SóProvas


ID
150682
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise da evolução histórica da economia brasileira é essencial não apenas para a compreensão dos fenômenos cotidianos que a atingem, mas também, e sobretudo, para a percepção de suas vulnerabilidades. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O período compreendido entre 1968 e 1973, ficou conhecido como o do "milagre brasileiro" por causa das altas taxas de crescimento econômico combinadas com índices de inflação relativamente baixos, que vigoravam à época.

Alternativas
Comentários
  • 1968 – 1974 - O Milagre Econômico - Na gestão Costa e Silva e Médice – Período de Ditadura Militar – Melhor desempenho da História.  O Brasil cresceu a uma taxa de 11% ao ano durante 6 anos com INFLAÇÃO BAIXA e EQUILÍBRIO NO SETOR EXTERNO.

    Desvantagem / Crítica – Elevada concentração de Renda . A renda dos trabalhadores qualificados cresceu mais que a renda dos trabalhadores não qualificados.

    * Com o objetivo de controlar a inflação o Governo impôs um rigoroso controle dos aumentos salariais e reprimia violentamente as manifestações de trabalhadores.

    * Gerou um desequilíbrio entre os diferentes setores da indústria.  A produção dos setores de BENS DURÁVEIS, crescia a um ritmo mais acelerado que nos setores de bens de capital(máquinas e equipamentos). Com o passar do tempo, esse desequilíbrio inter-setorial iria gerar um problema de dependência externa.

  • A taxa de inflação variou entre 15 e 25%, com estabilidade. 
  • RESOLUÇÃO:

    Perfeito!

    Essa é a síntese do período que entrou para história como Milagre Econômico: um crescimento do PIB

    altíssimo (superior a 11% em média) e uma redução da inflação. Para a época, uma inflação de 20% ao ano em

    média era bem aceitável, especialmente quando se olha para os anos anteriores.

    Resposta: C