SóProvas


ID
150679
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise da evolução histórica da economia brasileira é essencial não apenas para a compreensão dos fenômenos cotidianos que a atingem, mas também, e sobretudo, para a percepção de suas vulnerabilidades. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O acúmulo de saldos positivos na balança comercial brasileira, no início dos anos 40 do século passado, resultante da situação criada pela Segunda Guerra Mundial, foi essencial para o processo de industrialização brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Embora a balança comercial tenha apresentado saldos positivos nos primeiros anos da década de 1940, isto não foi um fattor determinante para a industrialização, embora tenha contribuido para a retomada dos compromissos com a dívida que haviam sido interrompidos anteriomente em cumprimento ao modelo aranha.

  • A queda drástica das importações ocorrida durante a II GM e o incremento das exportações causaram um aumento substancial das reservas cambiais do país, de US$ 71 mi antes do início da guerra para US$ 708 mi em 1945. Em fevereiro desse ano, o governo criou um regime cambial sem restrições, exceto por algumas limitações quanto à remessa de lucros. As importações não sofreram restrições quantitativas, e a moeda estrangeira estava livremente disponível para a maioria das transações de capital.  O câmbio não mudou até 1953, enquanto os preços aumentaram 285% de 45 a 53. Essa supervalorização tem várias causas, como, por exemplo, formuladores de política econômica ansiosos por gastar as reservas cambiais acumuladas durante a guerra a fim de atender à demanda reprimida por importações. Em segundo, como a inflação era uma preocupação primordial, foi considerada justificada a existência de um déficit no BP financiado por reservas cambiais passadas a fim de manter os preços baixos. 
    O impulso de industrialização ocorrido depois da IIGM foi, inicialmente, consequência das medidas adotadas para enfrentar as dificuldades o BP. Essa medidas só se gradualmente se tornaram instrumentos conscientes para a criação de um complexo industrial, principalmente na década de 1950. O controle do câmbio foi uma das ferramentas básicas para a industrialização do país.
  • É sútil. A questão não está correta porque a Segunda Guerra mundial não foi essencial para o processo de industrialização brasileiro. Lembre-se que o modelo de industrialização do país foi com base no processso de substituição de impostações. Cabe ressalatar que este processo foi calcado em protecionismo com base, principalmente:
    (i) proteção comercial;
    (ii) incentivo governamental.
  • Ademais, o prcesso de industrialização brasileira ocorreu essencialmente
    nos anos 30.
  • RESOLUÇÃO:

    De fato, a balança comercial brasileira foi superavitária na maior parte dos anos 1940.

    Ocorre que estes superávits não foram suficientes para gerar saldos positivos significativos no balanço de

    pagamentos durante o período.

    O processo de industrialização brasileiro se deu muito em virtude do estrangulamento externo da economia

    brasileira.

    Ou seja, como havia uma reduzida capacidade de importar desde a grande depressão, o processo de

    substituição de importações surgiu como uma alternativa e, ao mesmo tempo, uma necessidade à economia

    brasileira.

    O movimento, aos poucos, claro, foi de passarmos a produzir internamente aquilo que antes importávamos,

    e neste sentido, a balança comercial atuava muito mais como um limitador do que como algo propulsor para o

    processo de industrialização brasileiro.

    Resposta: E