos depósitos iniciais de capital autorizado determinados no instrumento de ratificação do acordo, formalmente se tornando membros fundadores e desencadeado entrada em vigor do acordo. A Rússia aderiu mais tarde, trazendo a quantidade de Capital Autorizado dos membros do banco para 56,8%.

    (pt.wikipedia.org)

     

    The Asian Infrastructure Investment Bank (AIIB) is a multilateral development bank that aims to support the building of infrastructure in the Asia-Pacific region. The bank currently has 86 member states from around the world. The bank started operation after the agreement entered into force on 25 December 2015, after ratifications were received from 10 member states holding a total number of 50% of the initial subscriptions of the Authorized Capital Stock. The United Nations has addressed the launch of AIIB as having potential for "scaling up financing for sustainable development" and to improve the global economic governance. The starting capital of the bank was $100 billion, equivalent to ​2⁄3 of the capital of the Asian Development Bank and about half that of the World Bank.

    (en.wikipedia.org)

  • ERRADO!

    O Banco Asiático de Infraestrutura (AIIB) tem como um dos seus objetivos a atuação de forma complementar em cooperação com outras instituições de desenvolvimento multilaterais e bilaterais.

    "O Acordo Constitutivo do Banco de Investimentos e Infraestrutura da Ásia – AIIB foi assinado pelo Brasil, juntamente com 49 outros países, em 29 de junho de 2015. Desse modo, o País será considerado um dos membros fundadores do Banco. Todos os membros dos BRICS serão fundadores do AIIB (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), assim como parceiros extrarregionais, como Reino Unido, França, Alemanha, Itália, e Austrália."

    http://www.fazenda.gov.br/assuntos/atuacao-internacional/cooperacao-internacional/banco-asiatico-de-investimentos-em-infraestrutura

    Notícia de 28/01/2019: "O Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1158/18 permite ao Brasil ratificar sua participação como membro-fundador do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (BAII). Com sede em Pequim, na China, o BAII começou a operar em janeiro de 2016 e atualmente conta com 70 membros efetivos e 23 membros em potencial.

    (...)

    De maneira semelhante aos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) – grupo político de cooperação –, o BAII funciona como mecanismo complementar à atuação de outros bancos multilaterais, regionais e nacionais de desenvolvimento, a fim de atender à crescente demanda por investimentos em infraestrutura em economias em desenvolvimento.

    O BAII mantém parceria com outras instituições, como o Banco Mundial, o Banco de Desenvolvimento da Ásia, o Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento e o Banco Europeu de Desenvolvimento.

    Em outubro de 2016, o Brasil manifestou vontade de subscrever ações do capital do banco, mas limitações fiscais do governo o obrigaram a reavaliar a participação brasileira. O número inicial de ações subscritas foi reduzido de 31.810 ações (3,18 bilhões de dólares) para 50 ações (5 milhões de dólares).

    Recentemente, o Brasil informou ao BAII que não poderia concluir o processo de ratificação – que envolve a aprovação do acordo pelo Congresso Nacional – até 31 de dezembro de 2017, data inicialmente acordada. Entretanto, reafirmou a intenção de tornar-se membro-fundador do banco. O Brasil pede a prorrogação do prazo para a ratificação do acordo constitutivo do BAII até 30 de junho de 2019.

    O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para análise do Plenário. O texto teve origem em mensagem (MSC 103/18) encaminhada pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional".

    https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/570808-PROJETO-RATIFICA-PARTICIPACAO-DO-BRASIL-NO-BANCO-ASIATICO-DE-INVESTIMENTO-EM-INFRAESTRUTURA.html

  • Obs.: o TPS/2017 também tratou sobre o AIIB e a resposta à assertiva está correta:

    "A criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) e do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB) liderado pela China circunscreve-se a contexto no qual o papel dos bancos de desenvolvimento voltou ao debate, seja por sua atuação anticíclica em momentos de crise, seja pela função que exercem como canalizadores de recursos (públicos e privados) para financiamento de projetos de longo prazo. Nessa direção, os mandatos do NDB e do AIIB vão ao encontro dos compromissos assumidos pelo G20 em 2016 com a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável."


ID
2837521
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Apex-Brasil atua em duas frentes diferentes com relação à atração de investimentos; uma delas é o investimento estrangeiro direto (IED) produtivo, que engloba a (o)

Alternativas

ID
2837659
Banca
IADES
Órgão
APEX Brasil
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo definição do Fundo Monetário Internacional (FMI), “balanço de pagamentos é o registro sistemático de todas as transações econômicas realizadas entre os residentes em um determinado país e os residentes no resto do mundo, durante certo período, geralmente de um ano”.


Acerca do exposto, é correto afirmar que uma das finalidades do balanço de pagamentos é

Alternativas

ID
2940109
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A âncora cambial oferece a gravitação da taxa de inflação no exterior. Há uma forma mais restrita de ancoragem cambial em que, diferente de outros regimes que combinam conversibilidade cambial e taxas de câmbio rígidas ou administradas, a credibilidade do compromisso de conversibilidade a taxas fixas é buscada com a manutenção de reservas externas, em geral em volume acima do valor correspondente de moeda em circulação. Esse tipo de ancoragem cambial denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Crawling peg: a taxa de câmbio nominal é reajustada periodicamente segundo algum indicador externo, em geral, inflação externa e interna. O objetivo é manter a taxa real de câmbio em níveis constantes, mantendo a competitividade externa da produção doméstica.

