SóProvas


ID
1506766
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Sobre o Decreto nº 1.171/1994, é VEDADO ao servidor público:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    XV - E vedado ao servidor público;

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;


    XV - E vedado ao servidor público;


    a) e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;


    b) f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; (Erro da alternativa: Não)


    c) l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;


    e) o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;

  • a) ERRADA. Anexo, secção XV, e) DEIXAR de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.


    b) ERRADA. Anexo, secção XV, f) PERMITIR que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores.


    c) ERRADA. Anexo, secção III, l) retirar da repartição pública, SEM ESTAR LEGALMENTE AUTORIZADO, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público.


    d) CERTA. Anexo, secção III, g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.


    e) ERRADA. Anexo, secção III, o) dar seu concurso a qualquer instituição que atente CONTRA a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana.

  • Quase que eu caio com as palavras atente e a favor da letra E.

  • Esse questão está errada, o gabarito é a D, mas a falta do final da frase do decreto faz toda a diferença no entendimento. Claro que o servidor e sua família pode receber vantagens, só não pode de forma errada.
  • ta escrito exatamente assim na lei

  • QUESTÃO ESTA MAL ESCRITA. GABARITO LETRA D.

  • É vedado não permitir... a banca quer pegar o candidato de qualquer maneira.

  • Letra C - é vedado retirar estando legamente autorizado ? - onde está o erro ?

    Concordo com a D, mas está incompleta também.

     

    e agora ?

  • A princípio pensei que todas as opções fossem vedadas. Banca cruel! :(

  • Rafael Jesus, o erro é que se foi legalmente autorizado pela chefia não há vedação, é uma exceção. ;)

     

    DECRETO 1171/94 , ALÍNEAS:

     

    A) "e) deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister;"

     

    B) "f) permitir que perseguições, simpatias, antipatias, caprichos, paixões ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o público, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores;"

     

    C) "l) retirar da repartição pública, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimônio público;"

     

    D) gabarito

     

    E) "o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana;"

     

    TREINO DURO, JOGO FÁCIL! AVANTE...

  • Letra D.


  • A) O erro da questão é dizer que é vedado usar dos avanços tecnológicos, mas não é vedado. O servidor DEVE usar desses avanços para dar um "up" em suas tarefas/função.

    B) O erro da questão é dizer que é vedado "não permitir" perseguição, etc. Mas é vedado SIM PERMITIR. O erro está na palavra "não".

    C) O erro da questão é dizer que mesmo "legalmente autorizado", é vedado. Mas se o servidor for autorizado, ele pode SIM levar. Está no decreto.

    D) Gabarito (Certo). Obs: A banca não colocou todo dispositivo da alínea, mas ainda sim a parte que foi colocada está correta. A banca não é obrigada colocar todo o dispositivo até o final, não.

    O erro da letra "E" está na palavra:"favor", no Decreto diz:"contra a moral...". A banca troca a palavra "contra" por "a favor", que muda totalmente o sentido.