SóProvas


ID
1506844
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Os padrões de projeto tornam mais fácil reutilizar projetos e arquiteturas bem sucedidas. Atualmente existem diversos padrões de projetos conforme abaixo:

I. Fornece uma interface para a criação de famílias de objetos relacionados ou dependentes sem especificar suas classes concretas.

II. Converte a interface de uma classe em outra interface esperada pelos clientes permitindo que certas classes trabalhem em conjunto, pois de outra forma, seria impossível por causa de suas interfaces incompatíveis.

III. Fornece uma maneira de acessar sequencialmente os elementos de uma agregação de objetos sem expor sua representação subjacente.

Os padrões de projeto apresentados em I, II e III são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Iterator -> acessar os elementos em um loop por exemplo

    Adapter -> transforma uma interface nada amigável em uma amigável

    Factory -> criação

     

    https://brizeno.wordpress.com/padroes/

  • Abstract Factory-padrão de criação (palavras chaves:familia de objeto) 

    Adapter  padrão Estrutal (palavras chaves: Interfaces incompatives)

    Iterator.padrão Comportamental(palavras chaves: agregado / percorre)

  • Prezados,

    Vamos analisar os itens.

    O item I se refere ao Abstract factory , o termo chave para identificarmos esse padrão é a criação de famílias de objetos.
    O item II se refere ao Adapter, que converte ( adapta ) , uma interface em outra.
    O item III se refere ao Iterator, que permite o acesso sequencial.

    Portanto a alternativa correta é a letra B

  • b-

    abstract factory - vem de fabricar objetos. é um padrao de facilita instancias das classes.

    adapter - vem de adaptar as interfaces.

    iterator - vem de iterativo, que significa acessar em sequencia, como em um for loop para array.