    Target zone ou bandas cambiais: A taxa de câmbio pode variar dentro de um limite pré-estabelecido pela autoridade monetária. É determinado uma taxa de câmbio fixa que determina o ponto central da banda, além de uma amplitude, que é a variação acima ou abaixo do ponto central pela qual o Banco Central não irá intervir no mercado. Nesse sistema, fica determinado que o ponto central e a amplitude são irreajustáveis.

    Currency Board: O conselho da moeda é uma entidade responsável por definir uma regra doméstica de emissão de moeda, cujo valor é fixado em termos de uma moeda estrangeira. Isso significa que, a emissão de moeda só pode ser realizada mediante equivalente aquisição de moeda estrangeira segundo o padrão pré-estabelecido.


ID
3394150
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da temática "Organismos Financeiros Internacionais", julgue o item a seguir.


A partir de 2001, aprofundou-se a crítica sobre o papel do FMI e do Banco Mundial, diante dos superávits em conta corrente e dos significativos volumes de reservas internacionais acumulados por algumas economias em desenvolvimento, como forma de blindagem contra as instabilidades sistêmicas.

Alternativas

ID
3394153
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da temática "Organismos Financeiros Internacionais", julgue o item a seguir.


O FMI, fundado em 1945, tem como principais funções promover o desenvolvimento sustentável das economias de países em desenvolvimento e contribuir para a redução da pobreza.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Tem função de conceder empréstimos para países tanto desenvolvidos quanto sub.


ID
3394156
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da temática "Organismos Financeiros Internacionais", julgue o item a seguir.


A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) é uma instituição afiliada ao BID, estabelecida em 1984, com o fim de promover o desenvolvimento econômico da África por meio de investimentos de capital, empréstimos e serviços de consultoria a empresas privadas de pequeno e médio porte da região.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    A Corporação Interamericana de Investimentos (CII) é uma organização multilateral. Iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico de seus países membros da América Latina e do Caribe, mediante o financiamento de empresas privadas.

    A CII leva a cabo sua missão mediante a concessão de finan- ciamento a projetos sob a forma de empréstimos diretos e investi- mentos de capital, linhas de crédito para intermediários financeiros locais e investimentos em fundos de investimento locais e regionais. Os principais clientes da CII são empresas pequenas e médias, em especial aquelas que encontram dificuldade para obter financiamento de outras fontes em termos razoáveis.

    Disponível em: <https://www.idbinvest.org/en/download/2944>


ID
3394159
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Dentro da temática "Organismos Financeiros Internacionais", julgue o item a seguir.


No âmbito da OMC, o Banco Central do Brasil atua nos temas referentes ao comércio de serviços financeiros que estão inseridos no Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS).

Alternativas

ID
3700528
Banca
NC-UFPR
Órgão
COPEL
Ano
2015
Disciplina
Economia
Assuntos

Os American Depositary Receipts, conhecidos também por ADRs, são: 

Alternativas

ID
4934497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção correta em relação ao sistema financeiro internacional (SFI).

Alternativas

ID
5044279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CODEVASF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando a importância dos organismos internacionais para as relações comerciais e econômicas, julgue o próximo item.

As deliberações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) não possuem força de lei.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    A OCDE é organzação internacional que foi criada em 1948 como OCEE (como a Organização para a Cooperação Econômica Europeia), visando, em princípio, administrar os recursos enviados pelos EUA à Europa pelo Plano Marshall. Sua transformação em OCDE se deu a partir de 1961, quando contou com a adesão americana e do Canadá e passou a se voltar à normatização de práticas reputadas “favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento econômico”.

    A OCDE foi se expandindo com o passar das décadas, tanto no alcance de seus marcos regulatórios quanto na acessão de novos membros, inclusive do terceiro mundo (México, Chile e, mais recentemente, em 2020, a Colômbia; a Costa Rica deve ser a próxima latina). Em linhas gerais, suas decisões, tomadas por consenso, são meramente recomendatórias aos Estados-Parte do Tratado de Paris, seu instrumento fundador, tomando corpo de "soft law".

    Segundo o Itamaraty, "A OCDE busca coordenar definições, medidas e conceitos, o que contribuiria para a comparação entre países que enfrentam problemas similares. Ademais de fomentar a formação de enfoques comuns para políticas públicas, essas características permitem à OCDE tratar de temas controversos, de definição difícil em organismos de vocação universal, como as Nações Unidas e na OMC".

    Fonte: http://antigo.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/diplomacia-economica-comercial-e-financeira/15584-o-brasil-e-a-ocde

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre os organismos internacionais. 


    A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é uma organização econômica intergovernamental, fundada em 1961 para estimular o progresso econômico e o comércio mundial.

    Suas deliberações sÃo orientações aos países do mundo, mas não possuem força de lei, pois apenas os Poderes Legislativos dos respectivos países democráticos é que emitem normas cogentes. 

    Gabarito do Professor: CERTO.